quarta-feira , 1 maio 2024
Ínicio Empreendedorismo Guia MEI: quais ações são necessárias para manter o CNPJ regularizado?
Empreendedorismo

Guia MEI: quais ações são necessárias para manter o CNPJ regularizado?

740

Hoje em dia, qualquer pessoa que trabalhe como autônoma pode abrir um Microempreendedor Individual (MEI) em seu nome e passar a executar suas atividades com o uso de um CNPJ. No entanto, é preciso ter em mente que precisará cumprir demandas pontuais para manter-se regularizado.

Conhecido como um dos principais programas do governo para ampliar o empreendedorismo, o MEI é um enquadramento do Simples Nacional e possui uma administração de forma mais simplificada das demandas burocráticas. Dentre as suas obrigações, estão a emissão da Guia DAS, realizada mensalmente e da Declaração Anual do Simples Nacional, recolhida anualmente. Mas, para se enquadrar no programa, o microempresário deve ter um  faturamento anual que não ultrapasse R$ 81 mil.

Diferente dos outros tipos de empresas, o MEI está isento dos tributos federais, como o imposto de Renda de Pessoa Jurídica, o Cofins, PIS, IPI e o CSLL. Por isso, mensalmente deve pagar a Guia DAS, que tem como função reunir todos os impostos cobrados de um microempreendedor individual (INSS e ICMS/ISS). Já a Declaração Anual do Simples Nacional, é uma  comprovação de faturamento, normalmente prevista para o primeiro semestre do ano.

Contudo, a demanda mais importante é realizada de acordo com a prestação de serviço do microempreendedor. Um MEI é capaz de emitir notas fiscais que, sob demanda, são essenciais para comprovar as entradas e saídas. Por conta disso, é indispensável que o empresário saiba como emiti-las.

Felizmente, existem empresas que otimizam esse processo, como a Sempre Tecnologia. De acordo com Emerson Castro, diretor de Negócios da Sempre, o sistema SempreEmissor é bastante simples e intuitivo. “Ele é desenvolvido em plataforma web, sendo possível emitir a nota de qualquer computador ou pelo aplicativo, com total segurança. Além disso, há o boleto digital integrado para possibilitar o envio de cobranças para o cliente, com controle de boletos em aberto, pagos e em atraso”, explica.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás...

Dívidas milionárias impulsionam a trajetória de uma empreendedora que mudou as regras do jogo

Em uma pequena cidade do interior de Minas Gerais, uma jovem enfrentava...

Rede de franquias aposta em importação direta da China para ampliar catálogo de produtos e impulsionar vendas

Em uma estratégia audaciosa para fortalecer sua presença no mercado e oferecer...