segunda-feira , 26 fevereiro 2024
Ínicio Mercado Como a publicidade pode incluir a enorme diversidade brasileira de pessoas e territórios
MercadoNoticias

Como a publicidade pode incluir a enorme diversidade brasileira de pessoas e territórios

85

Nos últimos anos, a inclusão da diversidade se tornou uma das principais estratégias da publicidade brasileira às marcas que buscam conexão genuína com seus consumidores. No entanto, em um vasto território como o Brasil, que reúne tantas etnias e uma multiplicidade de paisagens e culturas, essa premissa da diversidade vai além de rostos e tipos físicos. Ela traz grandes desafios ao mercado audiovisual, já que é praticamente impossível encontrar retratos fiéis à nacionalidade brasileira e suas regiões em bancos de imagens internacionais.

E foi justamente com o propósito de sanar essa demanda que Jorge Brivilati fundou a Bamboo Stock, a primeira plataforma de banco de vídeos brasileiros. De acordo com o publicitário e CEO da plataforma, levar em conta pontos como a maior incidência de luz de grande parte do território nacional, assim como as paisagens, vegetações, e culturas – incluindo a arquitetura – de cada região, é essencial para que o país seja verdadeiramente representado nas mais variadas campanhas.

“A fotografia dos bancos de imagem do exterior não conversa com a realidade brasileira. A luz aqui é diferente e temos manifestações populares muito além do samba, como a congada e o maracatu, que não encontramos em outro lugar do mundo. O mesmo vale para paisagens, que podem variar de uma típica praia tropical, até o cenário dos Pampas, Cerrado e Amazônia. Apesar de existir muito mais representatividade hoje em dia na publicidade do que antigamente, ainda vimos ela muito limitada nos perfis mais comuns do que se associa diretamente ao país”, explica Brivilati.

Luz tropical

Diferente de outras nações de clima temperado, a luz tropical, do Brasil, é um dos fatores que faz toda a diferença na captação de imagens e vídeos. Segundo o publicitário, essa é uma das grandes dificuldades dos bancos do exterior, que não conseguem refletir fielmente as características brasileiras nos conteúdos disponibilizados.

“A luz e a cor dos cenários nacionais são específicas. Normalmente a paisagem mescla tons de barro mais avermelhados, árvores em tons de verde vibrantes e um azul bem saturado do céu. É impossível retratar um cenário do Nordeste, por exemplo, sem a forte incidência do sol. Essa luminosidade é capaz de demonstrar em essência o clima quente da região”, comenta Brivilati.

Diversas etnias, tipos físicos e paisagens

Ao abrigar diferentes povos e toda a miscigenação que acontece há séculos no país, o brasileiro não tem um perfil único de etnia ou tipo físico. Essa mistura é também outro ponto específico a ser levado em conta pela publicidade nacional, já que os bancos de imagem não atendem com efetividade essa característica.

“Quem já entrou em outros bancos de vídeos e imagens, aqueles com fotos prontas para serem compradas e licenciadas para diversos usos, deve ter reparado que as imagens predominantes são de pessoas brancas em paisagens que pouco se parecem com as que vemos por aqui. Mesmo quando se procura por imagens que tentam se assemelhar ao Brasil, vimos que o retrato das pessoas negras e mesmo as paisagens, não são exatamente iguais às que encontramos no território brasileiro. Elas acabam não nos representando de verdade”, complementa o fundador da Bamboo Stock.

Cultura popular e arquitetura

Outro ponto relevante destacado pelo publicitário tem a ver com a cultura popular e a arquitetura típica de cada região nacional. Desde o samba e outros ritmos tradicionalmente brasileiros até as manifestações populares e celebrativas, como os festivais regionais e algumas comemorações religiosas, possuem suas particularidades e diferenças no país. Assim como os traços arquitetônicos, tão evidentes nos principais pontos turísticos nacionais, raramente estão presentes em outras localidades do mundo.

“Nossa cultura, que já é muito rica, tem ainda por costume abrasileirar até mesmo as tradições de outros países e isso fica muito nítido, por exemplo, quando observamos a culinária do Brasil ou as festas que comemoramos. O mesmo vale para o visual arquitetônico das casinhas barrocas, presentes em tantas cidades do país, que é algo difícil de ser encontrado de maneira fidedigna nos bancos de imagem de fora”, exemplifica Brivilati.

Segundo ele, essa falta de representatividade que levou ele criar a Bamboo Stock,  visando oferecer conteúdos com qualidade cinematográfica, além de dar oportunidade e reconhecimento aos filmmakers, diretores de arte e outros profissionais que investem e vivem da captação de imagens como opção de renda. A plataforma disponibiliza vídeos feitos por brasileiros que incluem as belezas naturais do país; suas diferentes culturas; a diversidade de raças; os principais pontos turísticos; cidades históricas, litorâneas, interioranas e grandes metrópoles.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Brasil bilíngue? Buscas no Google por outros idiomas têm salto de 50% no país

Quando o assunto é o desenvolvimento de novas habilidades, ao que tudo...

Inovação, Inteligência Artificial e mão-de-obra: o que vale mais no canteiro de obras

Por Robson Lucas* O setor da construção encerrou o ano de 2023...

Novas regras do Minha Casa Minha Vida irão beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social

As novidades implementadas recentemente no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) devem...