Mais

    Tecnologia na moda: conheça as novas técnicas para confecção de roupas

    Publicidade

     A indústria da moda está sempre em constante evolução, aplicando cada vez mais a tecnologia na produção de roupas, acessórios, entre outros produtos desse universo. 

    Com isso, hoje, há diversas peças feitas para melhorar a experiência dos clientes e garantir maior sustentabilidade, como roupas antiodor, biodegradáveis, antiumidade etc.

    Publicidade

    Neste artigo, apresentaremos algumas tecnologias aplicadas nesses produtos. Veja!

    Conheça 4 tecnologias utilizadas na confecção de roupas 

    As mudanças de produção e aplicação da tecnologia na moda refletem as transformações que ocorrem na sociedade, em termos culturais, estéticos e financeiros. 

    Nesse sentido, a tecnologia não é aplicada somente para elevar a capacidade de produção das empresas, mas também para trazer inovações para o universo da moda e criar oportunidades e, futuramente, redefinir como a sociedade usa os tecidos e produz roupas. Conheça a seguir!

    1. Roupas biodegradáveis

    O termo biodegradável invadiu o mundo da moda. Trata-se de um material capaz de se decompor na natureza como resultado da ação de agentes biológicos, como animais, bactérias e plantas, junto a elementos físicos como o sol ou a água. A partir disso, ele se transforma em substâncias que servem de nutrientes para o meio ambiente. 

    Publicidade

    No caso, as peças de vestuário, como camisetas, sapatos e calças, são fabricadas pensando em ter o menor impacto possível no meio ambiente durante o ciclo de vida do produto. 

    Portanto, são utilizados materiais ecológicos que se degradam com facilidade. Mas, calma! Isso não significa que sua roupa desmanchará com o uso ou o tempo.

    Tudo é produzido com esses materiais e com a tecnologia, garantindo a qualidade dos produtos. Por exemplo, é possível encontrar tênis feitos de nylon recuperado de rede de pesca ou materiais recicláveis, como garrafas de plástico. 

    2. Tecidos com proteção ultravioleta

    Outro exemplo da tecnologia na moda são as roupas com proteção ultravioleta. Elas são grandes prioridades no ramo têxtil. Isso porque a redução da camada de ozônio e os raios solares atingem as pessoas com mais rapidez e facilidade, sendo danosos à saúde dos indivíduos. 

    Portanto, esse tecido garante proteção, sendo muito útil para a prática de esportes em espaço aberto, realização de atividades físicas e ou para ser usado normalmente na praia, por exemplo. 

    O elemento tecnológico principal das roupas com proteção ultravioleta são os nanotubos de carbono. Ainda, essa inovação pode ser mesclada com outras, como peças que reduzem a produção de suor e mantêm uma temperatura agradável no corpo. 

    3. Tecido antibacteriano e antiodor

    Esses tecidos, geralmente, são aplicados em camisetas e calças, inibindo a proliferação de fungos e bactérias. Como resultado dessa tecnologia, é possível eliminar o odor, garantindo o conforto, frescor e a higiene. 

    A maioria das roupas feitas com esse tecido são utilizadas para academia, práticas de esporte e praia. No entanto, existem diversos modelos modernos e inovadores que trazem esses benefícios para peças casuais ou formais, que podem ser usadas para o trabalho e outras situações do cotidiano. 

    4. Tecidos respiráveis

    As peças feitas com tecidos respiráveis são formadas por diversos microporos, maiores que uma molécula de vapor e menores que uma partícula de água. Com isso, eles permitem que a transpiração saia com facilidade da roupa. Alguns exemplos de tecidos respiráveis são: 

    • Linho;
    • Poliéster; 
    • Algodão;
    • Rayon. 

    Eles são capazes de absorver e liberar o suor de modo que o tecido “respire”. Portanto, são ótimos para usar no calor e garantem o conforto. 

    Atualmente, há muitas marcas que produzem peças de roupas com foco na experiência dos clientes e no conforto para o dia a dia. Além disso, a tecnologia permite a confecção de peças que não desbotam com o tempo e que nem precisam ser passadas. Então, antes de comprar suas próximas peças, não deixe de conferir os tecidos das roupas que você deseja ter no seu guarda-roupa. 

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui