terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Noticias 44% dos brasileiros reclamam do cartão de alimentação
Noticias

44% dos brasileiros reclamam do cartão de alimentação

44% dos colaboradores de empresas brasileiras consideram que o valor da carga mensal do cartão de benefícios não atende suas necessidades alimentares, aponta pesquisa da ValeCard

80

Depois do pagamento salarial, um dos dias do mês mais aguardados pelo trabalhador brasileiro é a recarga do cartão de benefícios, cujo papel é tão importante que é considerado um complemento da renda, influenciando na qualidade de vida e nutricional do colaborador. Para entender quais as preferências ao utilizá-lo, a ValeCard, empresa especializada em meios de pagamento, realizou uma pesquisa com 666 pessoas de todo o Brasil. A relevância do vale é praticamente unânime: 89% dos entrevistados preferem ganhar um aumento no valor do cartão-alimentação ou refeição a receber outros benefícios.

No entanto, o montante recebido ainda está longe de ser ideal: 44% dos respondentes consideram que o valor da carga mensal não atende suas necessidades alimentares mensais. Em relação ao poder de compra, para a maior parte dos usuários de todo o país (82%) o valor do cartão é considerado baixo ou suficiente para atender às necessidades básicas, mas não proporciona excedentes. Um caminho apontado pelo levantamento é que 98% dos usuários acreditam que deveria ser reajustado anualmente, de acordo com a variação da inflação, para acompanhar o aumento do custo de vida.

Canal do Whatsapp traz atualizações sobre saúde, em Goiânia

Em acordo, dados do IBGE mostram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro de 2023 ficou 0,28 ponto percentual acima da taxa de novembro e fechou o ano com alta acumulada de 4,62%. Todos os grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em dezembro, com destaque para o grupo Alimentação e bebidas, que registrou a maior variação (1,11%) e o maior impacto (0,23 ponto percentual).

Na hora de passar o cartão, a prioridade para 90% dos entrevistados é comprar itens básicos de alimentação. A estratégia utilizada é adquirir alimentos para o preparo de refeições. Em último caso, apenas 7% utilizam o valor para comprar lanches ou pratos prontos.

Além de influenciar a maneira de gastar, o cartão de benefícios também indica onde gastar. Em primeiro lugar (45%), o critério é o local em que o vale rende mais, em segundo (21%) é a proximidade do estabelecimento, em terceiro (19%) a qualidade dos itens, e em quarto (15%) a variedade.

Cartão de benefícios é uma ferramenta importante para satisfação do colaborador

Um grande aliado do colaborador para complementar a renda ao longo do mês, o vale também é estratégico para as empresas. Segundo apurado pela ValeCard, 72% dos funcionários em todo o país relataram que o auxílio contribui com a satisfação no trabalho. Apenas 11% afirmam que o cartão de benefícios tem pouca ou nenhuma relação com a felicidade corporativa.

Came exalta Brasil como base estratégica e mira crescer 15% ao ano no mundo com produtos para casas inteligentes

Ao passo que 83% dos colaboradores gostariam de um aumento no valor dos benefícios, 17% desejam outros benefícios voltados para saúde e bem-estar, tais como auxílio para atividades físicas e incentivo à alimentação saudável. Para as empresas que desejam aderir a outros tipos de benefícios, a pesquisa mostra as preferências dos funcionários. No ranking aparecem, em primeiro, vale-farmácia (43%), em segundo o vale-combustível, como auxílio para o deslocamento até o trabalho (38%), adiantamento salarial (12%), e despesas educacionais (7%).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...