quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Noticias A revolução dos assistentes de voz em dispositivos domésticos
NoticiasTecnologia

A revolução dos assistentes de voz em dispositivos domésticos

Conectividade e integração com eletrônicos e eletrodomésticos traz mais comodidade no dia a dia

114

Os dispositivos assistentes de voz estão fazendo parte da vida dos brasileiros. Nos últimos anos, por conta de avanços importantes na tecnologia de IA (inteligência Artificial), cada vez mais os assistentes virtuais tornam-se peças-chave para a montagem de uma casa inteligente. 

Hoje em dia, na hora de escolher qual ar-condicionado comprar, por exemplo, é importante considerar se o aparelho permite conexão com assistentes de voz. Afinal, nada melhor do que controlar os aparelhos da sua casa com comando de voz, não é? 

Um estudo produzido pela Ilumeo, empresa de inteligência de dados, mostra que a maioria dos brasileiros já fez uso de algum assistente de voz. Segundo a pesquisa, 91% dos entrevistados disseram que já utilizam os assistentes de voz pelo smartphone. Ainda segundo os dados, 67% das pessoas já recorreram aos assistentes virtuais para diversos assuntos.  

A seguir, vamos mostrar como esses dispositivos têm tornado a nossa casa cada vez mais confortável. 

Como usar os assistentes de voz em casa? 

Com a popularização de assistentes virtuais como a Siri, da Apple, o Google Assistente, do Google e a Alexa, da Amazon, é possível controlar diversos aparelhos domésticos por meio de comando de voz. Se antes ter uma casa inteligente era bastante caro e pouco viável, hoje isso tem se invertido. 

A maior oferta de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos com conectividade para assistentes de voz possibilita a montagem de uma casa inteligente gastando pouco. Com o crescimento dos assistentes virtuais, nossas tarefas de casa se tornam mais práticas e temos mais conforto em nossos momentos de descanso e lazer. 

O principal e maior benefício do uso de assistentes virtuais no ambiente doméstico é a comodidade. Desde ligar a TV e colocar no canal que você deseja até marcar um compromisso ou acessar a agenda, responder e-mails e até mesmo fazer compras se torna possível apenas por comando de voz com os assistentes. 

Outro grande benefício é a economia de energia. O uso de assistentes de voz em eletrônicos e eletrodomésticos, como TVs, ares-condicionados, tomadas e lâmpadas, micro-ondas e outros ajuda na economia de energia. É possível ligar e desligar, controlar intensidade e programar os aparelhos para gerar uma economia satisfatória na conta de luz. 

Quais aparelhos podem ser controlados por voz em uma casa inteligente? 

Além de entender que os assistentes de voz estão fazendo uma revolução no ambiente doméstico, é importante conhecer as formas de uso desses dispositivos para a sua casa. Então, pensando nisso, fizemos uma lista com cinco dispositivos smart que podem ser controlados por comando de voz. Confira abaixo:

Ar-condicionado 

Sim, o verão está chegando e é a hora de usar muito o ar-condicionado, certo? Mas os aparelhos podem pesar bastante o consumo de energia. Nesse sentido, o comando de voz pode ajudar a controlar o aparelho e a economizar. Ele permite ligar, desligar, programar e controlar a temperatura do ar-condicionado com muito mais facilidade. 

Lâmpadas e tomadas 

Esses são aparelhos muito simples e que, com o comando de voz, trazem muito mais conforto para o ambiente. É possível programar lâmpadas e tomadas, além de controlar a intensidade e a voltagem de acordo com os aparelhos. Sabendo utilizar o comando de voz, é possível preparar ambientes e ter mais conforto apenas dando alguns comandos de voz. 

Robô aspirador 

O robô aspirador virou o queridinho de muitos brasileiros. Nada melhor do que programar um aparelho para tirar a poeira da casa para você. Além de serem programados, os robôs têm conectividade e aceitam comandos de voz. Isso é essencial para você limpar a sua casa deitado na cama ou no sofá e deixar que o robô faça o seu trabalho. 

Smart TVs 

O seu lazer também pode ser facilitado pelo comando de voz. Com as smart TVs conectadas ao assistente de voz, você consegue trocar de canal na TV ou acessar um filme/série nos streamings com alguns comandos. Isso torna o dia a dia muito mais prático e permite curtir o seu momento de descanso com muito mais conforto. 

Os assistentes de voz podem ser controlados pelo smartphone ou em dispositivos próprios. Ambos possuem diversas opções de conectividade e integração com eletrônicos e eletrodomésticos. Usar os assistentes no dia a dia traz muito mais praticidade e comodidade para a rotina do nosso lar. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Farmácias Raia e Drogasil começam a vacinar contra a gripe nesta sexta-feira (1º)

Quem quiser tomar a vacina contra a gripe já pode fazer o agendamento...

Quer abrir uma franquia do seu restaurante? Automação é essencial para esse próximo passo

Quando uma empresa do setor de gastronomia está obtendo sucesso e gerando...

Multinacional lança portal gratuito com informações exclusivas para o produtor

A multinacional portuguesa Ascenza em sua busca contínua por uma comunicação eficaz...

Privacy

Privacy by Design: guardando projetos contra riscos

O mundo digital sempre apresentou uma variedade bastante grande de elementos importantes...