Mais

    Transformação digital e TI em empresas

    Publicidade

    Quando se trata de temas que envolvem inovação no ambiente corporativo, há uma série de ações voltadas para o uso de informática e tecnologia a favor da produtividade e eficiência.

    Nos últimos anos, temos visto um crescimento exponencial da tecnologia, hoje, é pouco provável encontrar uma pessoa que nunca tenha vivido alguma experiência digital. 

    Publicidade

    Esse fator é altamente relevante para as empresas. As organizações precisam se adaptar a esse novo mercado, aplicando estratégias e ferramentas que viabilizem a tecnologia em diferentes esferas do negócio. 

    Tecnologia e sobrevivência dos negócios

    Implementar a tecnologia dentro das empresas era, até algum tempo, uma estratégia que diferenciava os negócios, podemos dizer que se tratava de um diferencial competitivo.

    Com isso, as empresas que não quisessem implementar soluções inovadoras corriam o risco de perder espaço para os concorrentes. Hoje, com a evolução das soluções tecnológicas e o desenvolvimento de ferramentas que mudam completamente a maneira como as empresas trabalham, a implementação deixou de se tornar um diferencial para se tornar uma necessidade.

    Em outras palavras: quem não investe em tecnologia corre o risco de inviabilizar suas atividades no médio e longo prazo. 

    Publicidade

    Este investimento pode ser feito de diferentes maneiras: aplicando estratégias de marketing digital, implementando softwares ERP, modernizando os equipamentos utilizados pelos colaboradores, mudando o comportamento de compras da empresa, automatizando processos, entre outros.

    Com o uso de ferramentas tecnológicas e bons equipamentos, as empresas têm condições de oferecer aos seus colaboradores e clientes agilidade e qualidade.

    A pandemia estimulou uma mudança de comportamento nas empresas, tanto de grandes corporações quanto de negócios do varejo. A necessidade de isolamento mudou a maneira como as pessoas trabalham e ampliou o espaço para um mergulho no mundo digital.

    E-commerces aliados às compras corporativas

    Antes da pandemia, os e-commerces já vinham em um movimento de crescimento contínuo. No entanto, 2020 foi um marco histórico importante para o mercado. E a transformação não impactou apenas os e-commerces, mas também os consumidores que utilizam essa modalidade.

    Com a pandemia de Covid-19 e a impossibilidade de sair de casa e se locomover até as lojas físicas, muitos empresários precisaram migrar para o online — tanto para realizar vendas quanto para fazer compras corporativas.

    Esse cenário contribuiu para que o e-commerce se fortalecesse. Quem ainda não usava a modalidade pôde experimentar uma nova maneira de comprar: mais rápida e prática, sem abrir mão da segurança.

    De acordo com dados da Plataforma e-commerce Brasil, o aumento de arrecadação em 2021 foi de R$ 161 bilhões, 26,9% a mais que em 2020.

    Esses dados são relevantes, pois demonstram uma mudança de comportamento de mercado e abertura para novas possibilidades. Muitas empresas já têm aproveitado esse contexto de desenvolvimento para começar a apoiar e utilizar os e-commerces nos seus planejamentos de compras corporativas

    A transformação digital na sua empresa

    Afinal, o que significa apostar em transformação digital dentro de uma empresa? E como isso pode ser feito no dia a dia?

    A transformação digital de um negócio deve começar com a análise do contexto organizacional, das particularidades da sua empresa e das demandas específicas do negócio. 

    Entenda como sua empresa funciona, quais são as soluções disponíveis no mercado em termos de tecnologia e como elas podem contribuir para uma mudança que traga agilidade, qualidade e segurança para a sua empresa.

    Em se tratando especificamente de processo de compras, a organização empresarial pode aproveitar os benefícios da compra online para mudar os seus processos, investindo em ferramentas de gestão de estoque e na criação de novos contatos com fornecedores que trabalham com e-commerces.

    A melhor forma de migrar para o digital é dando o primeiro passo. São pequenas mudanças que, a médio e longo prazo, vão mudar a maneira como a sua empresa se relaciona com o mercado.

    Conhecendo as ferramentas e soluções e estabelecendo uma comunicação mais ampla com o mercado, a empresa consegue se adaptar às necessidades dos consumidores, criando um ambiente mais saudável para o seu autodesenvolvimento.

    A tecnologia e a inovação são aliadas de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação. Por meio delas, é possível garantir processos mais dinâmicos, uma comunicação mais ágil, maior produtividade e a criação de soluções e processos mais criativos.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui