sexta-feira , 17 maio 2024
Ínicio Noticias 60% já tiveram serviço bancário negado, IA pode mudar essa realidade
NoticiasNovidades

60% já tiveram serviço bancário negado, IA pode mudar essa realidade

283

Uma pesquisa divulgada pela 1datapipe, empresa de IA focada em insights e análises de clientes, expôs as limitações das análises tradicionais utilizadas pelas instituições financeiras no Brasil. O resultado mostra acesso inconsistente aos serviços financeiros por parte dos consumidores. De acordo com o levantamento, 60% dos brasileiros já tiveram algum serviço bancário negado quando avaliados pelo score tradicional.

Em uma era de rápido avanço tecnológico, os consumidores têm percebido cada vez mais que as avaliações tradicionais do perfil financeiro utilizadas pelos bancos estão obsoletas. O estudo, realizado entre um grupo diversificado de entrevistados, destaca alguns desafios críticos enfrentados pelos brasileiros.

Entre os entrevistados, 30% já tiveram ao menos um pedido negado quando solicitaram crédito bancário, 28% não conseguiram obter empréstimos e 29% não puderam aumentar o limite de seus cartões de crédito quando requisitaram. Até mesmo a abertura de conta bancária é prejudicada quando a avaliação leva em conta somente o score tradicional. Segundo a pesquisa, 13% das pessoas ouvidas não foram capazes de abrir contas em bancos digitais e 8% em instituições físicas. Além disso, deixaram de ter acesso a outros serviços como financiamentos (11%), investimentos e aplicações (4%), seguros (4%) e previdência privada (3%).

Outro ponto que chama atenção é a confiança nas análises realizadas. 47% dos entrevistados vêem alguma discrepância na análise, como aprovação em uma instituição e em outra não, no mesmo período (26%), ou porque conhece pessoas que tem rendimento semelhante com acesso a serviços melhores ou piores que ele (14%) ou ainda porque tem um limite de crédito muito inferior ou superior ao rendimento (7%).

Como a IA e os dados alternativos estão revolucionando a inclusão financeira

Diante desse cenário, por meio de dados alternativos abrangentes e um banco de dados nacional robusto com 99% de cobertura da população adulta, a 1datapipe oferece pontuações e soluções especificamente adaptadas para populações com pouco ou nenhum serviço bancário. O cálculo analisa o risco de fraude de identidade, o comportamento de crédito e pagamento e a inclusão dos indivíduos sub-bancarizados, que são aqueles que não adquiriram todos os serviços financeiros compatíveis com sua realidade – uma solução pioneira no mercado. A pontuação, um cálculo estatístico que ajuda as empresas a entender o nível de risco na concessão de crédito a um indivíduo com base em seu comportamento, é o indicador mais utilizado atualmente pelas instituições financeiras.

Carey Anderson, CEO & Co-Founder of 1datapipe, destaca as oportunidades criadas pela análise feita por inteligência artificial para a população brasileira. A empresa norte-americana começou a atuar no país desde julho. Segundo a companhia, 70% da população da América Latina não possui acessos adequados a serviços bancários. “Enxergamos a necessidade urgente de uma abordagem mais moderna e abrangente para avaliar os perfis financeiros dos consumidores. Por isso, utilizamos tecnologia de ponta e uma perspectiva mais ampla sobre a saúde financeira dos clientes, transcendendo as limitações da pontuação de crédito tradicional”, comenta.

Para a 1datapipe, a inclusão financeira é mais do que apenas fornecer contas bancárias. Trata-se de dar a indivíduos a capacidade de alcançar seus objetivos monetários e melhorar sua qualidade de vida. “Melhorias na análise de crédito desempenham um papel crucial nesse processo, tornando possível para mais pessoas obterem o crédito de que precisam para prosperar. À medida que a tecnologia avança e a conscientização aumenta, esperamos que a inclusão financeira continue a se expandir, trazendo benefícios significativos para todos”, acrescenta o gestor.

De acordo com o levantamento, a perspectiva para análises de crédito feitas por meio da tecnologia de inteligência artificial é bem vista pelos brasileiros. No total, 74% acredita que ela faria um melhor trabalho do que a análise humana e 73% dizem que os bancos não consideram todos os aspectos da vida financeira do cliente na hora de analisar o crédito e ainda a grande maioria (87%) acredita que os bancos devem investir mais em tecnologia para melhorar seus serviços.

“Procuramos combinar dados de alta qualidade com a tecnologia de IA de última geração, e isso desempenha um papel fundamental para abrir as portas para que os cidadãos brasileiros tenham acesso aos serviços financeiros e produtos de crédito de que precisam para prosperar. À medida que a tecnologia de dados orientados por IA avança e a conscientização aumenta, esperamos que a inclusão financeira continue a se expandir, trazendo benefícios significativos para todos”, encerra Anderson.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Especialistas que compartilham conhecimento fortalecem sua autoridade e combatem a desinformação

Com a popularização das redes sociais dos últimos anos, a disseminação  de fake...

IAS anuncia Election Lab para orientar gestão de campanhas digitais às vésperas das eleições de 2024

A Integral Ad Science (IAS), plataforma líder global em medição e otimização...

Centro-Oeste ganha laboratório moderno com foco na tecnologia da aplicação

Nos últimos anos o agronegócio tem vivenciado um salto tecnológico com o...