Tecnolera

Seu celular escuta o que você fala? Descubra e proteja-se de ameaças

Você já notou que muitas vezes comenta com familiares ou colegas de trabalho sobre determinado produto ou marca, e pouco tempo depois entra nas suas redes sociais e aparece conteúdo patrocinado daquela empresa? Seria isso mera coincidência, ou nossos celulares são capazes de ouvir o que falamos?

A boa notícia é: você pode verificar se seu celular está ouvindo suas falas, basta montar uma ‘armadilha’.

– Escolha um assunto que não seja de ser cotidiano, algo que não poderia ser associado à sua personalidade, um assunto sobre o qual você nunca fala.

– Isole o tópico do seu celular. Não use seu celular nem nenhum outro dispositivo para buscar informações sobre esse assunto e certifique-se de não ter jamais pesquisado o assunto em buscadores.

– Pense numa lista de palavras-chaves que possam servir de gatilho para mecanismos de busca.

– Discuta o tópico em voz alta nas proximidades do seu celular. Você pode fazer isso sozinho ou com outra pessoa por vários minutos por vez. Faça isso por alguns dias em sequência.

Depois de montar a armadilha, observe se algum novo anúncio começou a ter você como alvo nas redes sociais ou em outros canais digitais. Se sim, seu telefone provavelmente está ajudando esses anúncios a chegarem até você.

Isso só se torna ilegal se um aplicativo estiver espionando você sem o seu consentimento. Por isso que é essencial revisar as permissões que está concedendo a serviços específicos e aprender sobre as maneiras como seu telefone está rastreando você.

Leia Mais Matérias