Mais

    Tendências na área de Marketing Digital para 2023

    Publicidade

    *Por Paulo Cardoso de Almeida, Content Manager Latam na VidMob

    Não há mágica. O que é tendência para 2023 já está aí ao nosso alcance. A pergunta é: você está preparado para enfrentar um ano cheio de desafios no campo do marketing digital ou ainda está patinando em estratégias que não alcançam resultados? A Inteligência Artificial já acompanha toda a jornada do cliente e permite que as campanhas sejam muito mais eficientes, menos dispendiosas e alcancem resultados referenciais. Os creators são uma tendência impossível de se deixar de lado para quem busca escala. O formato das mensagens é curto, de preferência, em vídeo. A maneira de escolher os melhores canais para disseminar a campanha também vem sendo aprimorada pela tecnologia e, claro, conhecimento acumulado dos profissionais da área. Tudo está pronto, basta buscar as melhores referências, observar seus benchmarks e mãos à obra.

    1. Uso de Inteligência Artificial (IA)
      Publicidade

      Otimize sua estratégia de conteúdo e entenda melhor os canais de marketing digital que você utiliza. Saiba de que forma os algoritmos impactam suas campanhas. Se você não souber, seu concorrente saberá.

    Os algoritmos se transformaram em aliados fundamentais no entendimento da maneira correta de abordar o consumidor. A mensagem, a intensidade, os canais onde essa abordagem ocorrerá de maneira mais eficiente.

    As vendas são otimizadas quando os planos de ação são baseados em dados. Além disso, os custos são menores porque a estratégia é mais precisa. Saber direcionar os gastos de uma campanha e adaptar seu conteúdo para se aproximar do cliente consumidor, gerando a melhor experiência, é um caminho sem volta. Estará à frente aquele que souber fazer o melhor uso das ferramentas de IA, especialmente as que geram dados acionáveis para a transformação das campanhas digitais. Esses serão capazes de entender o impacto gerado pelos algoritmos nos resultados de suas campanhas e o quanto é possível otimizar o conteúdo.

    1. Vídeo curto, mensagem curta

    Se você quer ter destaque junto ao seu público-alvo e alcançar vantagem competitiva, não poderá prescindir da produção de conteúdo de alta qualidade em vídeos curtos e relevantes.

    Publicidade

    A atenção dos consumidores está cada vez mais alimentada por mídias sociais curtas como aquelas do TikTok ou Reels (do Instagram). É importante que a sua estratégia esteja alinhada a esse movimento, e que as suas campanhas contem com vídeos de formatos curtos para as redes sociais.

    Muito mais eficientes do que textos ou fotos, os vídeos têm falado diretamente com seus respectivos públicos. Por isso eles se tornaram uma tendência de marketing digital para o próximo ano. Para isso, as próprias plataformas expandiram suas capacidades porque o aumento do envolvimento do público com essas mídias é gigantesco, o que gera excelentes resultados para o anunciante e, consequentemente, para a plataforma. O grande desafio é produzir uma comunicação curta e rápida que gere atenção nos dispositivos móveis de forma eficiente.

    Observar os vídeos curtos que fazem sucesso é um aprendizado importante que ajuda a entender como ideias rápidas, com frases curtas, podem ser ao mesmo tempo eficientes e impactantes. Nunca foi tão necessário encantar sua audiência em breves segundos. A visualização das mídias em dispositivos móveis, por exemplo, onde o dedo arrasta constantemente aquilo que não foi capaz de seduzir o olhar, nos obriga a desenvolver campanhas assertivas, diretas e sedutoras.

    1. Creators – Influenciadores digitais 

    Grosso modo, creators são influenciadores que fazem muito sucesso em redes sociais interagindo com um público (ou comunidade) cativo e fiel, usando linguagem própria e com identidade singular nas mídias sociais. E de que forma eles se transformam em “creators”? A mensagem que você quer passar para o público daquele influenciador, será adaptada à linguagem dele, que fará a modulação da mensagem de acordo com o que seu público interage. Isso porque naquele universo não se trata apenas de conexão mas, especialmente, de comunicação, o que se tem a dizer.

    Esses creators são a oportunidade que as empresas precisam para inserir em seu conteúdo orgânico a presença de quem fala diretamente com um público-alvo. Eles já têm um papel relevante nas mídias sociais e em seus canais. Em muitos casos eles próprios se tornaram uma marca. Por isso é importante estar atento à Brand Equity ao construir essa comunicação porque esse modelo ressalta mais a intenção da mensagem do que a atenção pretendida.

    As marcas que souberem fazer uso dessa notoriedade de audiência dirigida, e da capacidade desses creators na criação de conteúdo, alcançarão resultados importantes e mais rapidamente. Não se trata mais de uma estratégia opcional, estamos falando de um ponto focal no processo de quem quer alcançar escala e notoriedade.

    Esse é um mercado que cresce de maneira intensa há alguns anos e indica uma tendência forte para o ano de 2023. Integrar creators nos planos de marketing é um passo fundamental no plano de marketing que será cada vez mais “influence oriented”. Para entender melhor esse universo, observe algum grande benchmark para entender de que forma esses creators podem ajudar na campanha para se alcançar melhores desempenhos.

    1. Experiência do cliente 

    Você olha para o futuro do seu marketing quando aposta na otimização da experiência do cliente. A boa notícia é que os algoritmos estão focados exatamente nisso, em auxiliá-lo na melhoria da experiência do usuário. 

    Mas é preciso entender como fazer uso dessa informação. Desde sempre a base que mantém o consumidor conectado à marca são as experiências marcantes, a abordagem direta, a personalização. Um dos caminhos usados hoje são os chatbots, mas se engana quem imagina que isso é o suficiente. O consumidor quer se sentir valorizado pela marca, quer ser ouvido e perceber que suas demandas são atendidas. Daí a necessidade cada vez maior de se criar conteúdos que de alguma forma interajam com esse público-alvo. Desde vídeos ao vivo, enquetes ou premiações.

    Sempre gerar uma interação com o cliente é base de expansão do relacionamento e ela não pode se concentrar apenas no pós-venda. É durante toda a jornada de compra que esse relacionamento deve ser observado e potencializado. Do primeiro contato à conversão e pós-venda é importante esse conteúdo interativo e uma das maneiras de encantar sua audiência e entender o que eles querem ver com base em IA.

    Há ferramentas específicas para auxiliar o marketing em todas essas etapas. Aquelas com base em IA que entregam dados acionáveis são as mais eficientes. Primeiro, porque vai indicar o que de fato funciona nas diferentes plataformas adaptando o conteúdo e formato para os diferentes públicos. Segundo, porque consegue gerar insights que transformam o desempenho dos criativos de maneira mensurável. As campanhas que usam a Inteligência Criativa como base de empoderamento no trabalho dos criativos alcançam resultados em escala e sempre surpreendentes. Só é preciso entender como esse trabalho funciona para extrair o melhor resultado para as suas campanhas. Os dados não vão substituir o trabalho do criativo, mas alcançará os melhores desempenhos o criativo que estiver inserido nesse universo.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui