Desvendando a Arte da Fotografia pelo Celular: 7 Truques para Capturar Beleza em Cada Imagem"

Por: Tecnolera

1 - Ajuste de foco

A maioria dos celulares é comercializada com ajuste automático. Mesmo assim, o correto é selecionar a parte superior do objeto de foco antes de fazer o registro para evitar que fique embaçada.

Saiba mais

2 - Lente limpa

Os aparelhos ficam parte do tempo no bolso e na mochila, porém se sujam com recorrência. Manter uma rotina de higiene, especialmente das lentes traseiras, prolonga a vida útil e as deixa prontas para fotografar com qualidade.

Saiba mais

3 - Linhas de grade

Compreender o enquadramento de uma imagem exige tempo e dedicação. No entanto, o recurso de linhas de grade, disponível nos smartphones pelo menu “configurações”, facilita a visualização da proporção de objetos ou pessoas que posaram para o retrato.

Saiba mais

4 - Despedida do zoom

Por mais que a tecnologia tenha avançado, as fotografias feitas com zoom pelo celular apresentam qualidade baixa e resoluções aquém do potencial do instrumento.

Saiba mais

5 - Iluminação natural

Embora o flash seja um mecanismo possível de ser utilizado, é certo que as imagens ficam mais bonitas e profissionais quando feitas em ambientes com luz favorável. Nessas ocasiões, vale a pena ativar o HDR automático para gravar detalhes e variedades de cores com maior precisão.

Saiba mais

6 - Verdadeira espontaneidade

Na busca por cliques mais elaborados, há quem invista em simular fotos espontâneas. Essa alternativa pode não funcionar da maneira esperada e, por isso, deve ser evitada. O recomendado é manter os olhos e os dedos atentos para capturar a essência certa de uma cena real.

Saiba mais

7 - Modo manual

Pela captura manual pode-se configurar a abertura de lente, ISO, balanço de brilho, contraste e até mesmo velocidade do obturador. Isto é, o celular se torna algo próximo de uma câmera profissional. Treinar o uso desse instrumento possibilita que, em médio e longo prazo, se consiga realizar fotografias de alto nível. .

Saiba mais