Universitários produzem podcast sobre diversidade

0

Para os alunos do UNISAL, o projeto faz com que a visão deles, sobre assuntos urgentes da sociedade, seja ampliada

Os alunos do 3° semestre de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL, Unidade Americana, Campus Maria Auxiliadora, disponibilizaram uma série de podcasts sobre diversidade. Os programas em áudio, disponíveis no Spotify, são resultado de trabalho interdisciplinar desempenhado entre agosto e dezembro de 2019.

A cada semestre, os estudantes da instituição têm na grade curricular um espaço dedicado à elaboração de um projeto que deve integrar todas as disciplinas, além de envolver a comunidade e a discussão de temas de impacto social. Ao final, devem apresentar um produto. “Como no segundo semestre do curso há a disciplina de Produção Publicitária em Rádio, decidimos produzir esse material em áudio para que os alunos pudessem treinar essa linguagem e suas especificidades. Como estamos atentos às novas tecnologias e formatos, optamos pelo podcast”, explica o coordenador do curso, Prof. Duílio Fabbri Júnior.

Os podcasts representam uma nova forma de comunicação, na qual o Brasil já é o segundo maior consumidor do mundo. A principal característica é a produção de um arquivo de áudio, baixado sob demanda em plataformas de streaming. De acordo com pesquisa do Ibope do ano passado, 40% dos usuários de internet no Brasil acessam este formato de conteúdo, número que só é menor que o dos Estados Unidos.

O tema da diversidade foi escolhido porque os projetos integradores – como são chamadas as atividades interdisciplinares – devem promover discussões que possam ser transformadoras, tanto na experiência dos alunos quanto na sociedade.

“Em conversa com o grupo, nós alunos, decidimos relatar as temáticas LGBTQIA+ sob o aspecto da publicidade. Esse projeto permitiu olhar, com novas dimensões, temas que estão presentes em nosso cotidiano e que, na maioria das vezes, não são debatidos. A atividade nos ajudou a aplicar a teoria da sala de aula, em prática, com temas atuais e suporte da faculdade, compartilhou Milena Cristina Pereira, integrante do grupo.

No UNISAL, os projetos têm o objetivo de levar a reflexão aos alunos. De acordo com o grupo, uma das maiores dificuldades na realização do podcast foi o tema. “Foi preciso comprovar e desmistificar a visão preestabelecida pela sociedade, em relação a comunidade LGBTQIA+. Até mesmo os integrantes tiveram que ser mais críticos a esse tipo de posição tomada pela publicidade e ver como esses aspectos estão sendo retratados. Esse tipo de projeto é sensacional, pois permite ter-se outras visões complementares a sua. Sem dúvidas, nós gostaríamos de realizar outros projetos”, afirmaram Mateus da Silva, Milena Pereira, Gabriela Lauer, Guilherme Romano, Júlio de Vasconcellos.

Para o professor Duílio a comunicação exerce esse papel de apresentar discussões importantes na sociedade, e a academia precisa ser esse espaço de profusão de ideias. “Acreditamos que a comunicação deva propor discussões que ajudem a construir uma sociedade mais justa. Assim, trabalhamos com a diversidade de modo bastante amplo, envolvendo questões étnicas, de gênero e de respeito às diferenças de todo tipo”, afirma Fabbri Júnior.

Os resultados do trabalho também serão apresentados em congressos na área de Comunicação. Para ter acesso gratuito ao podcast dos alunos do UNISAL, basta procurar por “Diversidade UNISAL” no Spotify. Já estão disponíveis os episódios Gênero e Deficiências .

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui