Mais

    Veja como preservar e aumentar a vida útil da bateria do seu notebook

    Publicidade

    Todas as baterias sofrem um desgaste natural após algum tempo de uso intenso do equipamento, e, após um período, a carga armazenada nas baterias começa a diminuir, porém existem algumas medidas simples que podem ser tomadas pelos usuários que ajudam a preservar e aumentar a vida útil das baterias de notebook. Nos dias atuais, com uma sociedade cada vez mais conectada, é indispensável ter autonomia de bateria para realizar tarefas no notebook em locais que não temos acesso a uma tomada. Veja algumas dicas que vão ajudar a preservar a bateria do seu notebook e sua vida útil.

    Não deixe a bateria descarregar por completo

    Publicidade

    As baterias atuais de notebooks funcionam em ciclos; quando a bateria vai de 100% a 0%, se encerra um ciclo. Segundo um teste realizado pela batteryuniversity.com, após 300 ciclos completos da bateria, ela perdeu cerca de 30% de sua capacidade.

    O ideal é nunca trabalhar com o notebook com a bateria abaixo de 20%, para evitar o descarregamento completo e assim finalizar um ciclo da bateria. Portanto, sempre que a bateria chegar nesse percentual, recomenda-se deixar o notebook carregando.

    Evite o superaquecimento da bateria

    Com o uso por um tempo prolongado, é normal que o notebook fique um pouco quente, porém, se as partes do equipamento esquentam rapidamente e ficam quentes por um longo período de tempo, pode ser um sinal de superaquecimento, que pode danificar a vida útil da bateria.

    Publicidade

    A recomendação é evitar usar o notebook em superfícies que absorvem o calor, como camas, travesseiros e cobertores. Também é preciso ficar atento para não bloquear as saídas de ar, que ajudam os componentes a manter uma temperatura ideal.

    Evite carregadores paralelos

    Caso a fonte ou o cabo do carregador se danifique, é recomendado que sejam adquiridas peças originais da marca do seu notebook, ou recomendadas pelo fabricante. É muito importante verificar a voltagem e amperagem de saída, para não correr o risco de acidentes, superaquecimento da bateria, sobrecarga, entre outros fatores que podem danificar o notebook.

    Não utilize o notebook sempre ligado na tomada

    É recomendado por alguns fabricantes, como a Apple, por exemplo, que o usuário alterne o uso do equipamento na bateria e ligado na tomada. Esse procedimento irá ajudar a manter a bateria sempre calibrada, além de evitar o superaquecimento desnecessário, que acontece sempre que o equipamento está carregando.

    Use o modo hibernar do notebook

    Sempre que o usuário não for utilizar o equipamento, porém não quer desligar para não perder nenhuma tarefa, é recomendado o modo hibernar. Esse modo irá desativar todas as funções do sistema operacional e deixar a máquina em stand-by, com um consumo mínimo de bateria. Esse procedimento ajuda a economizar bateria, e assim evita que o notebook passe longos períodos carregando.

    Mesmo com todas essas dicas, se, após algum tempo, a bateria estiver apresentando problemas, pode ser a hora de trocar de notebook. Para isso, é sempre importante ficar atento a promoções de notebook na Black Friday, que costuma ter preços incríveis para a substituição do equipamento, ou mesmo da bateria.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui