sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Entretenimento Análise de tendências de consumo de streaming
Entretenimento

Análise de tendências de consumo de streaming

728
Compartilhe

Não é novidade para ninguém o quanto o hábito dos consumidores tem mudado com o passar dos anos, certo? Os usuários estão cada vez mais virtuais e dependentes do mundo digital dentro da sua rotina, seja para fazer uma pesquisa sobre um tubo de cobre para gás ou para comprar um produto em uma loja online, tudo tem mudado bastante, deixando as pessoas mais exigentes, adaptadas a modernidade e com um consumo diferente em relação aos conteúdos. 

Um dos principais impactos que temos na atualidade é justamente os streamings, plataformas como a Netflix, Disney Plus, Amazon Prime Video, HBO Max, Star Plus, e diversas outras, tem ganhado destaque com o passar do tempo e se tornado ferramentas essenciais na rotina das pessoas. 

A cada dia que passa, o consumo vai se adaptando e evoluindo principalmente dentro dos próprios streamings, esse é um formato cada vez mais promissor, que impacta diretamente a indústria do audiovisual e faz com que as pessoas modifiquem suas preferências, seus hábitos pessoais e é claro, de consumo. 

No texto de hoje, vamos fazer uma análise de tendências completa vinculada ao consumo de streaming e o impacto causado dentro da rotina de cada um, como essa ferramenta tem modificado o cotidiano e qual o papel que ela gera no dia a dia das pessoas? Bora conferir? Então vamos lá!

Popularidade dos streamings

Não é novidade para ninguém o quanto os streamings tem se popularizado nos últimos anos, uma das grandes pioneiras da área, a Netflix por exemplo, possui cerca de 220,7 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo só no Brasil, cerca de 19 milhões, muito disso se deve a mudança de hábito do próprio consumidor, que deseja um acesso mais facilitado para assistir o que quiser, onde quiser e quando quiser. 

Diferença dos canais convencionais de comunicação como a própria televisão, os streamings permitem que o usuário faça as suas próprias escolhas e tenha uma autonomia enorme de consumir aquilo que ele deseja desde que esteja disponível dentro do catálogo, isso entra no ponto das mudanças que as próprias pessoas estão passando nos últimos anos. 

Principalmente os jovens tem se tornado cada vez mais independentes e exigentes em suas escolhas, e essa liberdade é o que torna o streaming tão atrativo, é possível consumir o conteúdo no ônibus, em casa, em uma festa, viajando ou em qualquer lugar que desejar, podendo ver uma série longa, curta, de comédia, ação, romance, um filme ou até mesmo algum reality show ou documentários. 

As opções são muitas, e toda essa variedade de recursos permite que essa plataforma se popularize tanto, assim como na realização da instalação de talha elétrica, ter uma variedade faz total diferença em uma tomada de decisão. 

Impacto do streaming em números

Para entender melhor o quanto o streaming tem impactado nosso cotidiano, é preciso fazer um recorte relacionado aos seus números que cá entre nós, é algo surpreendente, de acordo com estudos da Nielsen Brasil, cerca de 42,8% dos entrevistados consomem conteúdos em streaming diariamente, enquanto outros 43,9% acessam a plataforma ao menos uma vez por semana, e apenas 2,5% nunca assistiram nenhuma vez um conteúdo com esse formato. 

Os streamings aparecem em primeiro nos mais assistidos pelo público e suas preferências, com 73,5%, na sequência temos o Youtube com 63,8%, enquanto a TV aberta ficou com 61,5% e a Tv a cabo 54,9%, entre pessoas dos 16 até os 35 anos o número sobe para 77% o que mostra a força dos mais jovens em relação ao consumo dos streamings. 

Nos últimos anos, o consumo dessa plataforma cresceu cerca de 68% em streamings gratuitos e 58% na adesão dos pagos, o Brasil por sinal, é o segundo país no ranking mundial com maior consumo de streaming, 65,26% dos brasileiros são assinantes de pelo menos uma plataforma. 

Entre essas, a Netflix lidera com 52,69%, seguido pelo Disney Plus com 18,73% e o Amazon Prime Video com 9,57%.

Muito mais do que aparenta ser

No meio de tantos números e da sua alta popularidade, os streamings tem se tornado os queridinhos do grande público, mas acredite, no final das contas esse modelo é muito maior do que aparenta ser, para entender o seu real impacto, é preciso fazer uma contabilidade diferente como se estivesse realizando uma medição tridimensional

Os streamings não se limitam a plataformas de séries e filmes que sairam do cinema ou da televisão, nos dias de hoje, esse é um formato consolidado que apresenta um catálogo completo ao seu público, desde lançamentos exclusivos da plataforma, até documentários, reality shows e jogos interativos. 

Além disso, os streamings vão além das plataformas convencionais citadas acima, o formato é replicado por exemplo em canais como a Twitch, um dos canais que mais conta com acessos diários, cerca de 31 milhões de usuários conectados por dia, a “roxinha” é ideal para fazer lives, sejam elas de games ou de qualquer coisa, como a transmissão do futebol na Cazé TV, que saiu das emissoras convencionais e chegou até o canal de lives. 

Sendo assim, o streaming representa mais do que séries e filmes, essa é uma modalidade nova que se baseia na transmissão, seja ela ao vivo ou não, de programas, filmes, lives, séries e praticamente qualquer recurso em vídeo que possa chegar até uma pessoa quando ela quiser. 

Papel central da pandemia e uma nova rotina

No meio de tudo isso, a pandemia teve um papel central na popularização dos streamings, com uma rotina do chamado “fique em casa”, as lives acabaram dominando a vida das pessoas, e é claro que os conteúdos em vídeos foram cada vez mais requisitados. 

No geral, o streaming cresceu cerca de 26% no período da quarentena, e o consumo em vídeo passou a se tornar uma verdadeira febre, muitas pessoas deram o pontapé inicial justamente nesse período e isso acabou chegando para ficar. 

Com a adesão em mãos, é natural se apaixonar pelos universos ficcionais apresentados em Breaking Bad, Stranger Things, Game Of Thrones, The Boys, Loki e outras séries espalhadas pelos streamings, a influência da cultura geek também colaborou para esse desenvolvimento, tanto em plataformas convencionais quanto nas que fazem live. 

A busca por assistir outras pessoas jogando ou acompanhar alguém falando sobre um assunto aleatório como faz o Casimiro, tem crescido muito nos últimos anos, muitos criadores de conteúdo em streamings tem se tornado comum na rotina dos brasileiros, como Cellbit, Nobru, Coringa, Gaules, Jukes, Baiano, Yoda e Skipinho. 

O futuro é cada vez mais dos vídeos

Uma coisa é certa: o futuro é cada vez mais dos vídeos e isso fica cada vez mais evidente quando olhamos o cenário como um todo, o consumo dos streamings tem se tornado algo cada vez mais recorrente na vida das pessoas, principalmente os mais novos mas também os mais velhos. 

A possibilidade de poder acessar um conteúdo quando e onde quiser é uma vantagem única e cada vez mais requisitada na nossa rotina, as pessoas têm abandonado cada vez mais os canais de comunicação convencionais e abraçado o audiovisual de uma forma única, tão forte e segura quanto uma Etiqueta de Segurança

O presente é dos streamings e o futuro se torna ainda mais deles, adaptar- se a essa rotina é quase uma obrigação e abraçar o novo é algo essencial. 

O que achou do texto de hoje? Quais streamings você mais gosta de consumir? Comente para a gente abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Nova temporada de ‘Matches’ estreia em 23 de fevereiro na Warner Channel e na HBO Max

A Warner Channel estreia da nova temporada de ‘MATCHES’, série nacional de...

O futuro dos eventos virtuais: a reinvenção do entretenimento online

Nos últimos anos, houve um notável avanço na tecnologia digital, que tem...

Entretenimento: dicas para quem deseja acompanhar filmes e séries com mais facilidade

O cinéfilo das antigas sabe a dificuldade que era para conseguir acompanhar...