quinta-feira , 2 maio 2024
Ínicio Noticias PIX Crédito: Entenda como usar a nova função de pagamento
NoticiasNovidades

PIX Crédito: Entenda como usar a nova função de pagamento

866

Com a promessa de chegar aos brasileiros em 2023, a função “crédito no PIX” já pode ser conferida por emissores de crédito, como os bancos, assim como pela população brasileira. A C&M Software, empresa PSTI (Provedores de Serviços de Serviços de Tecnologia da informação) regulamentada pelo SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), acaba de desenvolver o Yellow, a primeira plataforma a entregar de ponta a ponta o conceito de Buy Now Pay Later – Compre Agora Pague Depois -, com integração de todos os ecossistemas de sustentação e distribuição dos produtos de crédito no Brasil, tendo uma capilaridade de aceitação superior ao cartão de crédito, tendo mais de 500 milhões de chaves Pix cadastradas.

Segundo dados do BACEN, a modalidade de pagamento instantâneo transacionou quatro vezes mais do que a opção em cartões de crédito no primeiro quadrimestre de 2022. O Pix movimentou R$2.069 bilhões, contra R$456 milhões nos cartões de crédito.

Em outras palavras, para o lojista, o Yellow traz a facilidade do recebimento imediato, já para o consumidor final, a plataforma vai favorecer o acesso ao crédito, barateando a opção de compra a prazo.

Criado em 2020, o PIX tornou-se um dos meios de serviços financeiros mais utilizados no país por conta da ausência de taxas em transações e pagamentos. Agora, a função crédito promete diminuir custos, com a expectativa de juros menores para o consumidor final que precisa recorrer ao crédito no dia a dia.

“A iniciativa de trazer essa função crédito para o PIX visa trazer uma abertura maior ao acesso do crédito no Brasil. Mesmo com um cenário de juros altos, e o Brasil é reconhecido mundialmente por conviver com juros mais altos, o Yellow pode ser um marco no mercado por baratear essas operações, tornar o crédito mais acessível tanto para os emissores quanto para os consumidores”, comenta Wellington Silva, head de produtos na C&M Software.

Para os emissores de crédito – bancos e instituições financeiras – a plataforma Yellow é categorizada como um produto de crédito recorrente, tendo alta capilaridade e um menor custo operacional, enquanto para o consumidor ela tem o poder de negociar descontos junto aos estabelecimentos no pagamento à vista.

Além de comprar, o consumidor pode transferir, depositar e efetuar pagamentos de contas. Após isso, a plataforma permite uma combinação com o emissor do seu Yellow uma forma de pagamento que mais se adequa a sua necessidade.

Como solicitar o crédito no PIX através do Yellow?

Para utilizar a modalidade e garantir a chance de “comprar agora, pagar depois”, o consumidor deverá fazer o download ou utilizar o aplicativo financeiro de preferência que tenha a interface da plataforma Yellow e preencher a proposta de utilização do crédito conforme política do emissor de crédito. Após essa primeira etapa, o emissor fará uma análise junto ao motor de crédito.

Finalizada a análise e aprovada, o usuário tem seu crédito liberado e poderá fazer transações com o PIX. O consumidor poderá escolher financiar a transação, conforme definido pelo emissor, a loja ou pessoa a receber. O dinheiro será depositado no mesmo instante, como uma compra à vista. O valor da transação segue um fluxo de faturamento, e o usuário pode pagar a fatura em 30 dias ou conforme parcelas.

Para o estabelecimento ou prestador de serviços a receber o valor, a compra recebe a característica de integralidade do valor, sem intermediários ou custos adicionais com maquininhas de cartões de crédito.

“Diferentemente do cartão de crédito ou qualquer outra linha de crédito; que o valor a vencer é pago através de um boleto, o PIX crédito entra com a funcionalidade de débito automático, cadastrado diretamente na conta corrente do devedor. Esse é um ponto de atenção para não se enrolar nas dívidas”, explica Wellington Silva.

Abaixo, confira um passo a passo sobre como solicitar o crédito agora através da plataforma Yellow.

  1.   O portador baixa o aplicativo e preenche a proposta, conforme política do emissor;
  2.   O emissor realiza a análise de crédito, junto ao seu motor de crédito – Yellow permite a integração ao sistema legado;
  3.   Após avaliação do emissor, o portador tem seu crédito liberado e já poderá transacionar (comprar, pagar, depositar, transferir) com Pix;
  4.   Pessoa ou lojista que fornece o QR Code a ser lido pelo aplicativo portador-Yellow ou chave Pix, pagando assim a transação;
  5.   O portador pode escolher financiar a transação, conforme definido pelo emissor – a loja ou pessoa recebe o Pix na hora, como se fosse uma compra à vista;
  6.   O valor da transação segue um fluxo de faturamento – o portador pagará a fatura em 30 dias ou conforme parcelas.
Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

01.05.2024 – Mutirão de Emprego Online oferece mais de 800 mil vagas em todo Brasil

No dia 1º de maio (quarta-feira), as plataformas do Banco Nacional de...

Braço robótico com inteligência artificial ordena e coleta produtos como um humano

Por Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil As inovações tecnológicas e...

‘O Mundo de Greg’: reflexões inspiradas pela série

Com enredo envolvente e personagens cativantes, O MUNDO DE GREG conquistou o coração...

Mineiro de 21 anos desenvolve IA capaz de viralizar vídeos sem tráfego pago

Você já imaginou ter a oportunidade de viralizar um vídeo nas redes...