Mais

    Você sabe o que 2022 reserva para o marketing digital? Leia e descubra

    Publicidade

    O marketing digital evolui constantemente, e ele se tornou o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços. Ou seja, se você quer estratégias realmente eficientes para seu negócio, precisa acompanhar as tendências desse mercado.

    O ano de 2022 promete ser bastante agitado, por isso, é essencial estar atento ao marketing feito pela internet, pois ele vai garantir que sua empresa chegue aonde deseja e alcance o que precisa.

    Publicidade

    Aliás, para os profissionais dessa área, estar à frente das tendências é fundamental, já que permite organizar e sistematizar as estratégias e táticas que devem ser alcançadas ao longo do ano.

    Nesse sentido, deve-se considerar que o consumidor mudou muito seus hábitos de consumo desde 2020, o que modificou o modo como as marcas investem em marketing na web.

    Com o aumento da adoção do modelo de trabalho home office, as organizações precisam saber como alocar seus recursos em marketing digital, tanto em estratégias clássicas quanto nas mais recentes. Mas, você sabe quais são elas?

    Neste artigo, vamos apresentar a importância de investir em marketing digital, as vantagens trazidas por ele e quais são as principais tendências desse mercado para 2022. Confira!

    A importância de investir em Marketing Digital

    Publicidade

    Mesmo investindo em marketing digital, uma parte das organizações não compreendem a importância dessas práticas.

    No entanto, é por meio dele que a marca consegue construir uma presença forte na internet, afinal, quanto tem uma dúvida ou quer comprar algum produto, o consumidor moderno procura o que deseja no Google.

    Se uma empresa de consultoria contábil faz um bom trabalho com marketing na web, consegue aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

    É dessa forma que o seu negócio vai construir uma boa presença digital e com isso atrair mais pessoas interessadas em suas soluções.

    O marketing digital também é fundamental para construir uma audiência qualificada, pois um negócio descobre quem são seus clientes, como eles consomem, como se comportam, entre outras informações importantes.

    A empresa começa a se relacionar com quem realmente se interessa por seus produtos e serviços, e pelo fato de oferecer o que essas pessoas procuram, torna-se capaz de fidelizá-las.

    Todos os contatos podem ser organizados por meio de lista de e-mails cadastrados, assinantes de newsletter, seguidores nas redes sociais e outros. Assim, pode-se construir uma audiência qualificada e a transformar em um verdadeiro ativo para suas ações.

    Também é por meio das ações de marketing digital que a companhia fala com o público certo e no melhor momento.

    Ou seja, além de ajudar a construir sua audiência, ela será formada pelas pessoas certas. Quanto às estratégias de comunicação, são capazes de impactar essas pessoas no momento mais adequado.

    Deste modo, uma empresa de consultoria financeira consegue segmentar seu público-alvo e até personalizar o diálogo com ele.

    Mas, além dessas possibilidades, se este investimento for feito por meio de muito estudo e planejamento, pode trazer bons retornos para a empresa ao longo do ano.

    Impactos positivos do Marketing Digital

    Sua empresa quer conquistar bons resultados o ano todo, mas para isso, ela precisa investir nas estratégias que estão em alta no marketing digital. Ao fazer isso, sua marca será impactada de muitas formas, como:

    • Aumento do engajamento;
    • Melhora da jornada de compra;
    • Clientes mais fiéis;
    • Ofertas personalizadas.

    Além de atrair os clientes certos e aumentar as oportunidades de vendas, é possível criar relacionamentos duradouros com os consumidores.

    O marketing digital possibilita oferecer conteúdos relevantes que vão muito além da publicidade comercial, assim, os consumidores podem responder e interagir com o seu negócio.

    Essa interação cria laços fortes e sua marca se torna a preferida dentre tantos outros concorrentes. Isso é importante, considerando que o consumidor moderno assumiu um papel muito mais ativo na relação de consumo, o que dificultou a jornada de compra.

    Ele pesquisa e compara preços, analisa a experiência de outras pessoas, obtêm informações, experimenta e depois decide o que quer fazer.

    Então, além de investir em uma fachada de loja moderna, você precisa usar o marketing digital para acompanhar a jornada de compra de seus clientes, em todos os canais digitais que ele utiliza, como site, redes sociais, buscadores como o Google e outros.

    O marketing online também trabalha com ações de pós-venda, algo fundamental para fidelizar os clientes. Além disso, o negócio pode contar com várias ferramentas para se comunicar com os usuários.

