SEO. Conheça essa estratégia do marketing digital

1

Quem trabalha com marketing digital certamente já ouviu falar do SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca). De fato, essa estratégia tornou-se muito popular, diante da importância dos buscadores nos dias de hoje.

O grande objetivo do SEO é melhorar a classificação da sua página nos mecanismos de busca, principalmente o Google. 

Nesse sentido, quando um usuário escreve “ltcat construção civil”, por exemplo, é possível visualizar vários resultados nas SERPs (redes de pesquisa).

Em geral, temos a tendência de clicar logo nos primeiros resultados, já que consideramos que são sites com maior credibilidade. Por esse motivo, ter uma boa classificação é fundamental para alcançar sucesso com o marketing online.

Ao longo deste artigo, vamos tratar mais sobre o SEO. Continue a leitura e conheça essa estratégia de marketing digital para a sua empresa!

O que é SEO?

O SEO é uma estratégia de otimização das páginas para os mecanismos de busca. Por conta disso, o método não envolve somente uma iniciativa, mas o conjunto de várias técnicas que podem melhorar a classificação do seu site.

Além disso, o SEO leva em consideração os fatores de rankeamento do próprio Google, isto é, os algoritmos que o buscador utiliza para classificar as páginas.

Hoje em dia, essa otimização é uma grande aliada do marketing digital. Até porque é possível encontrar praticamente tudo no Google, basta digitar “fita antiderrapante para escada 3m”, por exemplo, e já se deparar com inúmeros resultados.

Mas qual a vantagem do SEO para empresas?

Não dá para falar de internet e simplesmente esquecer o Google. Atualmente, o buscador é considerado o gigante do mundo virtual, processando inúmeras pesquisas a todo instante.

Sendo assim, ter uma boa classificação é a chance de destacar a sua marca no mercado online, fazendo com que o seu conteúdo seja conhecido por um grande número de usuários e a sua empresa consiga ampliar as chances de vendas.

No entanto, há muitas outras vantagens do SEO para empresas. A seguir, conheça algumas delas.

Maior tráfego para o seu site

Dentro do funil de vendas, que é a representação da jornada de compra do consumidor, a primeira etapa consiste em atrair usuários para o seu conteúdo (tráfego orgânico). O SEO pode ajudar muito nisso, justamente porque melhora a classificação do site no Google.

Afinal de contas, quanto melhor posicionada é a sua página, maiores são as chances de receber visitantes. Ou seja, as ações de SEO contribuem para apoiar a sua estratégia de venda, não só de marketing.

Pense por um instante: ao pesquisar por capa para violão folk, por exemplo, você vai clicar no último resultado ou no primeiro? Provavelmente, no primeiro. Essa é a lógica de outros usuários, daí o porquê do crescimento dos visitantes.

Maior autoridade da marca

O SEO é uma estratégia para atração de tráfego orgânico, isto é, não pago. Sendo assim, os resultados são a longo prazo, mas as vantagens para a empresa são muito maiores em comparação com o patrocinado.

Quando uma empresa aparece logo nas primeiras posições de resultados orgânicos, o usuário vê o seu conteúdo com mais credibilidade. Inclusive, muitas pessoas nem clicam nos anúncios, pois não têm confiança no conteúdo patrocinado.

Isso não quer dizer que uma campanha no Google Ads não tenha bons resultados, mas que o SEO é mais efetivo na construção de uma autoridade da marca.

Por esse motivo, ao procurar por uma automação industrial empresas, o usuário verá os primeiros conteúdos como mais confiáveis, o que ajuda a construir a reputação da sua empresa no mercado.

Aumenta as taxas de conversão

Quanto maior é o número de visitantes na sua página, maiores são as chances de conversão em leads (potenciais clientes). Consequentemente, a sua empresa tem a oportunidade de aumentar o número de vendas dos produtos ou serviços.

Inclusive, dependendo de como você aplicou o SEO, é possível atrair tráfego qualificado, isto é, visitantes que já estão interessados no seu conteúdo, devido a segmentação do material, como é o caso da busca específica com uma localidade.

6 estratégias de SEO para aplicar na sua página

Diante de todas as vantagens mencionadas acima, dá para entender o porquê a estratégia de SEO tornou-se tão famosa dentro do marketing digital. Muito mais do que uma campanha de divulgação, a otimização também contribui com as vendas.

Por isso, um e-commerce que deseja melhorar as vendas de um brinquedo estimulação sensorial, por exemplo, pode aplicar o SEO para ter excelentes resultados.

No entanto, quem está começando agora no marketing pode ter algumas dúvidas de como aplicá-lo na sua página. Por isso, separamos algumas ações que podem ajudar nessa otimização. Confira!

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um grande aliado do SEO, até porque a informação é a grande moeda de troca da internet.

Hoje em dia, quando alguém busca por serviço de frete e transporte de pequenas cargas, a intenção não é apenas conseguir um conteúdo publicitário, mas sim, buscar por informações concretas acerca da atividade.

No entanto, na produção de conteúdo, é fundamental ter alguns cuidados, como:

  • Não duplicar ou plagiar conteúdo;
  • Focar em informações verdadeiras e diferenciadas;
  • Direcionar o material para o público;
  • Criar conteúdo escaneável (fácil de ler).

O conteúdo também deve ser criado especialmente pela internet. Por isso, é importante usar títulos, bullet points, negrito, entre outros.

2 – Palavras-chave

As palavras-chave são protagonistas do SEO. A partir delas, o Google irá indexar as páginas e fazer a classificação nos resultados de pesquisa.

De modo resumido, as palavras-chave nada mais são que os termos mais pesquisados pelos usuários. Por isso, é importante saber como identificá-las e usá-las corretamente dentro do seu conteúdo.

Sendo assim, se a palavra-chave principal é “sala de reunião pequena”, por exemplo, é interessante criar um conteúdo voltado para esse termo e repeti-lo de modo natural, não forçado, para que a experiência de leitura do usuário seja positiva.

3 – Link building

O link building é uma estratégia voltada ao relacionamento da sua página com o restante da web. Por esse motivo, a técnica consiste na menção e hiperlinkagem de outros sites no seu conteúdo, e vice-versa.

Hoje em dia, o link building é uma das estratégias que mais conta para a indexação no Google e, por esse motivo, deve ser bastante trabalhada como parte da otimização.

Quanto mais menções e hiperlinks o seu conteúdo receber, o Google vê a sua página com mais credibilidade. Por isso, é importante criar um material diferenciado para que você mereça ser citado.

4 – Responsividade

A responsividade também é um dos elementos que conta bastante com o SEO. Atualmente, quando alguém pesquisa por “pirulito de chocolate personalizado”, há grandes chances que essa busca seja feita pelos celulares ou smartphones.

Sendo assim, é importante ter um site responsivo ou mobile friendly. Inclusive, o Google já classifica melhor as páginas que são programadas para navegar em diferentes tipos de telas.

Vale dizer que o carregamento do site também é um fator importante de rankeamento. Pesquisas apontam que uma demora de mais de 3 segundos é suficiente para fazer com que os usuários desistam do seu conteúdo.

5 – Guest post

Os guest post são os famosos “artigos de convidados”. Esses conteúdos são capazes de melhorar consideravelmente o SEO, já que eles trazem um conteúdo rico, informativo, e é produzido por especialistas, fora a capacidade de aplicar o link building.

Para quem deseja melhorar a otimização, a troca de artigos pode ser uma ótima estratégia. No entanto, é importante manter o padrão de qualidade, para que os usuários se interessem pela leitura do material.

6 – Imagens

Muitas pessoas acreditam que o uso de imagens não faz nenhuma diferença no SEO, visto que os algoritmos do Google leem apenas códigos ou textos. No entanto, é fundamental considerar a experiência do usuário – que é muito melhor com o uso de recursos imagéticos.

As imagens são capazes de ilustrar o conteúdo, além de quebrar o excesso de texto. Como consequência, o usuário tem uma leitura mais prazerosa e dinâmica.

Isso vale não só para imagens, mas para outros elementos, como vídeos, infográficos, ilustrações, entre outros.

Conclusão

O SEO é uma das estratégias mais conhecidas no marketing digital. Isso deve-se à própria popularidade dos mecanismos de busca, especialmente o Google, que são usados para vários tipos de pesquisa na internet.

O artigo de hoje trouxe algumas das principais características do SEO, as vantagens da estratégia e como aplicá-la na sua página. 

Dessa forma, é possível alcançar ótimos resultados, incluindo aumento do tráfego orgânico e, até mesmo, maiores chances de venda.

Ou seja, muito mais do que uma estratégia de marketing digital, o SEO também surge como uma iniciativa de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

1 COMENTÁRIO

  1. Gostei das postagens e salvei seu link aqui nos Favoritos!
    Quero te convidar para conhecer meu blog também…
    Pesquisa no google por ‘TrafegoPago . Blog . Br’ (tudo
    junto) lá eu posto várias dicas sobre Marketing Digital. E
    com certeza você poderá conseguir centenas de novos
    visitantes reais seguindo nossas orientações! E se eu puder
    te ajudar de alguma outra forma adicional, entra em
    contato comigo pelo email.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui