TIM Brasil implementa solução de Open Caching para melhorar ainda mais experiência de streaming de vídeo em sua rede

Operadora é a primeira no País a adotar a nova solução de entrega de conteúdo (CDN) baseada em Open Caching da Cisco, Qwilt e Digital Alpha

0

A TIM Brasil anuncia hoje a parceria com Cisco, Qwilt e Digital Alpha (DA) para trazer ao mercado brasileiro uma solução de Content Delivery Network (CDN) baseada em uma nova tecnologia denominada Open Caching. A TIM é a primeira operadora a implementar este modelo de negócio no Brasil.

A nova solução CDN baseada em Open Caching ajudará a preparar a rede da TIM para uma quantidade cada vez maior de dados transmitidos em maior velocidade, além de melhorar a experiência de streaming de vídeo em toda sua rede, e conta com integração pela NEC Brasil. O Open Caching também deve gerar novas receitas para que a TIM se torne uma parte ativa da cadeia de valor de entrega de conteúdo para os consumidores finais. A solução também contribuirá para redução dos custos de entrega de conteúdo ao introduzir recursos de CDN dentro de sua rede e eliminar os custos de implantação através de um modelo de negocio inovador.

O Open Caching é uma arquitetura aberta desenvolvida e endossada pela aliança global chamada  Streaming Video Alliance, que oferece uma plataforma que agrupa a infraestrutura de entrega de conteúdo implantada nas redes dos provedores de serviços, disponibilizando APIs abertas para editores dos conteúdos, além de mecanismos de proteção e segurança dos mesmos.

Projetado para ajudar os provedores de serviços a implantar em modo rápido uma estrutura de CDN em Edge Computing, o Open Caching também atende às necessidades dos provedores de conteúdo globais e regionais por mais capacidade, consistência na entrega de conteúdo e garantia de desempenho.

A Digital Alpha, um gestor de ativos alternativos que tem um contrato de colaboração exclusivo com a Cisco, é a principal parceira de investimento, fornecendo uma nova solução de financiamento sem risco e CAPEX  para a TIM. A parceria combina a plataforma de entrega de conteúdo inovadora da Qwilt baseada em Open Caching com as soluções de Edge Computing e infraestrutura de rede da Cisco, entregando uma solução como serviço para as operadoras de todos os tamanhos ao redor do mundo. Ela já está sendo implementada em outras regiões, incluindo o Reino Unido, com a operadora BT.

Nossa presença em uma solução de redes abertas vai ao encontro da estratégia que temos investido fortemente, defendendo iniciativas de infraestrutura aberta, que permitem estabelecer ambientes e iniciativas de desenvolvimento. Quando combinamos uma solução inovadora com um serviço diferenciado aos clientes, estamos ampliando a experiência do consumidor, em um movimento único no Brasil. Queremos manter serviços de qualidade como um dos pilares da TIM no país”, reforça Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

“A partir deste mês, as primeiras plataformas serão ativadas pelo país, em um projeto que se estende a 13 pontos da rede da TIM Brasil, levando conteúdo de qualidade cada vez mais perto do consumidor. Temos orgulho em ter parceiros que pensam assim como nós, e que valorizam a qualidade do serviço entregue a milhões de clientes TIM pelo país”, declara o CRO da TIM Brasil, Alberto Griselli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui