sexta-feira , 29 março 2024
Ínicio Tecnologia Tecnologia voltada para micro e pequenas empresas impulsiona maturidade digital
Tecnologia

Tecnologia voltada para micro e pequenas empresas impulsiona maturidade digital

984
Compartilhe

O cenário dos últimos anos levou a um grande movimento de digitalização e abertura de novos negócios. De acordo com dados do Governo Federal, em 2021 foram abertas 3.782.437 novas empresas. As micro e pequenas empresas são peças fundamentais para a recuperação econômica do país, responsáveis por cerca de 71% dos empregos gerados no Brasil, segundo levantamento do Sebrae, com base nos dados do Ministério da Economia. Considerando a importância das MPEs e a relevância da tecnologia para a saúde dos negócios, a Microsoft anunciou no final de 2021, o  Teams Essentials, desenvolvido para companhias de pequeno porte.

O diretor de tecnologia da InfoWorker Tecnologia, Frederico Stockchneider, afirma que esse lançamento vem para impulsionar a digitalização que ainda é necessária nas MPEs. Essa demanda é confirmada por uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) que indica que, quando se refere a micro e pequenas empresas, 66% dos negócios ainda estão nos primeiros estágios de implementação de tecnologia.

“Recursos que antes eram acessíveis principalmente para as grandes empresas, estão disponíveis para os empreendimentos menores com o Teams Essentials”, afirma. Ele conta que o programa apresenta uma solução completa tanto para empresas quanto para prestadores de serviço, oferecendo desde ferramentas de comunicação, colaboração e organização, assim como o Teams tradicional, com a vantagem de ser mais simples, intuitivo e muito mais barato. A expectativa de Stockchneider é que o recurso ajude a suprir um déficit para esse grupo empresarial.

A pesquisa, realizada em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), aponta que 18% das MPEs ainda estão no nível analógico, enquanto 48% são emergentes e apenas 34% estão mais anaçadas. Stockchneider acredita que um dos principais motivos para isso é que as MPEs não têm conhecimento das tecnologias disponíveis que se encaixem nos seus orçamentos.

Profissionalização

“Mais dos que facilitar atividades diárias com a digitalização, a ideia é que o sistema ajude a promover a profissionalização dessas empresas, expandindo a capacidade de comunicação, a segurança e especialmente permitindo a cada organização focar em seu negócio principal”, explica o especialista. Com os recursos do Teams Essentials, Stockchneider conta que as MPEs podem promover reuniões, treinamentos, lives e até eventos online com limite de 300 pessoas, além de dispor da segurança e suporte padrão da Microsoft.

O Teams Essentials oferece também a possibilidade de integração de documentos e calendários, chats para a equipe e um visual profissional que reúne todos esses recursos. “Esses são pontos importantes quando falamos em profissionalização de uma empresa e são essenciais para o crescimento de um negócio”, afirma.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Autenticação biométrica: uso da ferramenta deve crescer cerca de 400% até 2027

Em um cenário onde casos de ciberataques e falsificações de dados online...

Curso de tecnologia da Amazon: Faculdade Sirius se une à AWS Academy para capacitar estudantes

A Faculdade Sirius, especializada em Inteligência Artificial, anuncia sua participação na AWS...

Tecnologia financeira do Brasil coloca país na vanguarda da transformação digital mundial

Com um ecossistema em profunda ascensão, empresas de tecnologia financeira têm conduzido...

Tecnologia a favor do RH: IA ajudará nas contratações

Nos últimos anos, o Departamento de Recursos Humanos (RH) tem enfrentado uma...