Transformação digital: O que você precisa saber para se adiantar às tendências do mercado?

Publicidade

A transformação digital se refere a um processo realizado pelas empresas, nas quais elas implementam tecnologia digital com o objetivo de sanar empecilhos tradicionais, entre eles diminuição da produtividade, eficiência e agilidade. 

Basicamente, ela é a utilização da tecnologia para originar outras soluções para problemas existentes dentro de uma empresa. 

Com o crescimento do mundo digital, com adoção de computador novo e de celular atualizado, esse tópico cresceu muito.

Publicidade

Ela é extremamente importante para a sobrevivência das organizações, então, deve-se compreender genuinamente o significado desse conceito. 

Ele é quando elas aderem ao uso da tecnologia, visando um melhor desempenho e alcançando melhores resultados.

Dessa forma, é gerada uma mudança na estrutura das empresas, permitindo o destaque e o desenvolvimento de um papel estratégico da tecnologia. 

Por esse motivo, ela precisa de uma atenção e cuidado na implementação, exigindo boa estratégia de gestão. 

Ela foi mais forte durante a pandemia do novo coronavírus, uma vez que, devido ao isolamento social, muitas empresas tiveram que se adaptar ao trabalho remoto e por meio do mundo digital, utilizando a tecnologia para tal, aumentando sua necessidade. 

Impacto da renovação digital

Nas empresas, esse processo acontece em três dimensões, sendo elas processos, sistemas e pessoas. 

Ela consegue gerar processos com maior agilidade e produtividade para a realização das tarefas. 

Por ser inserida em diferentes tipos de ações dentro de uma instituição, ela pode ajudar no controle do estoque, na distribuição dos produtos e na comunicação entre as equipes. 

Logo, serão compreendidos os impactos gerais dela a seguir. 

Armazenamento dos dados

Ter a tecnologia implementada a determinada rotina de uma empresa garante que ela consiga armazenar todos os seus dados em um único local, permitindo um acesso rápido e uma criação de estatísticas sobre o desempenho dela. 

Dessa forma, ela consegue realizar um acompanhamento prático e periódico, garantindo uma mudança das estratégias que não proporcionam bons resultados e uma melhora das que já funcionam. 

Por exemplo, se uma empresa que produz caixa de papelão personalizada para presente analisa seus dados e entende que o setor de publicidade não está com bons resultados, ela pode mudar as ações para melhorar o desempenho. 

Maior desenvoltura no acesso

A tecnologia é capaz de criar um ambiente único e capaz de armazenar todas as informações necessárias para uma empresa. 

Com isso, é criada uma facilidade de acesso muito maior, pois ela consegue organizá-los de acordo com o setor. 

Dessa forma, há uma, consequente, diminuição da taxa de erros e necessidade de refazer trabalhos, pois a necessidade de atividades estará separada corretamente. 

Ademais, se estiver ligada à instalação de internet, tem acesso ao material de qualquer lugar e hora. 

Aperfeiçoamento do controle de processos

Implementar a tecnologia capacita a empresa a controlar todo o processo de produção ou locomoção de seus serviços, pois ela consegue armazenar as informações de desenvolvimento. 

Com isso, ela consegue identificar os passos percorridos e entender o quanto falta para ficar pronto, o que é essencial para dar uma boa explicação aos clientes. 

Por exemplo, uma empresa que realiza o reparo Iphone tem o controle de todos os passos realizados no celular, tendo um controle completo do quanto falta para ficar pronto.

Integração da equipe 

Implementar a tecnologia permite que uma empresa consiga ter os seus setores integrados, com uma comunicação de qualidade por meio do mecanismo utilizado, garantindo que eles fiquem mais produtivos. 

Isso porque eles têm acesso completo ao que fazem e ao desenvolvimento da organização, garantindo que eles fiquem mais empolgados com suas funções e aumentando a produtividade geral. 

Por exemplo, uma empresa que vende convites personalizados consegue ter todos os trabalhadores de sua equipe sabendo do que devem fazer, sem atrapalhar a função do outro, garantindo maior foco. 

Melhor o elo com os clientes

A tecnologia facilitou, consideravelmente, o contato entre uma marca e os seus consumidores, pois foi capaz de conectá-los mesmo quando o espaço físico era grande. 

Além disso, ela foi capaz de facilitar a identificação de suas necessidades e gostos e a criação de valores para seus produtos, fora o fato de ajudar no momento de comunicação e acesso às suas informações.

Por exemplo, uma empresa de digitalização de livros com esse mecanismo consegue atender um cliente por telefone, coletar todas as suas informações, armazená-las e não ter que pedi-las novamente em caso de contato pela segunda vez.

