As facetas dentárias são um opção estética dentária que proporciona a melhora na autoestima das pessoas. Muitos deixam de sorrir por conta da coloração e formato dos dentes, mas essa questão pode ser resolvida, por exemplo.
O que é a faceta dentária?
A faceta dentária é um tipo de prótese de espessura fina, confeccionada em porcelana ou resina. Tem um aspecto parecido com uma capa com o formato de dente.
As facetas são coladas nos elementos dentários do paciente, ficando posicionadas sobre o esmalte dentário e assim, modificam o contorno, o tamanho e a tonalidade dos dentes.
Com isso, um ponto interessante deste material é que pode corrigir fraturas de baixa gravidade e pequenos desalinhamentos.
As facetas dentária e lentes de contato são a mesma coisa?
Apesar de serem confundidas, as facetas e lente nos dentes acabam sendo definidas pelas pessoas como sendo a mesma coisa, devido à forma de aplicação.
No entanto, existem diferenças entre elas, principalmente na espessura do material. As facetas costumam ter 0,7 mm e as lentes de contato 0,2 mm.
Indicações de uso para as facetas dentárias
As facetas podem ser indicadas tanto para correção de questões estéticas quanto de características que são fundamentais para a saúde bucal. Sendo assim, além de deixarem a boca mais bonita, as lentes ajudam na funcionalidade bucal.
As facetas são ótimas para quem deseja mudar a tonalidade dos dentes quando não é possível realizar um clareamento. Deste modo, é uma ótima opção para quem não pode passar por esse procedimento.
Então, pessoas com dentes pequenos podem se beneficiar com o uso de facetas dentárias, já que elas podem alongar a dentição e preencher os espaços entre eles (diastemas).
Para os que possuem desalinhamentos considerados sutis, ou que seja, que não oferecem risco para a estrutura bucal, é possível substituir o uso de um aparelho ortodôntico pelas facetas dentárias.
Diferenças entre as facetas dentárias, lentes e clareamento dental
Quando o assunto é transformar o sorriso, a odontologia oferece diversas possibilidades, desde a tradicional prótese dentária de porcelana até procedimentos menos invasivos.
Entretanto, alguns procedimentos não são indicados para alguns pacientes, por isso a avaliação é um processo muito importante antes de iniciar o tratamento.
Um clareamento dental, por exemplo, é indicado para quem deseja ter dentes mais claros, mas sem grandes modificações na arcada dentária. Deste modo, pesquisar informações sobre o procedimento é um modo de realizá-los com qualidade e segurança.
Como é feito o clareamento dental?
Uma dúvida comum das pessoas é sobre o procedimento, ou seja, como é feito o clareamento dental?
Esse procedimento é feito com ajuda de um agente químico clareador que pode ter variações conforme o tratamento. O produto é colocado sobre os dentes, para assim reagir nos pigmentos presentes nos dentes.
As lentes de contato funcionam de forma semelhante às facetas dentárias, mas com a diferença de que para colocá-las nos dentes, é necessário realizar um pequeno desgaste para serem posicionadas.
Tanto as facetas dentárias quanto as lentes são indicadas para a correção de problemas estéticos, agregando ainda mais harmonia ao sorriso, diferente do clareamento.
Quanto tempo dura o tratamento?
O tempo do tratamento com facetas dentárias pode variar conforme o caso do paciente. Entre o processo de avaliação, instalação e acabamento das facetas, isso envolve três consultas com o dentista.
Já o tempo de duração do tratamento pode ter variações conforme as condições e necessidades de cada paciente.
Um paciente, por exemplo, que possui sensibilidade e deseja fazer um clareamento, precisa de um método mais específico, como um clareamento a laser sensibilidade para ter o resultado desejado, considerando suas particularidades.
Benefícios das facetas dentárias
Antes de mais nada, é válido ressaltar que existem alguns pontos positivos em investir nas facetas dentárias que se resumem em:
- Tempo de tratamento possivelmente curto;
- Ótima durabilidade;
- Melhora na parte estética;
- Procedimento pouco invasivo;
- Resistência à mastigação e manchas.
Com diversos benefícios, as facetas dentárias podem ser um excelente tratamento para as pessoas que desejam tratar a parte estética e terem um belo sorriso.
Dessa maneira, pesquisar valores do tratamento de faceta dentária e de um clareamento quanto custa são formas de ter uma noção e assim, decidir qual é o melhor para fazer.
Portanto, entender como funciona o tratamento com facetas dentárias é um jeito de transformar o seu sorriso, ter mais autoconfiança e se sentir bem em todas as situações.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.