A função de Business Partner é relativamente recente no mundo dos Recursos Humanos (RH). Essa profissão surgiu na década de 80 com o objetivo promover o alinhamento em diversos setores e profissionais da empresa com o setor do RH com o objetivo de promover integração, reduzir o índice de absenteísmo e aumentar a produtividade de um negócio.

Esse profissional se tornou bastante importante no meio de RH e se popularizou bastante nos últimos anos. Porém, pouca gente sabe quais são as suas atribuições e o quanto ele pode ser importante para uma empresa. Aqui neste artigo, você entenderá que o papel que esse profissional desempenha é primordial para o andamento das empresas. 

O que e como surgiu o Business Partner? 

O Business Partner é um cargo que surgiu nos anos 80. A primeira citação referente a função se deu no livro Human Resource Champions, que pode ser traduzido para o português como “Campeões de Recursos Humanos”. 

A obra escrita pelo guru de gestão David Ulrich é a primeira a ressaltar que este profissional é fundamental para promover o alinhamento entre todas as áreas de um negócio com o setor de RH. Ulrich aponta que a maioria das empresas tem dificuldade para discriminar as funções de cada cargo e que, em muitos casos, profissionais ficam sobrecarregados sem necessidade. 

Ao contrário do que muitos pensam, o Business Partner não é o chefe do RH, esse profissional teria a função de consultor de gestão, auxiliando no alinhamento entre setores e na tomada de decisões de uma empresa. O Business Partner seria o elo entre os gestores de um negócio com o intuito de aumentar o desempenho de um negócio. 

Assim, o Business Partner não é um profissional de RH, mas precisa conhecer e acompanhar todos os indicadores do setor para conseguir prestar uma consultoria assertiva para os demais setores da empresa. 

Quais são as principais habilidades que um Business Partner precisa ter? 

O Business Partner é um cargo generalista. Não é preciso ter uma formação específico para trabalhar na função. Profissionais da área de psicologia, RH ou administração são mais contratados para desempenhar esse trabalho. 

A maior parte das habilidades que um Business Partner precisa ter estão ligadas a área de RH e gestão de pessoas. Conheça abaixo quais são as principais habilidades que um Business Partner precisa ter:

Planejamento 

Todo Business Partner precisa ser um bom planejador. Afinal, ele é profissional responsável pela articulação do RH com os demais setores de uma empresa. Com a intenção de promover o alinhamento de expectativas entre todos os setores. 

Bom executor 

Além de ser bom planejador, o Business Partner precisa saber executar os seus planos. Como consultor de gestão de pessoas é importante que este profissional saiba como tirar os projetos do papel, delegando funções e seguindo etapa após etapa até alcançar os objetivos traçados. 

Comunicação 

O Business Partner é um profissional que precisa lidar com diversas pessoas, desde colaboradores, gestores, investidores, fornecedores e tudo o mais. Ele tem a tarefa de unir todas as áreas da empresa de uma maneira efetiva. A capacidade de se comunicar bem é fundamental para que este profissional exerça bem o seu trabalho. 

Prever riscos 

Este profissional também precisa ser bom em antecipar riscos. Montar planos e executá-los apenas não basta, é preciso estar preparado para fazer os ajustes necessários na estratégia. Prever os riscos é importante, mapear todos os possíveis cenários é fundamental para ter uma resposta assertiva e ágil para evitar prejuízos para a empresa. 

Mediar conflitos 

O poder de comunicação de um Business Partner deve servir também para auxiliar na mediação de conflitos. É importante que este profissional seja o elo entre os setores, e com isso, vem a parte complicada de mediar conflitos entre diferentes profissionais, afinal os interesses são os mais diversos possíveis. 

É fundamental saber mediar estes conflitos e negociar com os interessados. Isso é essencial para encontrar soluções que satisfaçam os interesses de todos e possam gerar bons resultados no médio e longo prazo. 

Saber lidar com gestores 

O Business Partner lida tanto com os colaboradores como com os gestores. E lidar com pessoas em cargos de liderança não é nada fácil. Esse profissional tem de conseguir orientar e unir todos os setores, logo precisa manter relações com diversos gestores e buscar o entendimento entre todos em prol dos objetivos da empresa. 

Qual é a importância de um Business Partner dentro de uma empresa? 

O Business Partner é uma função estratégico dentro de uma empresa. Esse profissional deve ter capacidade analítica e conciliatória, isso é fundamental para a sua atuação. Para as empresas, um profissional que desempenhe bem essa função é de extremo valor. 

Analisar e conciliar os diferentes setores de um negócio não é uma tarefa fácil. Esse profissional é responsável por estreitar as relações entre os setores de uma empresa e o RH, o que é fundamental para otimizar uma estratégia de atração e retenção de talentos. Também é fundamental para qualificar os processos de recrutamento e seleção da empresa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui