sexta-feira , 3 maio 2024
Ínicio Empreendedorismo App gratuito para MEI permite emissão de Notas Fiscais, Guias do DAS, Cartão CNPJ, entre outros
EmpreendedorismoNoticias

App gratuito para MEI permite emissão de Notas Fiscais, Guias do DAS, Cartão CNPJ, entre outros

828

Quem atua como Microempreendedor Individual (MEI) sabe que não é tarefa fácil controlar todas as obrigações fiscais e burocracias. Pensando em facilitar a vida destas pessoas, a Agilize,  startup especializada em contabilidade online do Brasil, lançou um aplicativo gratuito que resolve esse problema. Disponível para os sistemas Android e IOS, o app Agilize MEI é uma grande guia que permite a emissão de Notas Fiscais, acesso às Guias do DAS e ao Cartão CNPJ, dentre outras funcionalidades.

“Estamos há 10 anos no mercado e identificamos que a possibilidade de errar e ficar irregular com o fisco é um dos maiores medos dos microempreendedores. Vale lembrar que, a partir de abril deste ano, a emissão de notas fiscais para MEI de prestação de serviços será obrigatório. E, no app, ele poderá emitir de graça e sem erros”, explica  Rafael Caribé, CEO da Agilize.

Além da emissão de notas, será possível, por exemplo, consultar todos os benefícios disponíveis aos microempreendedores como o salário maternidade, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio reclusão ou mesmo pensão por morte. “Muitos empreendedores não sabem que têm direito a alguns benefícios. No app, eles vão saber sobre todos e ainda serão redirecionados para o site do governo onde podem solicitar o benefício. São muitas as funcionalidades. Será possível, inclusive, baixar o cartão CNPJ e compartilhar no whatsapp”, conta Caribé.

Pelo app, o microempreendedor também terá acesso à calculadora de limite de faturamento MEI. A ferramenta permite verificar se o faturamento está dentro do previsto em Lei e dá dicas do que fazer quando este limite for ultrapassado.

“O app traz de forma gratuita tudo o que é obrigatório para a rotina dos microempreendedores. Nossa proposta é a de comemorar os nossos 10 anos ajudando ainda mais pessoas a empreender com segurança, agilidade e transparência. O app vai ser um guia para o público geral de MEI. Agora, ninguém poderá culpar a burocracia. Será possível resolver tudo na palma da mão e em poucos cliques”, conclui Caribé.

Sobre os Microempreendedores Individuais (MEI)

Hoje, os microempreendedores individuais são a natureza jurídica que mais cresce no Brasil. Segundo dados do Ministério da Economia, 7 em cada 10 empresas ativas no Brasil são formadas por Microempreendedores Individuais (MEIs). No ano passado, o país  registrou a abertura de 3.838.063 novas empresas, contra o fechamento de 1.695.763 empreendimentos no mesmo período. Segundo o levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC),  em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), quando são analisadas a taxa de abertura de empresas, nota-se retração de 4,8% sobre 2021, mas aumento de 14,1% em comparação com 2020. O ano terminou, portanto, com saldo positivo de 2.142.300 novas empresas abertas durante o período, com 20.191.290 empresas ativas ao fim de 2022.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novas tecnologias de monitoramento ajudam a aumentar segurança nas cidades

A sensação de insegurança no Brasil tem aumentado de forma alarmante, conforme...

A importância estratégica do marketing digital para impulsionar as vendas de PMEs no Dia das Mães

O Dia das Mães, celebrado em diversos países ao redor do mundo,...

Fiagro em alta: capitalização do setor agrícola ganha força em 2023, movimenta mais de R$ 20 bilhões e cresce mais de 100%

Dados divulgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) revelam que os Fundos...

Aumento de 62% no uso de aplicativos bancários móveis intensifica a necessidade de proteção contra fraudes

Dado o extenso número de novas instituições financeiras online, que registou um...