domingo , 28 abril 2024
Ínicio Celulares 84% NÃO pretendem trocar de celular este ano
Celulares

84% NÃO pretendem trocar de celular este ano

241
Compartilhe

No cenário atual, os smartphones conquistaram um status de indispensabilidade na vida das pessoas, tornando-se uma extensão do próprio corpo. A sensação de estar “despido” sem o telefone por perto é comum. Anualmente, as pessoas são impactadas com lançamentos de aparelhos, criando uma sensação crescente de pressão para adquirir o modelo da última geração.

No entanto: qual é o momento certo para fazer a troca do smartphone? Foi exatamente para essa questão que a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – buscou respostas com a pesquisa “Celular – 2023”, que contou com 2000 participantes brasileiros.

A realidade é que 84% das pessoas desafiam a noção comum de que a troca de aparelhos é um evento constante. Essa grande maioria não planeja adquirir um novo celular ainda em 2023. Entre eles, 21% já fizeram uma troca este ano, enquanto 63% estão bem satisfeitos com seus atuais dispositivos. Além disso, os preços elevados dos modelos mais recentes exercem um impacto significativo na decisão de compra, influenciando 36% dos brasileiros.

Apego aos celulares. Apesar de o mundo estar cada vez mais conectado e novos dispositivos serem lançados constantemente, metade dos brasileiros permanece fiel aos seus smartphones desde 2020/2021. Outros 23% mantêm um relacionamento por mais de três anos com seus smartphones. O Android, junto a outros sistemas, continua liderando, sendo a escolha de 73% dos usuários, e 26% têm optado pelo iOS (iPhone).

“Analisando os dados da pesquisa, observa-se como os brasileiros estão menos empolgados com as novas inovações tecnológicas, preferindo manter seus atuais celulares, apesar dos apelos das marcas por atualizações. Um dos fatores é a satisfação dos consumidores com seus dispositivos atuais, que continuam a atender suas necessidades diárias”, destaca Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.

A novidade da Apple está fora do bolso do brasileiro. Dentre os 16% de brasileiros que pretendem trocar de celular em 2023, a maioria não incluiu o recém-lançado iPhone 15 em sua lista de desejos. Destes, 89% afirmam que não vão comprar o lançamento da Apple.

Para 76% o impeditivo de adquirir um iPhone 15 ainda é o preço. Para 33%, a insegurança de andar com um aparelho caro na rua desmotiva a aquisição do modelo, e 27% já se acostumaram com outros sistemas, como o Android.

Entre a minoria de 11% das pessoas que colocaram o novo modelo da Apple na preferência de compras, 29% querem melhor imagem e mais tempo de bateria, cada; 26% buscam uma câmera superior para suas fotos e vídeos, e 23% desejam o desempenho de um aparelho mais rápido. Já os 20% adeptos da marca, justificam que fazem a troca de seus iPhones a cada 2 anos, e 11% sempre trocam quando um novo modelo chega ao mercado.

Já a Samsung, desponta como queridinha para mais da metade da população. Para quem vai comprar ou está em dúvida, ela domina com 55% das preferências, seguida pela Apple (29%), Motorola (20%) e Xiaomi (17%).

E qual a motivação para trocar de celular? Para 16% que pretende adquirir um novo aparelho, o tempo de uso e a velocidade estão entre os principais motivos. 49% querem trocar por estarem com o mesmo dispositivo há mais de 2 anos; 27% buscam modelos com sistemas mais rápidos; 22% querem uma câmera melhor e 19% desejam ter mais tempo de bateria.

Natal sem smartphone novo? Inseridos na parcela de 16% que estão de olho em um novo celular, 48% não têm uma data específica, mas pretendem comprar ainda em 2023. Para 28%, a Black Friday é uma ótima oportunidade para adquirir os eletrônicos com descontos. O Natal foi citado apenas por 9%, seguido pelo décimo terceiro salário (6%), e as promoções oferecidas pelas operadoras de telefonia (4%).

Se for presentear… 8 em cada 10 brasileiros (79%) consideram os smartphones como produtos como opção de presente.

Metodologia

A pesquisa “Celulares – 2023” foi conduzida com a Hibou, nos dias 07 e 08 de Outubro de 2023, por painel digital, e obteve 2000 respostas de todo o Brasil. O resultado apresenta 2,2% de margem de erro a 95% intervalo de confiança.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novos Motorola Edge trazem câmera profissional, Moto AI e novidades do Google Fotos

A Motorola anuncia os novos motorola edge 50 ultra, o motorola edge 50 pro e o...

Moto g24 power chega ao mercado brasileiro com bateria de 48h de duração

Para que os usuários aproveitem ao máximo todas as atividades do dia...

Smartphones mais aguardados para 2024

As principais fabricantes de celulares do mundo, como Apple, Samsung, Motorola e...