Todos esses pontos proporcionam à empresa uma melhora do relacionamento da organização com seus consumidores, tendo um possível aumento das vendas, do crescimento e do lucro. 

Como passar pela renovação digital

Existem alguns tópicos que, se seguidos corretamente, podem ajudar uma empresa a passar pela transformação digital com rapidez e de forma fluida, como os que seguem abaixo:

  1. Defina metas futuras;
  2. Faça um planejamento;
  3. Invista em infraestrutura;
  4. Capacite a equipe;
  5. Entenda o porquê dela;
  6. Mantenha uma continuidade.

Portanto, para haver melhor compreensão de como adicionar cada um desses tópicos à rotina da empresa, eles serão explicados separadamente e com mais detalhes. 

  1. Defina metas futuras

Antes de implementar qualquer estratégia é extremamente necessário entender onde se deseja chegar com ele e quais os objetivos de sua utilização. 

Dessa maneira, a empresa deve visualizar quais resultados surgirão ao estar com o preparo completo. 

Assim, fica mais claro como chegar até aquele desejo, identificando os caminhos e como a instituição irá se organizar para tal. 

Para isso, deve-se realizar uma reunião com as partes para participação geral e entendimento de todos em uma sala privativa coworking

  1. Faça um planejamento

Com o destino definido, ela deve partir para a realização de um planejamento estratégico, com treinamentos e ações que irão acrescentar ao projeto. 

Para isso, é necessário identificar ações específicas para garantir um foco e uma melhora na produtividade.

  1. Invista em infraestrutura

É preciso que a empresa esteja preparada em questão de infraestrutura para incrementar esse tipo de mecanismo complexo. 

Dessa maneira, ela deve investir no desenvolvimento de softwares e ferramentas de armazenamento na nuvem, entre outros. 

Pode ser interessante buscar ajuda de algum especialista para essa etapa, pois pessoas com pouco conhecimento do assunto podem se perder e investir em pontos errados. 

Ele irá ajudar a traçar um caminho claro e efetivo para o seu desenvolvimento.

  1. Capacite a equipe

Os colaboradores precisam estar informados completamente sobre a nova estratégia e sobre o contexto ao qual serão inseridos. 

Dessa forma, eles devem ter conhecimento das atualizações e estar capacitados para suas funções. 

Por exemplo, uma gráfica de folder de apresentação deve preparar sua equipe para integrar a tecnologia na rotina. 

Assim, eles conseguem entender os pontos que precisam mudar e evoluir, para, então, garantir que os resultados serão favoráveis. 

  1. Entenda o porquê dela 

É imprescindível que, ao se inserir no mundo digital, os gestores tenham conhecimento do porquê estão fazendo isso e como poderão ser beneficiados com essa estratégia, caso contrário, as estratégias não serão efetivas e parecerão sem sentido. 

Isso é, ele não deve apenas se inserir no meio e deixar a empresa com uma nova identidade visual, ele deve entender os seus objetivos e meios de crescer e criar estratégias para mudar suas ações e se desenvolver. 

  1. Mantenha uma continuidade

Há uma frequente mudança do mercado e do comportamento dos consumidores, tornando a transformação um investimento contínuo e que precisa de atenção com frequência. 

Para isso, é necessário se manter atualizado sobre as novidades desse tópico.

Com isso, a empresa consegue entender as novas tendências e entender como melhorar a tecnologia para aumentar os seus resultados. 

Tendências do segmento

Como dito, a empresa precisa acompanhar e se manter atenta às tendências do mercado para conseguir se adaptar e antecipar a divulgação delas. 

Por esse motivo, seguem algumas delas nesse segmento:

  • Big data e Data-driven marketing (para análise de dados); 
  • Internet das coisas;
  • Interconexão digital de objetos cotidianos;
  • Realidade virtual;
  • Realidade aumentada;
  • Inteligência artificial;
  • Aprendizado de máquina;
  • Business Intelligence (entender estratégias que funcionam no negócio);
  • Automação de Marketing.

Sendo assim, existem diversos meios que podem ser relevantes em um futuro próximo quando relacionados à transformação digital, aumentando a importância de acompanhar esse tema. 

Considerações finais

Portanto, a transformação digital é um ponto muito importante para o desenvolvimento das empresas e precisa receber determinada atenção para garantir bons resultados. 

Ela impacta em diversas áreas dela e garante uma melhora considerável, mas também esforços contínuos. 

É importante  acompanhar o desenvolvimento das tendências do mercado ao qual está inserida, pois ela permite a antecipação da criação de um planejamento que seja eficiente para as inovações que passarão a ser muito aplicadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui