Sete benefícios da mentoria para a sua carreira

0
Carreira Profissional

Por Claudio Brito

Mentoria é quando você tem alguém mais experiente, ajudando outra pessoa, que não tem tanta bagagem, a evoluir ou atingir um determinado objetivo. Separei sete benefícios dessa poderosa ferramenta que podem ser úteis para a construção da sua carreira.

Imagine que a ideia é montar um negócio. Se esse empreendedor contar com a ajuda de um mentor, certamente vai conseguir encontrar o pulo do gato daquela atividade mais rápido, caso estivesse sozinho nessa nova caminhada.

Outro ponto interessante é que você pode ter um lucro, ou uma economia maior, com a ajuda de um especialista. Basta parar para pensar:  ora se você vai atingir determinado objetivo de uma forma mais rápida, obviamente o teu lucro vai ser maior.

Caso você vá vender pela internet, e passa a contar com a ajuda de quem exerce essa atividade há anos, a chance de gastar menos energia para chegar mais rápido ao resultado esperado aumenta de forma exponencial, diferente se optar por fazer tudo sozinho.

A mentoria também permite ao profissional, ou empreendedor, ser mais assertivo. E o que quer dizer isso? A resposta é que você vai deixar de fazer coisas que não vão te dar retorno. Por exemplo, eu sou mentor de marketing digital e eu vejo pessoas comumente gastando muito tempo e produzindo conteúdo sem conexão com suas atividades, ou exagerando na quantidade de postagens e stories com o intuito de alcançar engajamento do público. Apesar de ser importante, é preciso que seja dosado entre a tarefa de vender e oferecer produto. Então, se eu fizer essa mentoria, certamente vou indicar caminhos para que essa jornada seja mais assertiva, indicando para que seja produzido menos conteúdo gratuito, dedicando mais foco e energia para as vendas

O mentor consegue ver o problema ou objetivo por outra perspectiva. Se você vai ter a ajuda de um mentor, de alguém mais experiente, é muito provável que ele te dê uma outra versão, do mesmo ponto que você está olhando. Só que de forma mais ampla, e de alguém mais experiente.

Todo esse processo vai permitir que você tenha mais clareza sobre o estado atual e aquele que deseja alcançar porque o mentor vai olhar o teu negócio ou a tua carreira e ninguém melhor do que ele para te mostrar a realidade destes dois cenários, além de apontar o que precisa ser atingido e trabalhado, em termos de planejamento ou ações, para conquistar o ponto desejado.

Uma rede de contatos mais ampla também é outra consequência positiva da mentoria. Imagine que você tem uma empresa, precisa buscar investimento e o teu mentor já conseguiu avançar nessa etapa. Por isso, ele já sabe qual é o caminho das pedras, porque ele tem network ou até mesmo acesso a pessoas que atuam diretamente com esse setor e que pode abrir várias portas. Já pensou como isso poderia encurtar caminhos e pular muitas etapas?

São inúmeros os benefícios que a mentoria traz para o seu dia a dia, que podem ser facilmente aplicados em seu dia a dia, no seu negócio, na sua carreira, que proporcionarão resultados mais rápidos e de forma mais fácil.

 Claudio Brito é mentor de mentores e CEO Global Mentoring Group, um grupo internacional focado na alta performance de mentores, baseado nos Estados Unidos. Especializado em Marketing Digital pela FECAP-SP e em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, tem 21 anos de experiência e treinou com mestres como Alexander Osterwalder, Steve Blank e Eric Ries. Além disso, é frequentador assíduo de treinamentos de alto impacto em Babson, Harvard e MIT – Massachusetts Institute of Technology. Para saber mais, acesse https://globalmentoringgroup.com/ ou pelo @claudiombrito ou @globalmentoringgroup

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui