sexta-feira , 17 maio 2024
Ínicio Carreira Empregos Trabalho remoto acontece em qualquer lugar, desde que esteja conectado
Empregos

Trabalho remoto acontece em qualquer lugar, desde que esteja conectado

1.3k

Por conta da pandemia de Covid-19, estabelecemos um ‘novo normal’ em diferentes áreas da nossa vida. Sair com máscaras no rosto, luvas de proteção e álcool em gel, além de antecipar a transformação digital nas empresas e a necessidade de trabalho remoto. Falamos em trabalho remoto e não ‘home office’ porque não necessariamente você precisa estar em sua casa para conseguir acessar com segurança as ferramentas de trabalho pelo universo digital.

Um levantamento realizado pela LogMeIn durante a pandemia do novo coronavírus, revelou um aumento de produtividade e no uso de ferramentas de TI por conta da adoção do trabalho remoto. Segundo a pesquisa, 44% dos brasileiros tiveram um impacto positivo na produtividade por conta do trabalho remoto. Além disso, 49% dos entrevistados do país relataram preocupação com o deslocamento até o trabalho.

Antigamente quem tivesse o desejo de trabalhar remotamente era obrigado a montar uma estação de trabalho em casa, similar à da empresa, para ter o mesmo acesso ou capacidade de processamento para manter a produtividade. Agora as inovações permitem que profissionais trabalhem de qualquer lugar com conexão Wi-fi, arquivamento em nuvem e videoconferências.

Como algumas profissões, no entanto, necessitam de grandes processamentos e softwares especializados das empresas, como no caso de engenheiros, arquitetos e cientistas de dados, por exemplo. Isso era uma impossibilidade até o surgimento do vGPU, software de GPU virtual.

Uma pesquisa recente da IDC apontou que a produtividade dos funcionários foi a principal preocupação entre as organizações em relação ao trabalho remoto devido à pandemia de Covid-19. Quando a empresa de inteligência de mercado entrevistou clientes da NVIDIA Enterprise usando computadores virtuais acelerados por GPU, descobriu que organizações com 500 a 1.000 usuários tiveram um aumento de 13% na produtividade, resultando em uma economia anual de aproximadamente US$ 1 milhão.

A demanda por computação acelerada cresceu nos últimos tempos para além de ambientes de supercomputadores e data centers. Nesse período, a NVIDIA Enterprise liberou a licença de uso da virtualização de GPU por 90 dias gratuitamente a todas as empresas com tecnologia presente para auxiliar a manter a produtividade.

Além disso, uma nova atualização visou melhorar a experiência de usuário e a capacidade de gerenciamento necessária para cargas de trabalho exigentes, como a recentemente lançada Omniverse AEC Experience. Agora é possível compartilhar em tempo real um projeto colaborativo entre profissionais sem a necessidade de hardware especializado, e sim com apenas um dispositivo, como notebook ou tablet conectado à internet. Assim, os dados permanecem altamente protegidos no data center.

A tendência para esse ‘novo normal’ que vivemos, enquanto ainda não houver uma vacina disponível para toda a população, será o trabalho remoto, mas não apenas em casa. Em qualquer lugar que a pessoa esteja – desde possa estar conectada. Nesse novo modelo, as empresas podem valorizar a economia financeira em custos de transporte e de energia, por exemplo. Enquanto os funcionários se tornam mais felizes e produtivos em qualquer lugar do mundo.

*Marcio Aguiar é diretor da NVIDIA Enterprise para América Latina

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Insatisfação profissional: pesquisa revela panorama do trabalho no Brasil

O trabalho ocupa uma parte significativa de nossas vidas, influenciando nosso bem-estar...

Conheça o visto de trabalho que facilita a entrada de brasileiros no Reino Unido

Com o intuito de facilitar a entrada de imigrantes com alta qualificação...

Trabalho sem fronteiras: nômades digitais brasileiros buscam cada vez mais a Espanha como destino

Trabalhar como nômade digital atrai muitas pessoas, especialmente pelos benefícios como liberdade...