Mais

    Tendências de Design Gráfico para 2023

    O mercado de design gráfico, criação e marketing em geral está sempre agitado, durante o ano de 2022, tivemos diversas mudanças que abalaram esse mundo, como a consolidação do TikTok, a explosão da Copa do Mundo, o Metaverso e a popularidade da Al Art.

    Além disso, um conceito marcou o ano para a maioria dos designers gráficos, o chamado pragmatismo criativo, termo que combina diversão e beleza com realidade e lógica. Em meio a tanta coisa acontecendo, será que o ano de 2023 ainda reserva algo diferente para esse mercado?

    Qual será a cor pantone do ano? Ou qual a tecnologia que irá despontar como grande tendência? Qual a ferramenta mais usada? Todas essas perguntas com certeza são buscadas e respondidas por todos que trabalham com design gráfico, afinal, esse é o estilo aventureiro e exploratório que marca a profissão. 

    Mas além de tudo isso, sempre surge uma pergunta maior: “e quais são as tendências do design gráfico para 2023?” No texto de hoje vamos abordar as principais tendências que vão marcar esse mercado ao longo do ano, então tire sua bota de segurança, pegue seu tablet e abra seu editor, pois vamos mergulhar de cabeça nesse universo do designer, Confira!

    Elementos 3D

    Uma tendência que tem ganhado cada vez mais fôlego dentro do mercado de designer gráfico são os chamados elementos 3D, que variam desde mockups mais simples, como de logos, mascotes ou produtos, até mesmo a criação de um ambiente virtual completo. 

    O 3D se tornou popular no início de 2010 e ganhou força justamente por proporcionar uma experiência mais imersiva e completa para o público, que pode navegar por diversos espaços de forma muito mais divertida.

    Alguns softwares 3D como o cinema 4D, 3Ds Max e Maya e o Blender, devem ganhar ainda mais relevância dentro do mercado, já que permitem que o designer atue de maneira mais simples, sem grandes esforços e com uma renderização de alta qualidade. 

    Arte por IA

    A Inteligência Artificial virou uma tendência extremamente popular dentro de qualquer setor, e é claro que o designer gráfico não iria ficar fora dessa, por mais que para muitos esse seja um conceito polêmico, a arte por IA tem tudo para ser uma grande tendência durante o decorrer do ano de 2023.

    Em 2022, vimos a geração de imagens de algumas palavras com o uso de IA, Lensa, Midjourney e Dall abriu sua comunidade criativa e começou a desenvolver esse tipo de design, que usa um grande banco de dados, maior que uma chapa de ACM, para materializar artes. 

    A controvérsia é que, muitas vezes, as criações correspondem ou são baseadas em obras existentes de outros artistas, que acabam envolvendo um certo zumbido em termos de ética e indo além dos limites do que está correto ou não.

    Mas polêmicas à parte, a arte por IA tem tudo para virar tendência ao longo do ano, com seu franco desenvolvimento, esse sistema pode evoluir cada vez mais e se tornar uma ferramenta quase obrigatória.

    Motion Graphics e animação

    Com a popularização do TikTok e de outras mídias sociais, alguns estilos tem se popularizado bastante e sem dúvidas, as animações estão entre elas. As pessoas consomem cada vez mais conteúdos animados, independente da plataforma que estão presentes. 

    Sendo assim, os motion graphics e animações devem continuar em alta durante o ano de 2023, ocupando um espaço considerável na rotina dos designers, substituindo postagens mais tradicionais como banners e estáticas, dando espaço aos reels e outros conteúdos de vídeos curtos. 

    Peças visuais inclusivas

    Um tema muito debatido nos últimos anos tem sido a inclusão, tanto as empresas quanto a sociedade como um todo têm dado muito mais valor a esse tipo de mídia inclusiva, que consegue atingir um nicho maior de pessoas e se comunicar de forma humanizada com diferentes estilos de público. 

    Quando o assunto é inclusão, engloba uma série de fatores, entre eles diversidade e acessibilidade, afinal quanto mais conteúdo for criado nesse formato, melhor será para todos, passando de um diferencial para algo obrigatório, quase como um rack outdoor em uma empresa de tecnologia .

    Sendo assim, o designer gráfico deve se adaptar cada vez mais ao atendimento de públicos diferentes, suprindo necessidades diversas e criando conteúdos que possam se conectar a todas as pessoas sem restrições. 

    Design holográfico

    Com certeza você já presenciou ou pelo menos viu um show de holograma na internet, e provavelmente já se encantou ao assistir, certo? Para quem não sabe, essa técnica consiste em apresentar elementos, personagens ou pessoas de uma forma projetada, sem a necessidade de estarem naquele local.

    Dessa forma, é possível ficar cara a cara com algum personagem fictício como o Homem de Ferro e o Capitão América ou até mesmo ir de encontro com o rei do rock Elvis Presley, magnífico não acha? 

    Já dentro do design a holografia trabalha quase que como uma animação 3D só que com alguns elementos aperfeiçoados. O uso do neon juntamente com o transparente auxiliam a trazer esse efeito que deve ser muito utilizado durante todo o ano de 2023.

    Blobs

    Blobs, ou também conhecidas como formas abstratas, fecham a nossa lista de tendências, criada por Philip VanDusen, essa é uma metodologia importante dentro do layout, sendo um dos elementos visuais que fazem total diferença na criação de algum tipo de conteúdo. 

    Afinal, são usados como um campo de cor, para compor e harmonizar o layout, ou para mascarar uma foto ou ilustração de uma forma mais interessante. É como se você colocasse uma luminária de emergência em contraste com algum outro elemento, conseguindo mascarar algumas imperfeições e atuar de forma mais abstrata e interessante. 

    O que achou do conteúdo de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto, até a próxima!

    Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui