Mais

    Talvez você não esteja recebendo promoção em sua empresa por esses motivos

    Publicidade

    O trabalho integra grande parte de nossa vida. Por razões diversas, atualmente dedicamos mais horas para o trabalho do que em qualquer outro momento histórico.

    Frases como “a empresa é a nossa segunda casa”, “o grupo de trabalho é como uma família”, entre outras, são sintomáticas da parcela significativa que o trabalho ocupa na vida das pessoas.

    Publicidade

    Em razão disso, sentir-se contente e realizado com o trabalho constitui um parâmetro fundamental na vida contemporânea. Por isso, questões como a profissão que exerce, o salário ou mesmo o ambiente empresarial, são preocupações constantes atualmente.

    Pesquisas recentes produzidas pelo aplicativo SurveyMonkey e pela empresa LoveMondays, indicam que uma porcentagem considerável dos trabalhadores possuem algum descontentamento em relação ao seu emprego.

    Produzida com cerca de 300 profissionais de 21 Estados brasileiros, os resultados da SurveyMonkey mostram que 36,5% dos profissionais são infelizes com o trabalho que possuem e 64,2% gostariam de mudar de emprego para serem mais felizes.

    Por sua vez, os dados apresentados pela LoveMondays mostram que 58% dos empregados estão insatisfeitos com o próprio salário, 40% não gostam de como o chefe lida com a equipe e 33% gostariam de possuir uma carga horária menor.

    Publicidade

    Com essas pesquisas é possível considerar que a maioria dos brasileiros não está satisfeito com a própria situação profissional e gostaria de obter algum tipo de mudança. Apesar de parecer distante ou mesmo utópico, a realização na profissão pode ser alcançada.

    É muito comum as pessoas desejarem um trabalho que seja prazeroso, altos salários e muitos benefícios em empresas que valorizam os empregados. Mas essas mesmas pessoas pensam que isso é uma realidade para poucos, por ser difícil conseguir.

    O que muitos dos profissionais que estão insatisfeitos não percebem que não se trata de apenas sorte, mas sim que existem inúmeros fatores que contribuem para alcançar essa conquista. E normalmente eles ignoram esses fatores que podem alavancar a carreira.

    Diante dessa realidade, elencamos a seguir alguns dos motivos que podem estar impedindo você de alavancar a sua carreira profissional e finalmente ocupar aquela posição de prestígio que é o sonho de tantos trabalhadores.

    Porque eu não cresço em minha empresa?

    Crescer dentro da hierarquia de cargos e salários de uma empresa é a vontade de muitos empregados. Contudo, a maioria continua na mesma função, sem aumento, mesmo executando corretamente o seu trabalho.

    Há diversos motivos que podem explicar a falta de mudança de cargo, mesmo quando possuímos um feedback positivo. Um dos motivos é não estar plenamente capaz de assumir novas tarefas.

    Normalmente imagina-se que um feedback positivo garante que podemos ir para o próximo nível, porém ele pode significar apenas que você está bem para a função que já exerce. Nesse caso, procure saber o que falta melhorar para conseguir mudar de posição.

    Outro motivo muito recorrente é o chefe não saber do interesse do funcionário. Com a dinâmica do cotidiano, muitas vezes nos preocupamos apenas em cumprir as obrigações e esquecemos de conversar com o gerente sobre os nossos objetivos.

    Procure deixar claro quais são as suas intenções na empresa, o que você almeja para a sua carreira profissional, quais ações está tomando para isso. Nesse caso, ser um pouco franco e direto não é nenhum problema e pode ajudar a ser visto com outros olhos.

    Um elemento que também contribui para não conseguir uma promoção é o isolamento social na empresa. Muitas pessoas veem com maus olhos quem procura criar relações com outros empregados e diretores, elas costumam pensar que eles  são “puxa-saco”.

    Entretanto, é necessário não confundir as atitudes. Criar conexões internas, estabelecer um bom networking no trabalho é fundamental para conhecerem seu trabalho e o considerarem para oportunidades fora do setor que atua.

    Procurar conhecer outros colegas de trabalho, visitar outros setores, conversar com os gerentes, enfim, não é ser “puxa-saco”, pelo contrário, é um modo de se integrar a empresa e mostrar que pode ocupar outras funções.

    Essa atitude também é importante para conhecer em qual situação a sua empresa se encontra. Muitas vezes esperamos um aumento salarial, mas não sabemos que a empresa está em um momento de baixa produtividade.

    O conhecimento sobre o estado empresarial ajuda a avaliar as nossas expectativas dentro dela ou mesmo considerar a mudança para outra instituição.

    Fatores que aumentam as chances de promoção

    Existem certas medidas que contribuem para o crescimento profissional, seja dentro de uma mesma companhia ou mesmo para se tornar mais competitivo no mercado de trabalho.

    Planejamento de carreira

    Possuir um planejamento de carreira é essencial para saber quais serão os passos que irá seguir para alcançar a meta desejada. Assim é interessante pensar em cursos e habilidades para aprender, estipular prazos e funções que deseja realizar, entre outros.

    Comunicar o gerente sobre o seu planejamento e objetivos de carreira ajuda a se destacar e ser considerado para um novo cargo.

    Seja profissional

    Possuir uma postura profissional no ambiente de trabalho é essencial. Embora esse seja o conselho mais comum que recebemos, frequentemente esquecemos dele na correria do dia-a-dia e também conforme vamos nos sentindo “em casa no trabalho”.

    Com isso, muitas pessoas passam a criar comportamentos prejudiciais, como ficar se comparando com os colegas, mal dizendo quem conseguiu uma promoção no seu lugar, enfim, atitudes que afastam a pessoa dos cargos mais importantes na empresa.

    Invista em especializações

    A especialização contínua é parte fundamental em qualquer carreira. Quem pensa que não é necessário buscar cursos de aprofundamento e aprender novas habilidades, corre sérios riscos de ficar sempre na mesma posição, afinal conhecimento nunca é demais.

    Investir em uma especialização fará com que obtenha novos conhecimentos, habilidades práticas e experiências novas, fazendo de você um profissional mais completo e capaz de assumir novos desafios.

    Os cursos de pós-graduação são também uma ótima forma de demonstrar para os gerentes e diretores que você tem os requisitos necessários para subir de cargo e encarar novos desafios. Aproveite as facilidades do vestibular online e comece a sua especialização

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui