Vale a pena terceirizar os serviços de TI? Entenda sobre

Publicidade

O TI de uma empresa é o setor responsável por atender diferentes demandas da companhia, que vão desde o suporte técnico até análises estratégicas dos processos internos.

Esse departamento é essencial para organizar ações de qualquer segmento, independentemente de seu tamanho. 

Somente com a presença dele é possível garantir uma boa infraestrutura tecnológica e o bom funcionamento das operações.

Publicidade

Atualmente, as companhias estão passando por uma transformação digital intensa e contínua, por isso, precisam investir em tecnologia da informação. 

Caso contrário, podem prejudicar sua competitividade e perder espaço para a concorrência.

E o desenvolvimento tecnológico é tão intenso que não é raro ver profissionais de TI sobrecarregados, o que abre brechas para falhas e erros.

Para evitar esse tipo de situação, muitas empresas preferem terceirizar esse setor, visto que também é uma forma para garantir a qualidade e a eficiência da corporação.

Se você considera essa possibilidade, leia este artigo até o final. Nosso objetivo é esclarecer as principais dúvidas dos gestores.

Por isso, vamos falar quais são os benefícios de terceirizar o TI e de que maneira você pode fazer isso. Acompanhe a leitura conosco.

Vantagens de terceirizar o setor de TI

A princípio, pode parecer que não, mas existem muitos benefícios de terceirizar o TI do seu negócio. 

Além de ajudar a economizar tempo e dinheiro, esse processo também traz outras vantagens, como:

Controle dos retornos sobre investimento (ROI)

Fica muito mais fácil controlar o ROI de uma empresa de cabeamento estruturado se ela terceiriza o departamento de TI. 

Essa prática ajuda a definir e acompanhar as metas, evitando erros durante esse trabalho.

Esse controle é importante porque mostra se a organização está investindo mais do que obtendo lucros, um problema que pode colocar em risco a saúde financeira do negócio.

Melhor custo-benefício

Estruturar e manter um setor de tecnologia da informação não é uma tarefa fácil e muito menos barata. 

A corporação precisa comprar equipamentos e softwares, além de contar com profissionais capacitados para esse trabalho.

Ademais, os recursos tecnológicos evoluem constantemente, isso significa que é necessário fazer investimentos constantes neste departamento, como modernização dos equipamentos e treinamentos para os colaboradores.

Essa renovação constante é extremamente cara para muitas empresas, principalmente para os pequenos negócios que estão começando agora.

Por outro lado, se você contar com uma empresa terceirizada, deixará a cargo dela toda a responsabilidade desse setor. 

O contrato inclui um valor definido e justo, muito mais em conta do que providenciar tudo.

Reduz os custos da organização

Uma empresa de comunicação visual também consegue reduzir consideravelmente os custos relacionados à infraestrutura de equipamentos e softwares, o que traz vantagens financeiras de grande valia.

Em outras palavras, você não precisa gastar tempo e dinheiro com todos os processos inerentes a esse departamento, como:

  • Infraestrutura física e tecnológica;
  • Recrutamento e seleção;
  • Folha de pagamento;
  • Impostos.

Todo esse trabalho fica a cargo da empresa que você contratou para terceirizar o departamento de tecnologia do seu negócio.

Foco no que mais importa

A não ser que você seja uma empresa de TI, o seu foco é outro, como vendas de produtos e serviços, fabricação de determinada mercadoria, dentre outras possibilidades.

Independentemente de qual seja o seu setor, nós sabemos que é desafiador cuidar de todos os processos inerentes a ele, imagine ter que cuidar, também, do setor de tecnologia.

Você corre o risco de não dar conta do core business da sua empresa e não executar adequadamente todas as atividades do TI.

Além disso, é muito difícil desviar o foco dos problemas do seu negócio para dar atenção a algo que precisa ser solucionado de emergência em um setor que não corresponde à atividade principal da organização.

Por outro lado, assim como no caso da assessoria empresarial, a terceirização de TI vai cuidar de tudo o que você precisa, sem que você tenha que se alarmar com qualquer situação de risco.

Consequentemente, você e seus colaboradores podem se dedicar o que realmente importa para o negócio, ou seja, a solução oferecida aos seus clientes.

Mais competitividade para a empresa

A terceirização pode indicar quais são as melhores estratégias para o seu negócio. Você saberá quais são as tecnologias e metodologias essenciais para que sua empresa possa alcançar os resultados que deseja.

É uma forma de se manter competitivo no mercado e sair na frente dos concorrentes, mas sem precisar fazer grandes investimentos.

É necessário levar em conta que haverá um gerenciamento mais adequado da infraestrutura de tecnologia da informação, o que naturalmente gera um diferencial competitivo para sua marca.

Isso acontece porque uma empresa de escritórios virtuais, por exemplo, será capaz de implementar novas tecnologias, de maneira mais rápida e eficiente, contando com profissionais que possuem conhecimento nesses processos.

Infraestrutura necessária

A infraestrutura do departamento de TI é bastante complexa, o que faz com que os gestores tenham muita dificuldade em determinar quais equipamentos são necessários e quando realizar a manutenção ou a substituição deles.

Ademais, esse tipo de investimento pode comprometer financeiramente a organização e até mesmo prejudicar sua produtividade.

Isso faz com que a gestão se preocupe mais com a atividade-fim, levando à negligência deste departamento e aumentando as falhas.

Por outro lado, se você conta com uma empresa terceirizada, não precisa mais se preocupar com nada relacionado a ela.

A contratada vai providenciar computador novo e softwares necessários para a realização de suas atividades.

Acesso a suporte e monitoramento

De nada adianta ter bons equipamentos se você não souber lidar com eles, por essa razão, é muito importante contar com profissionais capacitados que saibam lidar com os mais diversos imprevistos.

É a terceirizada quem vai cuidar da configuração dos processos, da escolha das ferramentas, do treinamento dos profissionais e da contratação da equipe necessária.

Além disso, também será responsável por escalar os serviços, de acordo com as necessidades da companhia.

Também não podemos deixar de mencionar o fato de que esses profissionais analisam e identificam falhas, por meio de auditorias e testes de simulação, o que ajuda a impedir danos mais graves.

Só que para ter acesso a todas essas vantagens, uma empresa de manutenção de cabine primária precisa saber como fazer a terceirização do setor de TI.

Como terceirizar o departamento de TI

Existem algumas etapas importantes para terceirizar o departamento de TI do seu negócio.

Fazer um planejamento

Em primeiro lugar, é muito importante fazer um planejamento para definir os requisitos do projeto de terceirização.

Você precisa ser específico quanto às entregas e especificar para a contratada de que maneira espera que esse trabalho seja realizado.

Avaliar as empresas candidatas

É necessário avaliar todas as propostas das empresas que querem se responsabilizar por esse departamento dentro da corporação.

Para isso, um fabricante de bancada para teste deve fazer perguntas, da mesma forma que faria se fosse contratar um novo colaborador.

Procure referências e peça a opinião de outros clientes que usam os serviços da terceirizada. 

Durante a avaliação do portfólio, se não for possível ter certeza em relação às referências e experiências, você pode pedir um esboço do trabalho.

Se a organização em questão realmente estiver interessada em trabalhar com você, vai oferecer de prontidão uma demonstração para que você entenda como funciona a sua metodologia de trabalho.

Não se baseie apenas no preço

Nós sabemos que o objetivo de qualquer organização é economizar, entretanto, tenha em mente que terceirizar o TI é um investimento, por isso, não caia na tentação de optar pela proposta mais barata.

Os gestores mais experientes nesse processo, como o de uma empresa de tecnologia robótica, recomendam avaliar várias propostas e ir além do valor.

Isso significa que você deve analisar com calma o escopo de serviços e outras questões pertinentes para o seu negócio.

Procurar experiências específicas

A empresa que você escolher deve ter uma experiência específica no tipo de projeto que você pretende realizar, portanto, não se proponha ser cobaia.

Estamos falando de um departamento crucial para o seu negócio, assim sendo, faça negócios com alguém que seja capaz de lidar com um projeto complexo.

Conclusão

Portanto, as organizações dependem dos recursos tecnológicos para sobreviver e se manterem competitivas, por essa razão, devem estruturar com qualidade e sabedoria o seu setor de TI.

Mas, a verdade é que a maioria dos gestores não sabe como proceder nesse sentido, por isso, a melhor solução é contar com uma empresa terceirizada.

Este é o trabalho dela e saberá exatamente o tipo de TI que sua organização requer. Com isso, sua marca será muito mais competitiva e valiosa no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui