sábado , 4 maio 2024
Ínicio Tecnologia A inclusão digital e acessibilidade tecnológica
Tecnologia

A inclusão digital e acessibilidade tecnológica

777

Se você acredita que todos têm acesso à internet no nosso país, repense esse conceito, pois a inclusão e a acessibilidade digital estão longe de ser algo completo por aqui, ou seja, assim como é importante fazer o uso de um climatizador de ar industrial em sua indústria, também é valoroso dar às pessoas (principalmente às novas gerações) o contato com a internet e outros softwares – por exemplo, os de aprendizagem.

Para compreender melhor sobre o tema e verificar quais as necessidades e possibilidades a curto, médio e longo prazo, continue conosco. O Brasil precisa das leis e de um modelo que conceda valor a todas as classes sociais, nesta e em todas as áreas.

O que é inclusão digital?

A inclusão digital tem a ver com o processo de maior acessibilidade à tecnologia e a garantia do acesso a recursos relacionados ao setor. Isso inclui o acesso à internet, aos dispositivos eletrônicos, aos aplicativos e a outras ferramentas digitais.

Comparativamente, é tão fundamental quanto a aquisição de rodas para paleteiras para uma indústria que trabalham com essa empilhadeiras. Como você deve perceber, ela é de total importância em muitas áreas de nosso dia a dia, que vão desde a educação até o trabalho e o entretenimento. 

A falta de acesso a esses recursos pode criar uma desigualdade, levando a um cenário em que algumas pessoas e comunidades são deixadas para trás, incapazes de aproveitar as oportunidades oferecidas. Ou seja, imagine como é complexo para um cidadão, buscar serviço de fabricação de bobina estrela sem o auxílio de sites especializados ou mesmo dialogar com os responsáveis pela energia de sua região, quando ficar sem luz?

Quer mais? Isso também é uma questão de direitos humanos, já que o acesso à tecnologia e à informação é considerado uma necessidade em uma sociedade moderna, limitando, até mesmo, a participação cívica.

Para mudar esse panorama, são necessárias políticas e programas de capacitação, fornecimento de equipamentos tecnológicos e iniciativas para melhorar a conectividade em áreas carentes.

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade tecnológica, por sua vez, se refere ao desenvolvimento de soluções que sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou sensoriais. 

Atualmente, já existem softwares com leitores de tela, sistemas de voz, softwares de reconhecimento de voz e etc. Desta forma, um colaborador de uma empresa câmara fria para açougue, terá igualdade no que diz respeito aos dispositivos e apps.

A inclusão e acessibilidade digital no Brasil

No Brasil, existem diversas iniciativas voltadas para a inclusão digital e a acessibilidade tecnológica. Por exemplo, o governo federal mantém o programa “Computador para Todos”, que oferece computadores a preços acessíveis para famílias de baixa renda.

No próprio site do Governo Federal, no primeiro parágrafo a respeito deste benefício citado acima, vemos que ele é “executado pelo Ministério das Comunicações (MCom), para implementação de Políticas de Inclusão Digital. O Programa tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos”.

E complementando tudo isso, não podemos deixar de lado a Lei nº 14.479/2022, em seu artigo 2º, diz que:

Fica instituída a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, com os seguintes objetivos:

  • I – garantir o pleno exercício do direito ao acesso às tecnologias da informação e comunicação aos cidadãos brasileiros, dispondo-lhes os meios e insumos necessários para produzir, registrar, gerir e difundir conhecimento;
  • II – contribuir para o descarte de equipamentos e bens de informática da administração pública direta e das autarquias e fundações, de maneira correta e sustentável;
  • III – contribuir para a qualificação profissionalizante da população brasileira, estimulando a criatividade, a inovação, a geração de renda e o empreendedorismo;
  • IV – fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções nacionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”.

 Ao mesmo tempo, outros projetos e programas de inclusão digital que são voltados para comunidades carentes, como telecentros, escolas públicas, bibliotecas e etc.

Sem contar que a legislação ainda exige que todos os sites e serviços online sejam acessíveis a pessoas com deficiência, em conformidade com as diretrizes vistas no World Wide Web Consortium (W3C). 

As empresas e instituições públicas, para estarem em conformidade com as leis atuais, precisam garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências, por meio do uso de tecnologias assistivas e outras soluções de acessibilidade.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novas tecnologias de monitoramento ajudam a aumentar segurança nas cidades

A sensação de insegurança no Brasil tem aumentado de forma alarmante, conforme...

Braço robótico com inteligência artificial ordena e coleta produtos como um humano

Por Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil As inovações tecnológicas e...

Mineiro de 21 anos desenvolve IA capaz de viralizar vídeos sem tráfego pago

Você já imaginou ter a oportunidade de viralizar um vídeo nas redes...

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...