Supermercado online: conheça a tendência e-grocery

Publicidade

As compras em supermercado online são uma tendência para o pós-pandemia, mas há alguns desafios a serem vencidos de olho na melhoria da experiência dos clientes.

A mudança no comportamento dos consumidores foi um dos principais reflexos da pandemia. Entre elas, a que teve um crescimento exponencial é a tendência e-grocery ou supermercado online. Dessa maneira, o varejo encontrou uma excelente oportunidade de novos investimentos, gerando renda e empregos. Foi um verdadeiro boom desde 2020, principalmente em produtos de limpeza, alimentos, bebidas, roupas e calçados.  

Entenda mais sobre o termo e-grocery  

O termo é uma derivação da palavra “mercearia” com o prefixo e fazendo uma citação ao comércio eletrônico, ambos oriundos do inglês. Para nós, trata-se do supermercado online, que facilitou a vida de milhões de brasileiros ao longo dos períodos de isolamento social impostos pela pandemia de Covid-19. 

Publicidade

Apesar das compras em supermercados online já existirem bem antes de 2020, elas ganharam força por conta da problemática do vírus e, agora, muita gente está desfrutando do conforto e comodidade de fazer as compras sem sair de casa. 

Assim, é possível fazer a compra da semana, do mês ou dos itens de um encontro familiar a um clique de distância, com uma entrega rápida e ainda tendo diversas promoções que englobam todos os produtos existentes em um supermercado físico, tanto no ramo de varejo quanto de atacado.  

Diante do aumento da procura por esse serviço, inúmeros comerciantes investiram nessa tendência, tendo um diferencial em relação à concorrência. No entanto, o e-grocery vai bem além do que simplesmente uma compra online, pois ele também foi criado para proporcionar uma experiência inovadora no meio digital. 

Assim, ele compreende uma navegação que engloba todos os setores de um supermercado, incluindo os itens do site, promoções, campanhas, escolha do meio de pagamento, separação dos produtos no estoque até a entrega dentro do prazo previamente estipulado.  

Procedimentos que devem ser valorizados

De olho na satisfação dos clientes, os supermercados online que estão se destacando no mercado seguem alguns procedimentos que devem sempre ser valorizados. Entre eles, podemos destacar: 

  • cumprimento do prazo das entregas; 
  • correta separação dos itens selecionados; 
  • organização do estoque; 
  • ordem de armazenamento; 
  • entrada e processamento de pedidos; 
  • oferta de variados meios de pagamentos; 
  • canais de atendimento online; 
  • disponibilidade de produtos. 

Outra questão importantíssima nesse cenário é o treinamento constante dos colaboradores, tendo em vista que a busca pela satisfação dos clientes e boas experiências devem sempre ser uma premissa. 

Nesse sentido, o atendimento deve ser exemplar não somente no site, mas também na entrega, respeitando todos os protocolos para que os produtos cheguem sem danos nas casas dos clientes, sempre com foco na qualidade. 

Tendência do supermercado online deve crescer nos próximos anos 

A experiência ao longo da pandemia deve continuar influenciando no crescimento do setor para os próximos meses e anos. Afinal, o setor de supermercados foi um dos que mais teve aumento nas vendas ao longo dos períodos de isolamento social, principalmente por meio das compras online. 

As compras chegaram a registrar um aumento na ordem de 180% no e-grocery ao longo de 2020, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Já as pesquisas no Google por supermercados online tiveram crescimento de 508%, ou seja, a tendência é altamente promissora para o futuro pela visão dos especialistas.  

Dessa forma, há vários desafios que se apresentam, como a melhoria na experiência do cliente, gestão dos pedidos e entregas e utilização de tecnologias que evitem erros na logística. Portanto, tudo indica que as compras em supermercados online vão fazer cada vez mais parte da realidade dos brasileiros, trazendo economia e mais conforto. 

  

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui