sábado , 18 maio 2024
Ínicio Tecnologia A inclusão digital e acessibilidade tecnológica
Tecnologia

A inclusão digital e acessibilidade tecnológica

810

Se você acredita que todos têm acesso à internet no nosso país, repense esse conceito, pois a inclusão e a acessibilidade digital estão longe de ser algo completo por aqui, ou seja, assim como é importante fazer o uso de um climatizador de ar industrial em sua indústria, também é valoroso dar às pessoas (principalmente às novas gerações) o contato com a internet e outros softwares – por exemplo, os de aprendizagem.

Para compreender melhor sobre o tema e verificar quais as necessidades e possibilidades a curto, médio e longo prazo, continue conosco. O Brasil precisa das leis e de um modelo que conceda valor a todas as classes sociais, nesta e em todas as áreas.

O que é inclusão digital?

A inclusão digital tem a ver com o processo de maior acessibilidade à tecnologia e a garantia do acesso a recursos relacionados ao setor. Isso inclui o acesso à internet, aos dispositivos eletrônicos, aos aplicativos e a outras ferramentas digitais.

Comparativamente, é tão fundamental quanto a aquisição de rodas para paleteiras para uma indústria que trabalham com essa empilhadeiras. Como você deve perceber, ela é de total importância em muitas áreas de nosso dia a dia, que vão desde a educação até o trabalho e o entretenimento. 

A falta de acesso a esses recursos pode criar uma desigualdade, levando a um cenário em que algumas pessoas e comunidades são deixadas para trás, incapazes de aproveitar as oportunidades oferecidas. Ou seja, imagine como é complexo para um cidadão, buscar serviço de fabricação de bobina estrela sem o auxílio de sites especializados ou mesmo dialogar com os responsáveis pela energia de sua região, quando ficar sem luz?

Quer mais? Isso também é uma questão de direitos humanos, já que o acesso à tecnologia e à informação é considerado uma necessidade em uma sociedade moderna, limitando, até mesmo, a participação cívica.

Para mudar esse panorama, são necessárias políticas e programas de capacitação, fornecimento de equipamentos tecnológicos e iniciativas para melhorar a conectividade em áreas carentes.

O que é acessibilidade digital?

A acessibilidade tecnológica, por sua vez, se refere ao desenvolvimento de soluções que sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou sensoriais. 

Atualmente, já existem softwares com leitores de tela, sistemas de voz, softwares de reconhecimento de voz e etc. Desta forma, um colaborador de uma empresa câmara fria para açougue, terá igualdade no que diz respeito aos dispositivos e apps.

A inclusão e acessibilidade digital no Brasil

No Brasil, existem diversas iniciativas voltadas para a inclusão digital e a acessibilidade tecnológica. Por exemplo, o governo federal mantém o programa “Computador para Todos”, que oferece computadores a preços acessíveis para famílias de baixa renda.

No próprio site do Governo Federal, no primeiro parágrafo a respeito deste benefício citado acima, vemos que ele é “executado pelo Ministério das Comunicações (MCom), para implementação de Políticas de Inclusão Digital. O Programa tem como objetivo apoiar e viabilizar iniciativas de promoção da inclusão digital por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) — espaços físicos adaptados para o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos, para a realização de cursos e oficinas e realiza o descarte correto de resíduos eletrônicos”.

E complementando tudo isso, não podemos deixar de lado a Lei nº 14.479/2022, em seu artigo 2º, diz que:

Fica instituída a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, com os seguintes objetivos:

  • I – garantir o pleno exercício do direito ao acesso às tecnologias da informação e comunicação aos cidadãos brasileiros, dispondo-lhes os meios e insumos necessários para produzir, registrar, gerir e difundir conhecimento;
  • II – contribuir para o descarte de equipamentos e bens de informática da administração pública direta e das autarquias e fundações, de maneira correta e sustentável;
  • III – contribuir para a qualificação profissionalizante da população brasileira, estimulando a criatividade, a inovação, a geração de renda e o empreendedorismo;
  • IV – fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de soluções nacionais nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”.

 Ao mesmo tempo, outros projetos e programas de inclusão digital que são voltados para comunidades carentes, como telecentros, escolas públicas, bibliotecas e etc.

Sem contar que a legislação ainda exige que todos os sites e serviços online sejam acessíveis a pessoas com deficiência, em conformidade com as diretrizes vistas no World Wide Web Consortium (W3C). 

As empresas e instituições públicas, para estarem em conformidade com as leis atuais, precisam garantir que seus produtos e serviços sejam acessíveis a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiências, por meio do uso de tecnologias assistivas e outras soluções de acessibilidade.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

SERES Auto apresenta nova plataforma focada em carros de luxo inteligentes

A SERES Auto, principal empresa chinesa de veículos de novas fontes de...

Centro-Oeste ganha laboratório moderno com foco na tecnologia da aplicação

Nos últimos anos o agronegócio tem vivenciado um salto tecnológico com o...

Evento sobre educação tecnológica reúne mantenedores escolares de todo o Brasil

A Robomind, empresa especializada em projetos de educação tecnológica e robótica de...

Aplicativo IDSYNC desenvolvido pela Gateware registra presença por meio de Reconhecimento Facial

Pensando em diminuir o número de fraudes no momento de registrar presença...