sábado , 27 abril 2024
Ínicio Celulares 7 truques que ajudam a tirar fotos mais bonitas pelo celular 
Celulares

7 truques que ajudam a tirar fotos mais bonitas pelo celular 

255
Compartilhe

Na última década, o celular se tornou uma extensão do corpo humano. A facilidade de ter, à mão, a possibilidade de acessar um universo de informações e utilizar diferentes ferramentas acelerou mudanças no comportamento social. Assim, diante do desejo de eternizar momentos importantes ou especiais, poucas pessoas recorrem aos equipamentos profissionais e, simplesmente, fotografam pelo smartphone.

Apesar de não existir nenhum demérito nas fotos tiradas pelo celular, a qualidade pode ser inferior quando não há o domínio do dispositivo. Isso significa reconhecer que não basta simplesmente apontar a câmera para uma direção e pressionar o dedo na tela ou botão. O conhecimento técnico e de conceitos fundamentais da fotografia auxilia a melhorar a produção do conteúdo visual. 

Até que o desenvolvimento e controle dessas habilidades seja construído, os usuários podem se valer de truques para beneficiar a criação de imagens. 

1 – Ajuste de foco

A maioria dos celulares é comercializada com ajuste automático. Mesmo assim, o correto é selecionar a parte superior do objeto de foco antes de fazer o registro para evitar que fique embaçada. 

2 – Lente limpa

Os aparelhos ficam parte do tempo no bolso e na mochila, porém se sujam com recorrência. Manter uma rotina de higiene, especialmente das lentes traseiras, prolonga a vida útil e as deixa prontas para fotografar com qualidade.

3 – Linhas de grade

Compreender o enquadramento de uma imagem exige tempo e dedicação. No entanto, o recurso de linhas de grade, disponível nos smartphones pelo menu “configurações”, facilita a visualização da proporção de objetos ou pessoas que posaram para o retrato. 

4 – Despedida do zoom

Por mais que a tecnologia tenha avançado, as fotografias feitas com zoom pelo celular apresentam qualidade baixa e resoluções aquém do potencial do instrumento.  

5 – Iluminação natural

Embora o flash seja um mecanismo possível de ser utilizado, é certo que as imagens ficam mais bonitas e profissionais quando feitas em ambientes com luz favorável. Nessas ocasiões, vale a pena ativar o HDR automático para gravar detalhes e variedades de cores com maior precisão. 

6 – Verdadeira espontaneidade

Na busca por cliques mais elaborados, há quem invista em simular fotos espontâneas. Essa alternativa pode não funcionar da maneira esperada e, por isso, deve ser evitada. O recomendado é manter os olhos e os dedos atentos para capturar a essência certa de uma cena real.  

7 – Modo manual

Pela captura manual pode-se configurar a abertura de lente, ISO, balanço de brilho, contraste e até mesmo velocidade do obturador. Isto é, o celular se torna algo próximo de uma câmera profissional. Treinar o uso desse instrumento possibilita que, em médio e longo prazo, se consiga realizar fotografias de alto nível. 

Reservadas as diferenças operacionais, essas dicas podem ser úteis tanto para usuários de iOS quanto de Android. Logo, compensa a realização de testes, seja em um smartphone usado ou novo. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novos Motorola Edge trazem câmera profissional, Moto AI e novidades do Google Fotos

A Motorola anuncia os novos motorola edge 50 ultra, o motorola edge 50 pro e o...

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Para que os usuários aproveitem ao máximo todas as atividades do dia...

Smartphones mais aguardados para 2024

As principais fabricantes de celulares do mundo, como Apple, Samsung, Motorola e...