Tudo sobre o Google Analytics

Publicidade

Diversas ferramentas podem ser usadas para trabalhar SEO em um site, entre elas opções pagas e gratuitas, muitas oferecidas por empresas que são o principal uso da internet, como o Google. Uma boa estratégia de SEO deve fazer uso inteligente dessas ferramentas para planejar e monitorar os resultados ao longo do projeto.

Uma dessas ferramentas é o Google Analytics, que é completamente gratuito e oferece diversos recursos básicos e avançados para reunir insights de tráfego, uso do site, conversões e melhorias para otimizar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca, como o próprio Google.

Neste artigo explicaremos tudo sobre o Google Analytics: como ele funciona, quem pode usar e alguns cuidados na hora de implementar a ferramenta dentro de um projeto de SEO. Acompanhe nos parágrafos a seguir.

O que é o Google Analytics?

Publicidade

De forma simples, o Google Analytics é uma ferramenta de monitoramento e otimização de marketing digital, desenvolvido e disponibilizado pela gigante da tecnologia. O principal uso da ferramenta é reunir dados de diversos aspectos de um site cadastrado, a fim de possibilitar insights de estratégias de marketing para esse site.

O Google Analytics pode ser integrado a outras ferramentas Google, como o Search Console e o Ads, que também fazem parte da rotina de profissionais de marketing digital, principalmente em mídia paga e SEO. Ele surgiu em 2005 e constantemente recebe atualizações, que melhoram a obtenção de relatórios e a precisão de dados.

Começando a utilizar o Google Analytics

Qualquer pessoa pode utilizar o Google Analytics em um site. Basta possuir uma conta Google e ser dono de uma URL (pode ser um blog, mas você precisa ter acesso à edição de administrador para integrar a ferramenta ao site). Depois de um breve cadastro, a ferramenta informará um código HTML, que deve ser copiado e colado no código do site em questão.

É essa inserção que vai permitir que o Google Analytics obtenha dados de tráfego, palavras-chave, perfis de usuário, conversões e diversas outras análises detalhadas sobre o desempenho do site.

Feito isso, você terá acesso a gráficos, tabelas e números precisos sobre cada detalhe do seu site, o que no caso de empresas, se torna a principal forma de tomar decisões com base no desempenho de vendas online, engajamento de público e até mesmo testes de performance de páginas.

Tipos de dados importantes que podem ser monitorados no Google Analytics

Embora algumas práticas de marketing digital sejam padronizadas, cada empresa vai se beneficiar dos dados fornecidos pelo Google Analytics de forma personalizada. Para isso, os relatórios gerados pela ferramenta podem ser customizados de acordo com a necessidade de visualização de cada profissional.

Tráfego e palavras-chave

Esses são os dados referentes à navegação dos usuários dentro do site. Quantos acessos ele teve em determinado período, o tempo que cada usuário ficou por lá, quantas páginas foram acessadas e como os usuários chegaram até a sua página.

Além disso, também é possível obter informações sobre as principais palavras-chave que levam usuários até o site, dado essencial na hora de planejar e monitorar um plano de SEO.

Conversões e metas

Essa parte é bem importante para comércios digitais, pois é como a loja consegue saber qual a receita gerada em determinado período, quais páginas estão gerando mais receita e também identificar problemas no carrinho de compras. Também é possível considerar conversões ou metas como cadastro em newsletter, download de materiais ou clique em um botão.

Perfil de usuários e melhorias técnicas

Podendo ser usado inclusive em publicidade offline, o relatório de público fornece dados completos sobre os usuários do seu site, como tipo de dispositivo, localização, idade, frequência de visita, entre outros.

Com a combinação desses dados e criação de relatórios personalizados é possível entender possíveis problemas no site, como páginas fora do ar, com tempo de carregamento alto ou recusadas pelos usuários.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui