segunda-feira , 15 abril 2024
Alexandre Pierro e Marília Cardoso, sócios-fundadores da PALAS/Divulgação
Ínicio Noticias ISO de inovação já representa 9% do faturamento total da primeira empresa certificada na América Latina
Noticias

ISO de inovação já representa 9% do faturamento total da primeira empresa certificada na América Latina

1.7k
Compartilhe

MZF4 começa a colher os frutos da certificação ISO 56.002, implementada pela PALAS

A ISO de inovação já começa a mostrar seus primeiros resultados. A MZF4, primeira empresa certificada na América Latina, acaba de anunciar que só os produtos criados no último ano, a partir da implementação da ISO 56.002, já representam 9% de seu faturamento total.

O projeto, que começou a ser desenvolvido ainda na versão draft em meados de 2018, conquistou a certificação na mesma semana em que a norma foi oficialmente publicada, em julho de 2019. Alexandre Pierro, que é sócio-fundador da PALAS, consultoria de inovação e gestão, e um dos brasileiros que participou do processo de formatação da ISO 56.002, foi o responsável pela implementação. “A MZF4 aceitou participar de um projeto piloto, em fase de desenvolvimento, e em poucos meses já contabiliza resultados notórios”, destaca.

Além do grande impacto financeiro, a empresa alega outros ganhos. “Recebemos abordagens frequentes de diferentes setores motivados pela certificação. Contabilizamos ainda economias nas áreas de operação, suporte e até juros menores em instituições financeiras”, alegra-se o CMO da MZF4, Fabrício Saad. Embora ainda não tenha sido mensurado, a empresa relata ainda uma grande melhora no seu valor de marca, já que tornou-se internacionalmente reconhecida pela ISO 56.002. “A certificação nos diferenciou no mercado e despertou o interesse de toda a indústria no Brasil e mesmo no exterior”.

Outro ganho significativo foi no clima organizacional e no intercâmbio com o mercado. “Os colaboradores estão muito mais engajados e motivados para inovar no seu dia a dia. Isso gerou um incremento em receitas com novos projetos nas mais diferentes áreas, incluindo pesquisas novíssimas no setor de impressão 3D e em suturas médicas inteligentes, em parceria com universidades e outras instituições. O orgulho de pertencer está cada dia mais forte!”, celebra Saad. Boa parte dessas inovações são advindas do projeto Eureka!, que premia os autores das melhores ideias.

E os benefícios estão só no início. A MZF4 pretende investir em novos mercados, pesquisas, uso de novos materiais e novas tecnologias. Para Pierro, a certificação foi apenas o primeiro passo. “O maior benefício da ISO 56.002 é criar uma cultura de inovação capaz de colocar a empresa em outro patamar de desenvolvimento. Por meio de processos bem definidos e executados, empresas de todos os portes e segmentos podem colecionar resultados muito satisfatórios”, finaliza o sócio-fundador da PALAS.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...

Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

*Leandro Viegas Hora é chuva demais, hora é seca demais. Os últimos...

A Favela nos Games: Periferia chega ao Fortnite mostrando São Paulo futurista

Prepare-se para uma revolução no universo dos jogos! A Salve.Games e a...