Mais

    Você sabe como fazer Pix Saque e Pix Troco?

    Publicidade

    Que o Pix caiu no gosto do brasileiro, é inegável. Os números do Banco Central falam por si só: são mais de 1 bilhão de transações via Pix feitas mensalmente no Brasil. Para se ter ideia do sucesso do novo formato de pagamento, em novembro de 2020, quando o sistema começou a operar, foram 27,61 milhões de transações. Mas é fato também que muita gente ainda não tem Pix – por não ter vínculo com instituições bancárias – ou teme ser alvo de algum tipo de golpe envolvendo a transferência de dinheiro e os pagamentos.

    “O sistema de segurança envolvendo o Pix está em constante atualização, para permitir que as transações, ocorram 24h, nos sete dias da semana. Além da facilidade e gratuidade para clientes pessoa física, o Pix pode ser acionado do celular, tablet e computador, deixando as transações mais ágeis. Basta a pessoa cadastrar sua chave Pix e começar a usar – pode ser via CPF, email, número de celular ou uma chave alfanumérica gerada aleatoriamente”, explica Lucas Thaislo, diretor de Produtos, Tecnologia e Inovação do Banco Semear.

    Publicidade

    Como sequência da evolução do Pix, novas funcionalidades vão surgindo a cada dia, agora, com o Pix Saque e o Pix Troco, que prometem ainda mais praticidade e agilidade no dia a dia do usuário: poder sacar dinheiro num estabelecimento inscrito no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), por exemplo. Clientes do Banco Semear, com conta digital, já podem usufruir das facilidades destes serviços. Entre as comodidades, estão o empréstimo pessoal e a praticidade de realizar a transação para ter dinheiro em espécie para alguma necessidade imediata.

    “Em ambas as transações, Troco ou Saque, o usuário que quer retirar o dinheiro em espécie vai fazer um Pix para o agente ou estabelecimento que oferta o serviço. Via leitura de QR Code ou transferência simples, ele fará o Pix da sua conta para a conta do Agente de Saque, que entregará ao usuário o valor em espécie solicitado. É uma espécie de expansão dos terminais de saque 24h”, acrescenta Thaislo.

    No caso do Pix Saque, o dinheiro em espécie corresponderá ao valor da transação Pix realizada. Já no caso do Pix Troco, o valor entregue ao usuário será a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada. E as funcionalidades Pix não param por aí, outras novidades estão por vir, como PIX Cobrança, Aproximação, Débito Automático e muito mais.

    O pix – meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas lançado em outubro de 2020 – está em constante evolução e já conquistou a preferência da população brasileira. Entre os principais objetivos de criação do Pix estão diminuir custos, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes em transações bancárias; incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo; e promover a inclusão financeira de pessoas que não tinham conta em instituições tradicionais de maneira ágil e prática.

    Publicidade

    SERVIÇO
    Como fazer Pix Saque e Pix Troco?

    • O usuário que desejar sacar dinheiro em espécie, mas não há caixa de seu banco ou terminal 24h próximo;
    • Ele vai até um estabelecimento que oferte o serviço Pix Saque/Pix Troco e solicita a quantia. Ex: R$ 150,00*; O valor limite para saque é definido por cada Agente de Saque;
    • O Agente de saque criará o QR Code correspondente ao valor desejado;
    • Via leitura do QR Code, ele fará o Pix da sua conta para a conta do agente, que entregará ao usuário os R$ 150, 00 em espécie;
    • No caso do Pix Saque, o dinheiro em espécie corresponderá ao valor da transação Pix realizada. Já no caso do Pix Troco, o valor entregue ao usuário será a diferença entre o valor do total do Pix e o valor da compra realizada.

    Onde fazer?

    • Estabelecimentos comerciais, caixas eletrônicos compartilhados e correspondentes bancários que tenham optado por disponibilizar o Pix Saque e Pix Troco.
    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui