sexta-feira , 29 março 2024
Ínicio Internet Vai comprar pela internet neste Dia dos namorados? Cuidado! Evite cair em golpes
InternetMercadoNoticias

Vai comprar pela internet neste Dia dos namorados? Cuidado! Evite cair em golpes

960
Compartilhe

O Dia dos Namorados é uma das principais datas comemorativas do nosso calendário e a terceira no ranking de vendas no varejo, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. Por ser uma data que tem um forte apelo emocional, não se restringe apenas a presentes, mas também a serviços como jantar em restaurantes e dia de beleza, por exemplo.

Além disso, o Dia dos Namorados abrange não apenas jovens namorados, mas também casados, o que abre margem para diversas campanhas de marketing com objetivo de  despertar o interesse do consumidor e impulsionar as vendas.

É justamente diante dessas altas demandas que especialistas alertam para os possíveis golpes na internet, como explica o CEO da Codeby, a Keyrus Company, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, Fellipe Guimarães. “Os criminosos se aproveitam das datas sazonais devido a alta procura por produtos e serviços para aplicar golpes. Muitas vezes, uma oferta atraente acaba induzindo o cliente a comprar acreditando que é seguro, mas desconfie de promoções relâmpago e com muitas facilidades, pois pode sim ser golpe.  Faça uma busca mais aprofundada antes de tomar a decisão”.

Com a expectativa de vendas alta aumentam também os golpes virtuais, pois o avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia e a expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de comprar os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp.

Segundo o Phishing Activity Trends Report da APWG (Relatório de Tendências de Atividades de Phishing do APWG), ataques contra os setores de comércio eletrônico/varejo e pagamento aumentaram em 2021, sendo que 7,6% dos ataques foram direcionados ao e-commerce e 5,8% aos serviços de logística ou entrega de encomendas.

Alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Utilizar somente o cartão virtual – que expira após um determinado período – nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”, explica o especialista.

Como realizar uma compra segura? Confira as dicas

  • Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro
  • Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro.
  • Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico.
  • Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.
  • Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite.
  • Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.
  • Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma.
  • Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma.
  • Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento.

Dicas do Procon

  • Cuidado com ofertas e promoções que não informam, antes de efetivar a compra, a data de entrega.
  • Evite comprar através de link ou ofertas que aparecem enquanto você navega nos aplicativos, redes sociais etc. Busque o site e veja se estão  claras as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato.
  • Pesquise se o site já consta da lista da Fundação Procon chamada “Evite esses sites”.
  • Em pagamentos com cartão de crédito ou boleto, verifique os sites “seguros” (com endereço iniciado por https://, na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.
Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Pesquisa goiana mostra que 61% dos consumidores aprovam a interação com chatbots

Uma pesquisa realizada pela Poli Digital, plataforma que centraliza e automatiza canais...

5 dicas infalíveis para alavancar suas vendas com campanhas online e offline

Encontrar maneiras de impulsionar suas vendas faz parte do sucesso de qualquer...

Autenticação biométrica: uso da ferramenta deve crescer cerca de 400% até 2027

Em um cenário onde casos de ciberataques e falsificações de dados online...

Descompactador de solo auto transportável será lançado na Tecnoshow Comigo

Encontrar o maquinário mais adequado às necessidades e que se ajuste ao...