quinta-feira , 28 março 2024
Ínicio Empreendedorismo Sucesso nos negócios: dicas de finanças para empreendedores
Empreendedorismo

Sucesso nos negócios: dicas de finanças para empreendedores

1k
Compartilhe

Nos últimos anos, a pandemia provocada pela COVID-19 fez com que muitos brasileiros se tornassem empreendedores. De acordo com dados do Sebrae, em 2021 o Brasil registrou uma alta de 19,8% no número de empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas ou microempreendedores individuais (MEI). No ano passado, foram 3,9 milhões negócios abertos contra 3,3 milhões em 2020.

Ainda de acordo com levantamento realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. Deste total, mais de 9 milhões são enquadrados na modalidade MEI.

De acordo com a educadora financeira Janaina Ornelas, embora o sonho de se tornar empreendedor tenha saído do papel, um erro muito comum é o fato de o planejamento financeiro acabar ficando em segundo plano.

“A organização da vida financeira de qualquer empresa é importante para a manutenção saudável das atividades. Independentemente do tamanho da empresa, seja micro, pequeno ou MEI, todos precisam de um bom controle financeiro. Colocar em uma planilha todas as entradas de receitas e os custos, além de manter as contas em dia são essenciais para garantir a sobrevivência do próprio negócio”, alerta a especialista em finanças para empreendedores.

Um dos primeiros passos para ter controle sobre as finanças do negócio próprio é saber separar a vida financeira pessoal (pessoa física) da empresa (pessoa jurídica). Com tantas responsabilidades, conhecer profundamente o mercado e ter o controle sobre as finanças da empresa pode ser um passo fundamental para ter o caminho do sucesso.

“Assim, o melhor a se fazer é separar gastos pessoais de gastos profissionais ainda mais quando nos referimos ao MEI, que precisa ser muito mais disciplinado. Se não tiver tudo separado, há chance de ficar no vermelho e ocorrer o insucesso do negócio”, salienta Janaina Ornelas, que além de educadora financeira, também é empreendedora.

Na avaliação da especialista, assim como acontece com a vida pessoal, nos negócios também é preciso traçar metas e fazer um bom planejamento para atingir o sucesso.

“Faça uma relação do que motivou a investir no ramo que escolheu e o que faz com que as pessoas comprem os produtos ou serviços da sua empresa. A partir do momento que o empreendedor estabelece as metas, saberá quanto vai precisar investir para alcançá-las, o que facilitará na hora da tomada de decisões”, orienta a educadora financeira.

Além de determinar as metas, iniciar uma reserva de emergência, organizar os ativos e passivos da empresa, manter o balanço patrimonial em dia, além de monitorar periodicamente o plano de ações traçado inicialmente são outros passos importantes que todo e qualquer empreendedor deve seguir para o sucesso do negócio.

“Além de tudo isso, o mais importante é manter um bom controle das finanças e fazer o uso de ferramentas que vão auxiliar na administração financeira, possibilitando, assim, maiores lucros, satisfação e sucesso para os negócios”, finaliza Janaina Ornelas.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Pequenas e médios negócios impulsionam o empreendedorismo no país; Confira dicas da Apubra para abrir uma pizzaria de bairro

Os pequenos e médios negócios, conhecidos como os negócios de bairro, ganharam...

4 dicas para começar a empreender no segmento de pizzarias em 2024

De acordo com o levantamento Tendências do Ecossistema de Foodservice, 87% das...

Jovem transforma paixão por confeitaria em empreendedorismo

No coração de Benfica, Rio de Janeiro, uma jovem empreendedora está deixando...

Micro e pequenas empresas crescem e movimentam a economia

Primeiras a reagir em momentos de crise, as micro e pequenas empresas...