    Por fim, as campanhas e ações podem ser totalmente personalizadas, o que ajuda a criar ofertas únicas para cada pessoa que compra com você.

    Isso é possível porque o marketing digital utiliza ferramentas para entender o comportamento do consumidor, seus hábitos e outras características.

    Contudo, para ter acesso a vantagens ainda maiores, um negócio com boa fachada de loja feminina deve se atentar às principais tendências do marketing digital.

    Tendências do Marketing Digital para 2022

    Para fazer diferente, melhorar seus resultados e conquistar clientes o ano todo, as melhores estratégias de marketing em 2022 são:

    1 – Marketing de conteúdo

    Não é de hoje que o marketing de conteúdo se destaca, e ele é uma das principais tendências de marketing digital para 2022.

    Se prestar atenção, seu negócio vai encontrar uma grande variedade de empresas, dos mais variados portes e setores, que integram o blog ao site, com publicações relacionadas aos seus produtos e serviços.

    O motivo para ele continuar como forte tendência é que, além de oferecer informações para o público-alvo, também colabora com outras estratégias de marketing digital.

    Um exemplo disso é que os artigos ajudam a otimizar o site e ainda colaboram com as publicações nas redes sociais.

    2 – Conteúdos em vídeos

    O YouTube já contabiliza cerca de 1 bilhão de horas de vídeos assistidos todos os dias, sobre os mais variados assuntos, como tutorial para criar placas pesonalizadas.

    Os conteúdos em formato de vídeo postados no YouTube e em outros canais foram práticas em alta em 2021 e continuarão sendo no próximo ano.

    A rede social Instagram fortalece ainda mais essa tendência, pois prioriza os vídeos em meio às postagens. Essa plataforma está fazendo isso porque compete diretamente com outros canais, como o YouTube e o TikTok.

    3 – Exclusão dos cookies

    Recentemente, o Google anunciou que vai encerrar o rastreamento de cookies a partir de 2022, o que vai impactar outras estratégias de marketing digital, como o remarketing.

    Para muitas empresas, é essencial rastrear os usuários, mas a plataforma está preocupada com a privacidade dos internautas, tendo em vista que as pessoas levantam questionamentos sobre isso constantemente.

    Os usuários pesquisam sobre tudo na internet, por exemplo, sobre pasta catálogo personalizada, mas com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os consumidores se tornaram mais cientes do direito à privacidade na internet.

    Assim sendo, as marcas começarão a utilizar sistemas próprios para coletar dados sobre os usuários em seus sites.

    4 – Inteligência Artificial

    A Inteligência Artificial (IA) se tornou imprescindível para desenvolver boas estratégias de marketing atualmente, e ela vai assumir papéis cada vez mais importantes.

    Saber investir nas soluções trazidas por essa tecnologia pode melhorar ainda mais os resultados, o que vai muito além de automatizar o atendimento ao cliente.

    Por exemplo, uma gráfica especializada em cartão de visita criativo pode garantir um atendimento robotizado, no qual o consumidor nem vai perceber que está falando com um computador.

    5 – Plataformas mais sofisticadas

    Em 2022, as redes sociais estarão muito mais sofisticadas, afinal, não é de hoje que vemos uma competição acirrada entre o Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.

    Todas elas querem conquistar uma audiência cada vez maior por meio de vídeos curtos e outros formatos dinâmicos.

    Por essa razão, tudo o que for produzido para as redes sociais deve assumir um aspecto mais profissional, tanto em relação ao vídeo, quanto ao design e ações de copywriting.

    Em outras palavras, as redes sociais estarão mais criteriosas em relação à qualidade do conteúdo gerado, fazendo com que os produtores precisem cada vez mais compreender as exigências dos algoritmos.

    6 – Gestão própria

    Empresas dos mais variados setores vão assumir cada vez mais a gestão de seu marketing, tanto na internet quanto no meio offline, por meio de ações como impressão flyer.

    O objetivo é reduzir os custos e melhorar os resultados, principalmente tendo em vista as constantes crises econômicas que o país atravessa.

    Conclusão

    O marketing digital veio para ficar e ele se molda conforme o consumidor evolui e novas tendências tecnológicas aparecem.

    Continuar investindo nessas ações é essencial para garantir bons resultados e crescer, mas sempre acompanhando suas principais tendências.

    Neste artigo, você descobriu o que muda em 2022, agora, pode investir nas ações mais certeiras. Com certeza, seu negócio terá acesso a todas as vantagens trazidas pelo marketing digital e prevalecerá em meio aos concorrentes.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui