sexta-feira , 19 abril 2024
Ínicio Tecnologia Tecnologia dos veículos de corrida já está ao alcance do consumidor brasileiro
Tecnologia

Tecnologia dos veículos de corrida já está ao alcance do consumidor brasileiro

1.2k
Compartilhe

Você sabia que o espelho retrovisor apareceu pela primeira vez nas 500 milhas de Indianápolis em 1911? E que os volantes multifuncionais surgiram no automobilismo? As pistas de corrida são verdadeiros laboratórios para testes de produtos e tecnologias que com o tempo tendem a ser adaptados para os automóveis fabricados em larga escala e transformam a forma como nos relacionamos com os veículos.

A paranaense Teclub Maxon Oil é uma das empresas que testam nas pistas. Fabricante de lubrificantes automotivos de alta performance, a marca consegue trazer para o consumidor um padrão de excelência acima da média ao desenvolver produtos pensados também para motores de competição.

“O lubrificante é vital para o bom funcionamento de um veículo em condições normais e ainda mais importante para veículos de competição, pois suas funções são levadas ao extremo. O motor de competição trabalha o tempo todo no máximo e uma falha de lubrificação pode levar a uma quebra imediata, por isso a qualidade de um lubrificante é tão importante, principalmente em condições extremas”, conta Edson Reis, CEO da Teclub Maxon Oil e também piloto da Copa HB20.

A Teclub Maxon Oil faz testes em praticamente todos os carros da linha Maxon Racing, que atualmente disputam competições automobilísticas nas categorias Porsche Cup, Copa Truck, Hyundai Copa HB20, Turismo Nacional e Gold Classic, além da Lamborghini Super Trofeo nos Estados Unidos. Os veículos patrocinados pela Maxon são conduzidos por pilotos experientes, como Sérgio Jimenez, Lucas Bornemann, Fabiano Cardoso, Daniel Kelemen e Christiano Bornemann.

“As corridas são um verdadeiro laboratório no qual recolhemos amostras de lubrificantes e trabalhamos na melhoria contínua. Após cada sessão de testes, treino ou competição analisamos o quanto o lubrificante degradou, analisamos as partículas no óleo que indicam como foi o desgaste do motor, entre outras questões que são avaliadas e repassadas para a área técnica”, explica Edson.

E os avanços não param. A Teclub Maxon Oil se prepara para lançar, 2021, um produto que nasceu 100% nas pistas de corrida, a linha de aditivos de performance Maxon Xtreme e uma nova linha de lubrificantes, que entre outros diferenciais vai atender diversas normatizações das montadoras.

“A Maxon Xtreme é uma linha de aditivos altamente eficiente para uso nos sistemas de combustível, arrefecimento e lubrificação do motor. O desempenho do produto não foi testado apenas em laboratório, como a maioria das empresas faz. Acreditamos que, mesmo para serem usados em veículos normais, os produtos automotivos devem ser testados em veículos de competição, pois assim conseguimos garantir, verdadeiramente, produtos de alta performance”, finaliza o CEO.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Tecnologia brasileira revoluciona rastreabilidade bovina e transforma gado em ativo de garantia de crédito

No Brasil, onde o número de cabeças de gado (230 milhões) supera...

O outro lado da Inteligência Artificial: 4 dicas para se proteger dos perigos das deepfakes

À medida que a inteligência artificial se torna cada vez mais integrada...

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem tecnologia IoT para gestão inteligente de pátio

A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries &...