A importância da diversidade, equidade e inclusão (DEI) nas organizações

Nos últimos anos, a discussão sobre diversidade, equidade e inclusão, o chamado DEI, tem se destacado como um componente crucial na construção de equipes de alto desempenho nas organizações

Por: Tecnolera

Por que a diversidade e inclusão são fundamentais para as organizações?

A lacuna entre ambição e realidade é evidente, mas o foco principal aqui recai sobre o papel crítico da diferenciação entre práticas de diversidade e inclusão.

Saiba mais

Em meus estudos sobre este tema tenho notado que as empresas focam os esforços nas ações de contratação de pessoas diversas, porém esquecem de olhar para a importância de promover um senso de inclusão nestas pessoas por meio de práticas efetivas e que tragam resultados.

Saiba mais

Não existe diversidade sem inclusão. Diversidade e inclusão são conceitos essenciais, mas diferentes, no ambiente corporativo. Muitas empresas desenvolvem ações de diversidade considerando sinônimo para ações de inclusão.

Saiba mais

Diversidade refere-se às diferenças entre as pessoas, como gênero, raça, orientação sexual,  idade, etc. Por outro lado, a inclusão trata da percepção das pessoas de que suas contribuições únicas são valorizadas e que são incentivadas a participar plenamente.

Saiba mais

A importância da inclusão nas organizações

Enquanto a diversidade é sobre a variedade de características presentes, a inclusão vai além, focando na criação de um ambiente onde cada indivíduo se sinta respeitado e parte integral da equipe.

Saiba mais

Um pesquisa recente da Deloitte sobre Diversidade, Equidade e Inclusão nas Organizações demonstra que as iniciativas de DEI estão focadas nas etapas iniciais da jornada de uma pessoa na empresa, tais como: divulgação de vagas (66%), recrutamento e seleção (75%), Onboarding (53%) e Treinamento Programa de Formação (58%).

Saiba mais

Estes percentuais evidenciam o negligenciamento das empresas para as ações de inclusão após a contratação: mentoria (37%), feedback (27%), promoção (19%). A "cultura de inclusão" é essencial para permitir que pessoas diversas trabalhem efetivamente juntas.

Saiba mais

Essa cultura envolve conscientização, desenvolvimento de uma visão inclusiva e adaptação dos sistemas de recursos humanos.

Saiba mais

A relação direta entre DEI e a atração de talentos

Os dados mais impactantes de uma Pesquisa Global da McKinsey vêm à tona quando observamos a relação direta entre a DEI e a atração de talentos.

Saiba mais

A pesquisa revela que 39% dos respondentes rejeitaram oportunidades de emprego devido à percepção de falta de inclusão. Este é um alerta significativo para as empresas que desejam atrair os melhores talentos do mercado.

Saiba mais

Os benefícios da DEI são inegáveis e vão além da simples conformidade institucional com práticas inclusivas. Empresas com equipes executivas etnicamente diversas demonstram uma rentabilidade 36% maior.

Saiba mais

Práticas para promover a inclusão nas organizações

Para promover efetivamente a inclusão, a empresa precisa adotar práticas específicas:

Saiba mais

1 - Sensibilização e treinamento para a liderança sobre inclusão

Saiba mais

2 - Participar do processo de elaboração de políticas de DEI, receber treinamento sobre as políticas e ajudar na circulação desta política para todas as pessoas da empresa

Saiba mais

3 - Conhecer as histórias e experiências de cada pessoa contratada

Saiba mais

4 - Ter o conhecimento sobre os possíveis resultados que podem ser alcançados, quais são as metas e como reportar as métricas

Saiba mais

5 - Auxiliar no desenvolvimento dos talentos por meio de uma liderança alterista, conhecendo as habilidades e os limites de suas pessoas

Saiba mais

6 - Fomentar uma cultura que valorize a diversidade, promovendo a igualdade de oportunidades, flexibilidade no trabalho e políticas de conciliação entre vida pessoal e profissional, que ajudam a reter e atrair pessoas talentosas.

Saiba mais

7 - Torne-se um mentor ou uma mentora e engaje a sua equipe no movimento

Saiba mais

8 - Ser transparente na comunicação

Saiba mais

9 - Promover avaliação e reconhecimento justos

Saiba mais

Ao adotar essas práticas, as organizações podem criar ambientes inclusivos que não apenas atraem talentos de qualidade, mas também potencializam uma força de trabalho diversificada, impulsionando a inovação, a Responsabilidade Social Corporativa e o sucesso a longo prazo.

Saiba mais