Tudo o que você precisa saber antes de solicitar um empréstimo pessoal

A tomada de um empréstimo pode colocar em ordem a saúde financeira da família, mas ter precauções e cuidados neste momento é fundamental • Marcelo Ramalho, CEO da Lendico, traz dicas valiosas aos consumidores que necessitam de crédito

0

Levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, aponta o empreendedorismo como uma das principais causas para os brasileiros solicitarem crédito nos meses de agosto e setembro deste ano. Do total solicitado em setembro, 29% dos empréstimos foram para as pessoas investirem em um novo negócio ou na própria empresa. Quando falamos da região Nordeste, este número salta para 41%.

Tem sido um ano de grandes desafios, com uma pandemia inesperada e que trouxe consequências das mais diversas para o mundo todo. E, é claro, um dos maiores complicadores para a população brasileira foi a redução ou perda total da renda, fazendo com que boa parte dos consumidores acabasse recorrendo ao empréstimo pessoal para tentar manter as finanças em dia, investir em um novo negócio e, a partir daí, ter um novo ganho para o sustento da família.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas – IBRE FGV, realizada com mais de 2.500 empresas e 1.300 consumidores na primeira quinzena de maio, a Covid-19 afetou 53,5% das famílias brasileiras. Em momentos como esse, planejamento é a melhor solução.

O CEO da Lendico Marcelo Ramalho afirma que há muitas opções de crédito no mercado, mas é importante o consumidor se preparar antes de adquirir um empréstimo. E para auxiliá-los, o executivo elencou algumas dicas valiosas para que a escolha seja a mais acertada e segura possível.

  1. Você conhece realmente a sua situação financeira?

Não tome qualquer decisão antes de investigar a fundo a sua real situação financeira. Antes de solicitar um empréstimo, saiba o valor que você precisa para a finalidade que desenhou, veja a quantidade e o valor das parcelas que caberão no seu bolso. “É fundamental, neste momento, saber se o valor solicitado cabe no seu orçamento mensal. Um empréstimo deve colocar as suas finanças em dia e nunca prejudicar a sua saúde financeira, por isso, estude bem antes de fazer qualquer solicitação”, explica Ramalho.

  1. Simule sempre

Faça simulações e simulações. Aproveite esta que é uma das principais vantagens do empréstimo pessoal online. Após já ter definido o valor que atende às suas necessidades, realize diversas simulações até ter certeza de que o valor mensal da parcela cabe no seu orçamento e o tempo total esteja dentro das suas expectativas. Além, é claro, de saber, com isso, as taxas que serão cobradas. Mas não deixe de olhar sempre para o Custo Efetivo Total (CET), pois é ele que define o valor por mês que você pagará pelo empréstimo solicitado.

“Apesar dos brasileiros estarem muito familiarizados com o termo empréstimo, poucos se atentam à sigla CET quando assinam um contrato. CET nada mais é do que o custo total do valor tomado e envolve encargos, tributos, taxas e demais despesas de um empréstimo. Fique atento”, adverte o CEO da Lendico.

  1. Cuidado com fraudes. E desconfie das taxas muito abaixo do mercado

É muito comum ofertas de crédito enviadas por e-mail ou celular. Mas fique atento. Apesar dos alertas recorrentes das empresas, muitos consumidores ainda caem em golpes de cibercriminosos. Por isso, faça uma pesquisa minuciosa sobre a empresa que lhe ofereceu um crédito. E desconfie, sempre, das taxas muito abaixo daquelas praticadas pelo mercado.

  1. Dados e documentos em redes sociais? Nunca!

As transações online já fazem parte do nosso dia a dia. Mas também exigem cuidado redobrado dos consumidores ao compartilharem dados e documentos em redes sociais. Fintechs de empréstimo online, como a Lendico, solicitam o envio de documentação apenas pelo site da empresa, que é o local mais protegido, preservando, assim, a segurança de todos os consumidores.

“Nunca disponibilize dados como CPF, RG ou número do telefone em locais onde as informações estão visíveis para todos. Cuidar dos seus dados é um importante passo para evitar fraudes e golpes”, aconselha Ramalho.

  1. Solicitaram um depósito antecipado? Desconfie e Denuncie!

Desconfie das empresas e instituições de crédito que solicitam depósito de algum pagamento antecipado, mesmo que se trate de valor simbólico para liberar um recurso. As instituições idôneas e sérias agem de acordo com a legislação e não pedem valores antecipados. Se pedirem, desconfie e denuncie.

  1. Tenha consciência, sempre! O crédito está aí para te ajudar!

Como já mencionamos, a solicitação de um crédito, para qualquer que seja a finalidade, deve ser feita após muito estudo, entendimento da situação financeira da família e dos valores mensais que cabem no orçamento. A tomada do crédito deve ajudar o consumidor e seus familiares, e nunca os prejudicar. Portanto, principalmente em momentos de crise econômica, quando ficamos mais vulneráveis, tenha consciência antes de fazer qualquer solicitação. “Faça uso desta importante ferramenta com bom senso e muito cuidado”, finaliza Ramalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui