terça-feira , 16 abril 2024
Ínicio Noticias Como as novas tecnologias estão moldando o ambiente de trabalho
NoticiasTecnologia

Como as novas tecnologias estão moldando o ambiente de trabalho

49
Compartilhe

Com a chegada de novas tecnologias, novas oportunidades e desafios se apresentam no mercado de trabalho. O futuro reserva grandes possibilidades e mudanças para o ambiente de trabalho em todos os sentidos. A automatização de tarefas com soluções para controle de acesso e a possibilidade de trabalho remoto são exemplos disso.

Mesmo que se possa pensar desse modo, a tecnologia não deve substituir os trabalhadores humanos por completo, mas, sim, apresentar novos modelos e processos de trabalho. No ambiente corporativo, é importante entender como o futuro do trabalho pode impactar a sua carreira e como começar a projetar as novas oportunidades e desafios que estão pela frente. 

Como melhorar a praticidade em sua casa com o auxílio da tecnologia

Impactos da inteligência artificial 

Depois do lançamento do ChatGPT, a inteligência artificial (IA) se tornou o centro das atenções no mercado de tecnologia. E essa tecnologia se mostra transformadora e impulsora de um mercado de trabalho mais automatizado, inteligente e intuitivo. Listamos abaixo os principais impactos da inteligência artificial no ambiente de trabalho:

Automatização de tarefas 

Um impacto positivo da IA é na automação de tarefas rotineiras e repetitivas. Isso traz a possibilidade para que profissionais possam parar de se preocupar com atividades monótonas e de pouco resultado no dia a dia. Assim, é possível focar em ações mais estratégicas e criativas, além de ter mais liberdade e flexibilidade de horários. 

Novos segmentos de trabalho 

Nesse período de aprimoramento e disseminação da IA, há uma demanda a ser explorada por profissionais das áreas de desenvolvimento web e ciência de dados. Há uma grande oferta de vagas relacionadas à tecnologia, que demandam conhecimento em linguagens de programação e também adaptação de funções para uma nova realidade, como gestão de produtos digitais e experiência do cliente. 

Criação de novas profissões 

A IA não deve impor apenas a substituição de profissionais operacionais por máquinas, mas abrir novas funções de trabalho. Muitos postos de trabalho do futuro ainda não existem, mas nos próximos anos devem começar a aparecer no mercado. É importante estar pronto para uma requalificação e adaptação para desenvolver habilidades úteis num mercado dominado por novas tecnologias. 

Autenticação biométrica: uso da ferramenta deve crescer cerca de 400% até 2027

Impactos do trabalho remoto 

O trabalho remoto aprimora os novos modelos de colaboração virtuais e traz muito mais dinamismo para a vida das pessoas. O futuro do trabalho não deve ter mais fronteiras como no mundo convencional e é fundamental entender os seus impactos. Confira abaixo quais são os principais impactos do trabalho remoto no futuro:

Flexibilidade e possibilidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional 

O trabalho remoto elimina as fronteiras geográficas de trabalho. O avanço tecnológico nesse sentido traz a possibilidade de promover maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso permite que profissionais possam trabalhar com mais liberdade e sigam colaborando com muita eficiência de qualquer lugar do mundo. 

Possibilidade de inovação 

A inovação é o fator principal das novas tecnologias. Diversas ferramentas colaborativas estimulam a produtividade e a criatividade, fundamentais para a inovação. A colaboração virtual entre pessoas traz essa possibilidade por permitir a comunicação fluida entre pessoas espalhadas pelo planeta. 

Tecnologia em prática traz novas possibilidades para diversos segmentos de trabalho

O futuro do trabalho por meio das novas tecnologias traz diversas possibilidades para os mais variados segmentos de trabalho. E comentar apenas sobre as oportunidades, pode ser difícil de entender do que estamos falando. Por isso, listamos abaixo alguns exemplos de novas tecnologias nos principais segmentos de mercado. Confira:

  • uso de chatbots para suporte e atendimento a clientes no e-commerce;
  • assistentes virtuais por voz para facilitar pesquisas e permitir controle de dispositivos inteligentes; 
  • gestão de dados para facilitar a coleta, o armazenamento e a análise de grande volume de informações; 
  • carros autônomos para navegar no trânsito e evitar acidentes.

Como vimos, são várias as possibilidades para o futuro. É importante ficar sempre atento às novidades e buscar se aprimorar em habilidades na área de tecnologia e também em habilidades interpessoais e de pensamento crítico para aproveitar as demandas das novas carreiras. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Linguagens Tech: Como escolher a melhor para o negócio?

Escolher a linguagem de programação certa pode ser o divisor de águas...

Hora Max: TNT, TNT Séries e Warner Channel transmitem ‘O Regime’ em abril

A Hora Max seleciona os melhores títulos do streaming e os leva para os...

Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC)...