Mais

    App gratuito para MEI permite emissão de Notas Fiscais, Guias do DAS, Cartão CNPJ, entre outros

    Quem atua como Microempreendedor Individual (MEI) sabe que não é tarefa fácil controlar todas as obrigações fiscais e burocracias. Pensando em facilitar a vida destas pessoas, a Agilize,  startup especializada em contabilidade online do Brasil, lançou um aplicativo gratuito que resolve esse problema. Disponível para os sistemas Android e IOS, o app Agilize MEI é uma grande guia que permite a emissão de Notas Fiscais, acesso às Guias do DAS e ao Cartão CNPJ, dentre outras funcionalidades.

    “Estamos há 10 anos no mercado e identificamos que a possibilidade de errar e ficar irregular com o fisco é um dos maiores medos dos microempreendedores. Vale lembrar que, a partir de abril deste ano, a emissão de notas fiscais para MEI de prestação de serviços será obrigatório. E, no app, ele poderá emitir de graça e sem erros”, explica  Rafael Caribé, CEO da Agilize.

    Além da emissão de notas, será possível, por exemplo, consultar todos os benefícios disponíveis aos microempreendedores como o salário maternidade, auxílio doença, aposentadoria por invalidez, auxílio reclusão ou mesmo pensão por morte. “Muitos empreendedores não sabem que têm direito a alguns benefícios. No app, eles vão saber sobre todos e ainda serão redirecionados para o site do governo onde podem solicitar o benefício. São muitas as funcionalidades. Será possível, inclusive, baixar o cartão CNPJ e compartilhar no whatsapp”, conta Caribé.

    Pelo app, o microempreendedor também terá acesso à calculadora de limite de faturamento MEI. A ferramenta permite verificar se o faturamento está dentro do previsto em Lei e dá dicas do que fazer quando este limite for ultrapassado.

    “O app traz de forma gratuita tudo o que é obrigatório para a rotina dos microempreendedores. Nossa proposta é a de comemorar os nossos 10 anos ajudando ainda mais pessoas a empreender com segurança, agilidade e transparência. O app vai ser um guia para o público geral de MEI. Agora, ninguém poderá culpar a burocracia. Será possível resolver tudo na palma da mão e em poucos cliques”, conclui Caribé.

    Sobre os Microempreendedores Individuais (MEI)

    Hoje, os microempreendedores individuais são a natureza jurídica que mais cresce no Brasil. Segundo dados do Ministério da Economia, 7 em cada 10 empresas ativas no Brasil são formadas por Microempreendedores Individuais (MEIs). No ano passado, o país  registrou a abertura de 3.838.063 novas empresas, contra o fechamento de 1.695.763 empreendimentos no mesmo período. Segundo o levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC),  em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), quando são analisadas a taxa de abertura de empresas, nota-se retração de 4,8% sobre 2021, mas aumento de 14,1% em comparação com 2020. O ano terminou, portanto, com saldo positivo de 2.142.300 novas empresas abertas durante o período, com 20.191.290 empresas ativas ao fim de 2022.

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui