quarta-feira , 15 maio 2024
Ínicio Tecnologia ChatGPT: confira 5 dicas para usar a ferramenta aplicada ao live content experience
Tecnologia

ChatGPT: confira 5 dicas para usar a ferramenta aplicada ao live content experience

315

Sam Altman, CEO da OpenAI, anunciou este mês que a última versão de sua ferramenta, o GPT-4, traz variantes personalizadas do ChatGPT que podem ser adaptadas para aplicativos específicos. Além de aprimorar questões de segurança, a OpenAI está trabalhando agora para construir agentes mais autônomos que possam realizar tarefas e ações, como executar códigos, enviar e-mails ou registrar reclamações.

“É um novo mundo de possibilidades que se abre. E as empresas que trabalham com marketing de incentivo podem se beneficiar muito disso em seus processos”, destaca Matheus Carmo, Head de Digital da EAÍ?! Content Experience, agência de live marketing. “À medida que profissionais ajustam essas ferramentas à cultura, missão e aos valores da empresa, o conteúdo produzido ganha em qualidade e eficiência.”

Hoje, Carmo é responsável pelo treinamento rotineiro de toda a equipe. Ele organiza sessões interativas e adaptadas às especificidades de cada departamento, focando em como as ferramentas de IA podem ser integradas de maneira eficiente e inovadora em suas rotinas. “Durante o treinamento o time vai praticando prompts e discutindo o uso prático em situações reais. Capacitar todos os profissionais é algo essencial para seguir no mercado, tanto para a empresa quanto para os próprios profissionais.”

Confira abaixo 5 dicas para usar o ChatGPT no cotidiano:

  1. Brainstorming

Mesmo indivíduos altamente criativos podem ter hiatos produtivos, às vezes. Isso pode acontecer por muitos motivos: cansaço, variação de humor, repetição de tarefas, etc. Causas muito humanas. A inteligência artificial, no entanto, não está sujeita à instabilidade biológica. Alimentada com informações de contexto e exemplos de planejamento, a ferramenta pode entregar um grande número de variações de uma ideia e até mesmo criar situações novas. Basta ser o mais claro e direto quanto possível em cada solicitação. Se não estiver satisfeito, repita o processo. O ChatGPT vai se aprimorando a cada nova pergunta.

  1. Insights para campanhas

Se você está montando uma newsletter, um e-mail ou mesmo algum banner com chamadas promocionais ou anúncios programados, o ChatGPT pode ajudar nisso.

Além de contar com todo o repositório da internet, você também pode treinar a ferramenta para se alimentar do tipo de trabalho específico que você desenvolve e que tenha o traço autoral da sua empresa. Quando receber os insights, basta filtrar o material mais pertinente e refinar o pedido, se necessário.

  1. Criação de conteúdo

A criatividade é um dos pontos mais surpreendentes das novas ferramentas tecnológicas. Tanto para a produção de textos quanto ilustrações ou imagens geradas digitalmente, ferramentas integradas ao ChatGPT podem colaborar. Mas, neste caso, esteja alerta: as leis de direitos autorais seguem em vigor. Não se deve mimetizar o traço autoral de um artista ou a produção intelectual de um profissional e fazer uso indiscriminado. O ideal é checar, a cada novo conteúdo, se o material já está disponível na internet ou se foi plagiado (muito semelhante) a algo que já existe. O olhar humano continua sendo fundamental para manter a ética na geração de conteúdos por inteligência sintética.

  1. Dicionário, tradução, consulta

Na hora de escrever, ficou em dúvida sobre uma palavra? Precisa de um sinônimo ou antônimo? Apareceu um conceito estranho na leitura e você precisa de uma explicação didática? O ChatGPT pode ser muito útil na fase de pesquisa para um briefing ou do registro no material de planejamento. Até para casos que fogem à especialidade de um ou outro profissional, a ferramenta oferece suporte. Por exemplo: um produtor precisa elaborar uma viagem para Tóquio, mas não sabe o que propor de atividade para um grupo de 50 pessoas. Por que não perguntar ao ChatGPT? Ficou mais fácil!

  1. Personalização ilimitada

Já pensou em oferecer uma experiência diferente para cada pessoa que acessa uma determinada página na internet? E uma resposta diferente para cada um que consulta um produto ou serviço? Com as novas ferramentas, é possível entregar um conteúdo diferente para cada fase do funil de vendas, que pode ser identificado automaticamente, de acordo com o comportamento do usuário. Nesse sentido, as possibilidades são, de fato, infinitas, porque a inteligência artificial pode processar um grande volume de dados rapidamente. É o aprimoramento do que já conhecemos por meio da dinâmica dos algoritmos: cada atendimento pode se tornar, de fato, único.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil

A Robomind, empresa especializada em projetos de educação tecnológica e robótica de...

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença...

O Brasil está perdendo talentos de TI para o exterior

Por Gabriel Ferreira, CEO da Coodesh A inovação no setor de recrutamento...

Future Hacker lançará conteúdo inédito com IA em evento Clic 2024 da Unimed

O Future Hacker,  rede global com mais de 300 especialistas em ciência...