Tem alguém usando meu wi-fi? Descubra e saiba como bloquear

Publicidade

Por Laura Tyrell *  

Usamos a internet para tudo: trabalho, estudo, diversão. Ela é um item de primeira necessidade. No entanto, é preciso cautela e verificar se sua rede wi-fi não está sendo invadida.

Para descobrir, digite o IP do seu roteador em qualquer navegador web, faça login e vá para as configurações ‘DHCP’. Você vai conseguir visualizar todos os dispositivos conectados na seção “dispositivos conectados”. Em caso positivo, é só removê-los. Essa ação desconecta os dispositivos intrusos, mas não os impede de voltarem a se conectar.

Publicidade

Os problemas em haver invasores são, entre outros, o fato de que a pessoa pode lesar você financeiramente ao usar sua conexão particular sem pagar por ela, além de sobrecarregar a sua conexão, tornando-a mais lenta e prejudicando suas atividades. Um outro fator de atenção é esses intrusos baixarem arquivos ilegais usando seu endereço de IP, porque, legalmente, você pode acabar respondendo por crimes que não cometeu.

Conexões não autorizadas são ameaças, já que a pessoa pode tomar ações criminosas (além do fato de roubar a conexão de outra pessoa), como hackear seus dispositivos, infectar sua rede e roubar suas informações. Quem acessa sua rede sem seu consentimento não pode ter boas intenções em mente. Isso significa um ataque à sua privacidade, à sua propriedade e à sua segurança (e à de todas as pessoas que usam a rede).

Uma boa dica é desconectar todos os dispositivos, tanto móveis quanto cabeados, para se conectar à internet. Se ainda assim houver dispositivos conectados na sua rede, é um grande sinal de que há invasores.

Mais um ponto de segurança é instalar uma VPN no seu roteador, pois ela protege todo o tráfego de dados de todos os dispositivos conectados na rede sem fio transmitida pelo equipamento, em vez de beneficiar apenas o dispositivo no qual o aplicativo é instalado individualmente.

* Laura Tyrell é chefe de RP da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) – e-mail: [email protected]  

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui