Mais

    WhatsApp do Incra esclarece dúvidas sobre certificado de cadastro de imóvel rural

    Publicidade

    Proprietários de imóveis rurais que pretendem obter o certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR), documento emitido para comprovar que determinada área está regular junto ao Incra, podem contar com atendimento via WhatsApp. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária abre um novo canal de comunicação via mensagens instantâneas para orientar o proprietário de imóvel rural sobre o que é o CCIR, como emiti-lo e efetuar o pagamento da guia, como obter um novo certificado ou corrigir erros. A facilidade é uma iniciativa inovadora em teste junto a sociedade que, caso venha a trazer resultados positivos, poderá ser convertida em ação permanente.

    O chatbot disponibilizado pelo canal WhatsApp é uma solução tecnológica que utiliza inteligência artificial e foi implantado pelo Serpro, empresa de tecnologia do governo federal e parceiro do Incra no processo de transformação digital que toda a administração pública federal tem adotado.

    Publicidade

    Para acessar o Incra pelo WhatsApp, é preciso apenas salvar o telefone (61) 3411 7001 no celular e iniciar uma conversa. O assistente virtual oferece várias opções ao usuário, com mensagens criptografadas de ponta a ponta, eliminando o risco de dados pessoais caírem em mãos erradas.

    Tecnologia facilitando o dia a dia do produtor

    “Temos quase 7 milhões de imóveis rurais cadastrados no Incra. O CCIR é necessário para legalizar em cartórios a compra, venda, o arrendamento ou a hipoteca da propriedade. Além de ser exigido para que os donos de propriedades rurais possam obter crédito agrícola em bancos ou agentes financeiros”, explica Geraldo Melo Filho, presidente do Incra. Segundo ele, muitos proprietários têm dúvidas sobre como emitir, como consultar ou mesmo quais os documentos necessários, e por vezes precisam recorrer a terceiros. “Agora, basta uma conversa no WhatsApp e pronto, todas as dúvidas sobre o CCIR são esclarecidas em tempo real, instantaneamente, como os usuários do aplicativo gostam”, completa.

    “É mais uma entrega de tecnologia que ofertamos para o povo brasileiro. Estamos empenhados na missão de manter o Brasil entre os países com maior oferta de serviço público por meio digital, simplificando o acesso aos serviços à medida em que automatizamos os processos”, relata Gileno Barreto, presidente do Serpro.

    Neste primeiro momento, todas as operações no app são informativas. Com a evolução do serviço, será possível também efetuar transações. “A Plataforma WhatsApp Business também permitirá integrações com soluções de Governo, entregando os serviços públicos onde o cidadão estiver”, explica Johny Santos, líder do projeto no Serpro.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui