segunda-feira , 29 abril 2024
Ínicio Noticias A revolução dos carros autônomos: o que podemos esperar do futuro da mobilidade?
NoticiasTecnologia

A revolução dos carros autônomos: o que podemos esperar do futuro da mobilidade?

586

O ser humano sempre teve o costume de imaginar como seria o futuro e o que esperar com a chegada de novas tecnologias, para aqueles mais saudosistas, é comum se lembrar por exemplo do desenho de 1962  “Os Jetsons” onde uma família vivia no futuro e podíamos ver carros voadores e as pessoas se movendo quase que em naves espaciais, ou quem não lembra da saga de filmes que começou em 1985 “De volta para o futuro” que também tínhamos carros voadores e uma tecnologia diferenciada em termos de mobilidade. 

Muitas dessas previsões feitas em filmes do século passado culminaram na atualidade, e por mais que não tenhamos nenhum carro voador em circulação (pelo menos por enquanto), podemos afirmar que a tecnologia evoluiu tanto que estamos passando pela revolução dos carros autônomos.

Os carros autônomos ainda estão se popularizando aos poucos, mas a ideia da tecnologia conseguir comandar um veículo sem a necessidade de ter um motorista é algo cada vez mais presente em termos de mobilidade, o quanto isso otimizaria o nosso tempo? E a nossa rotina? Quais seriam os benefícios de ter um carro autônomo?

Separe a sua fita para acabamento em mdf, fixe bem tudo que falamos porque no texto de hoje, iremos mostrar mais sobre a chamada revolução dos carros autônomos e o que o futuro nos reserva em termos de mobilidade, bora conferir? Então vamos lá!

O que são os carros autônomos?

Os carros autônomos são aqueles veículos que oferecem algumas funções de direção ou de condução sem a necessidade de qualquer interferência humana, podendo até mesmo dependendo do nível de autonomia, desenvolver um veículo que não precise nem de volante ou de pedal e que seja conduzido totalmente de forma automatizada. 

Sendo assim, os carros autônomos são aqueles que têm uma tecnologia suficientemente desenvolvida para serem conduzidos em algum âmbito de forma automática, sem a necessidade de um humano. 

Vale ressaltar que apenas carros autônomos de ponta possuem uma automação mais avançada, porém um veículo que é 100% automatizado ainda não foi criado e deve levar um tempo até que seja implementado dentro do mercado. 

Como funcionam os carros autônomos?

Os carros autônomos são operados de forma extremamente tecnológica tendo principalmente a inteligência artificial como o principal conceito instalado dentro desses veículos, para que eles sejam aprovados e comecem a circular, é preciso que cada automóvel passe por uma longa bateria de testes e que seja capaz de frear, fazer curvas, acelerar, e realizar outras atividades básicas na condução do veículo, tudo de forma segura e conservadora, assim como acontece com o armazenamento de medicação em uma geladeira para vacinas.

Além da I.A, também podemos destacar o uso da geolocalização e da realidade aumentada que também auxiliam no aperfeiçoamento da usabilidade dos carros autônomos. Em suma, podemos separar sua funcionalidade em 6 níveis que variam de 0 até 5. O nível 0 é considerado um veículo totalmente manual, onde o ser humano deve realizar todas as ações para garantir a funcionalidade do carro. 

O primeiro nível e o segundo, direção assistida e automatização parcial, respectivamente, precisam que o motorista mantenha as mãos no volante, conduzindo o veículo e acompanhando a tecnologia, assumindo o controle quando necessário, esses níveis contam com alguns conceitos como a frenagem preventiva e a manutenção do carro na mesma faixa. 

Já o nível três a automatização já começa a ser mais intensificada, com o condutor assumindo apenas quando necessário, enquanto o quatro o carro já é totalmente autônomo porém com algumas restrições de área, enquanto o cinco é o suprassumo do carro autônomo, podendo ser totalmente conduzido em diferentes condições independente de qualquer coisa sem qualquer interferência humana. 

Qual o cenário atual dos carros autônomos no Brasil?

Pelo que vimos acima, parece até um cenário de filme de ficção científica, certo? Mas será que o uso desses veículos é algo tão distante? Bom, atualmente no Brasil temos sim o uso de carros autônomos mais limitados no nível 1 e 2, ou seja, na dependência de ter alguém com a mão por trás do volante. 

Com uma tecnologia consideravelmente baixa e problemas com legislação, infraestrutura e questões éticas, essa tecnologia deve demorar a chegar até o nosso país, já em outras partes do mundo como EUA, Europa e Ásia, podemos observar alguns veículos que chegam até o nível 3 e 4, porém ainda não temos nenhum veículo em circulação 100% autônomo. 

O único exemplo que vemos são em itinerários fechados, mas nada em venda nem circulação, vale destacar que grandes marcas não só de carros, trabalham nessa tecnologia, como a Google que promete seu Waymo, a Apple com seu Projeto Titan, e a própria Tesla, uma das pioneiras nesse aspecto. 

Quais os prós dessa tecnologia?

Falar sobre carros autônomos não é uma tarefa simples como levantar uma mesa elevatória, sem dúvidas, esse é um conceito que possui diversos benefícios que devem ser destacados e merecem uma certa atenção especial durante o seu desenvolvimento. 

Entre suas principais vantagens, podemos destacar a economia de tempo, já que o motorista não precisa mais se concentrar no trânsito e pode realizar outras tarefas durante a sua viagem, a segurança, já que 90% dos acidentes de carro ocorrem devido a falhas humanas, além de serem também veículos mais sustentáveis já que a grande parte dele são elétricos.

Também vale destacar que possuem menos gastos com manutenção, já que existem menos colisões, excluem também a necessidade da pessoa saber dirigir,a  tecnologia faz com que os veículos conversem entre si criando um trânsito mais saudável e funcional e por fim, ainda colaboram com a integração geral do funcionamento de outros veículos. 

E os contras?

Em contrapartida, é claro que não existem só benefícios, também temos alguns contras vinculados aos carros autônomos como o preço extremamente caro, por se tratar de um produto com muita tecnologia, os gastos para a sua produção são elevados, eles também têm uma adesão complexa devido a burocracia e algumas legislações que não aceitam muito bem a ideia da automatização. 

Os carros autônomos também apresentam certos riscos e vulnerabilidade a ataques hackers, podendo ter seu sistema invadindo e sendo controlados de maneira remota, podendo é claro, gerar prejuízos para o dono do veículo. 

Por fim, sua manutenção ainda é cara e complicada, já que é uma tecnologia nova e bem complexa. 

O que esperar dos carros autônomos no futuro?

Agora que você já entendeu tudo sobre os carros autônomos é hora de começar a visualizar o seu cenário no futuro, como pudemos observar acima, o seu desenvolvimento é cada vez mais constante, os veículos de nível 4 por exemplo, já foram anunciados no ano de 2021, mas o nível 5 ainda está um pouco mais distante de ser alcançado. 

Mesmo assim, o futuro reserva justamente a autonomia, a previsão é de que os carros autônomos se desenvolvam cada vez mais com o passar dos anos e é claro, se aperfeiçoem com o surgimento de novas tecnologias, o 5G, a ampliação da I.A e a IoT por exemplo, devem ter um papel crucial para o futuro dos carros autônomos. 

Sendo assim, é uma questão de tempo para vermos veículos totalmente automatizados sem nenhuma interferência humana atravessando os portões basculantes e começando a sua própria direção, mas ainda tem pontos a serem explorados, como a dificuldade na legislação,a  burocratização e é claro, os custos elevados. 

Portanto, podemos concluir que essa é uma tecnologia que já está entre nós e aos poucos, tende a ganhar ainda mais força, é preciso ter paciência e ficar de olho pois acredite, o futuro é automatizado. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Inteligência Artificial vai melhorar a eficiência das operações no setor Aeroespacial

A Honeywell (Nasdaq: HON) acaba de lançar Honeywell Forge Performance+ for Aerospace,...

Eficiência na automação agrícola ganha destaque na Agrishow

O ano de 2024 começou com certo ar de desconfiança no campo....

A influência do ESG na computação em nuvem

A emergência do foco em ESG (Ambiental, Social e de Governança) na...

Do Cine Pra Max: ‘A Cor Púrpura’ estreia em 26 de abril

O drama musical A COR PÚRPURA, da Warner Bros., estará disponível sem custo...