terça-feira , 5 março 2024
Ínicio Noticias Avanços em sustentabilidade nas empresas demanda uso da tecnologia como aliada
Noticias

Avanços em sustentabilidade nas empresas demanda uso da tecnologia como aliada

Diante do cenário, empresa curitibana de tecnologia e Instituto Legado estão desenvolvendo programa de apoio a startups socioambiental

128

Um relatório da Microsoft apontou, recentemente, o investimento em Inteligência Artificial (IA) como um aliado no desenvolvimento de soluções sustentáveis necessárias: para os negócios e para o planeta. A importância de pensar em tais medidas é visível. Em 2023, presenciamos a maior estiagem da história do Amazonas, além do inverno mais quente do Brasil em mais de 60 anos.

Com o propósito de incentivar startups que fortalecem ações de ESG (Governança Ambiental, Social e Governança, em português), a empresa de tecnologia Bindflow, começou a desenvolver um protocolo de ESG em parceria com o Instituto Legado.

Leo Tostes, Co founder Impactability e especialista em inovação e ESG, explica que se trata de um programa de startups socioambiental, para apoiar os negócios digitais a fazer diferença, seja em nível social ou ambiental.

“Para nós é importante ter parceria com organizações que tenham a natural linguagem do digital e da inovação para aportar essa experiência e impacto, essa experiência e meio ambiente. Nós trazemos o apoio ao terceiro setor, a organizações que têm esse viés de impacto e juntamos com outras para fazer a diferença”, explica Leo Tostes.

Nas companhias, o ESG corresponde às soluções trabalhadas e desenvolvidas a partir das necessidades do meio ambiente e da forma como a empresa se posiciona sobre. Para o especialista, essa política se faz fundamental para evitar um conflito organizacional, afinal, governança diz respeito à forma como a organização funciona e se posiciona, como são as políticas que têm para lidar com os desafios internos, as regras, como é gerida, e também auditada.

“O uso da tecnologia entra no ESG para verificar os dados, acompanhar os números, gerar alerta para a liderança. Vem também como segundo olhar que vai ajudar a liderança a tomar a decisão correta, e não a mais conveniente. No meio ambiente, por óbvio, contamos ainda com tecnologias de todos os tipos para tornar o combate a questões de poluição, entrada de novos produtos, redução de envios de gases do efeito estufa”, ressalta Leo Tostes.

O programa impulsionado pela Bindflow e Instituto Legado incentiva as empresas a investirem em impacto socioambiental. De acordo com Tostes, isso gera relevância na marca por estar movimentando os funcionários em prol de um propósito maior.

“O edital ainda não abriu, mas existem várias formas de uma organização entrar. Efetivamente, uma vez que ela patrocina, ela nos ajuda a bancar o projeto, mas ela também pode aportar conhecimento, pessoas, abrir portas”, afirma.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

O Papel da Fotografia Corporativa na Estratégia de Marketing Digital

Em um mundo onde a imagem de uma marca pode ser tão...

Constelação Familiar e Saúde Mental: Uma Perspectiva Terapêutica

A saúde mental, fundamental para o bem-estar geral do indivíduo, é influenciada...

4 dicas úteis para poupar dinheiro usando a internet

Em meio a realidade dos altos preços, uma tendência se destaca: a...

Inteligência Artificial Generativa: como o varejo pode aproveitar a tecnologia para gerar inovação

*Por Carlos Siqueira A pandemia global acelerou a adoção digital em várias...