O mercado de compras por assinatura cresce de forma exponencial no Brasil. Uma pesquisa feita pela Vendi, plataforma de pagamentos online, aponta que metade dos consumidores mantém até dez assinaturas de produtos e serviços, com gastos, em média, de R$ 100 reais mensalmente. Outro dado é que o setor tenha ganhado mais de 2 mil novos clubes de assinatura somente no ano passado, chegando a mais de 6 mil serviços em funcionamento apenas no país, segundo pesquisa da companhia Betalabs.
- Leia também: Mais da metade de profissionais entre 42 e 58 anos já sofreram preconceito no ambiente de trabalho
Essa modalidade também cresceu 65% durante a pandemia. Além do crescimento da compra recorrente, aumentou também a demanda por produtos e serviços personalizados com a comodidade de receber em casa.
A facilidade de pesquisar, comparar preço e qualidade, evitar filas e trânsito e, ainda, receber o produto em casa são praticidades que estão enraizadas na vida dos brasileiros. Para as empresas essa procura incentivou a ampliação do mix de ofertas a fim de garantir que a relação com o consumidor não caia na rotina. O negócio é tão certeiro que atualmente há curadoria de quase tudo aliada à conveniência de receber na porta de casa: livros, bebidas, cosméticos, comidas, artigos de papelaria, petiscos para pets, entre outros. As opções são inúmeras para ninguém ficar de fora das compras.
Delivery de shots, granolas e crackers
A MadeReal, empresa que oferece produtos focados na alimentação saudável que incluem seis sabores de shots super concentrados e prensados a frio, dois tipos de granolas e uma linha de crackers, também possui um clube de assinatura onde o cliente pode escolher o que mais agrada e receber de acordo com a sua necessidade.
“Neste modelo de negócio é preciso estar sempre antenado e monitorando a satisfação do cliente para agregar uma experiência única ao serviço por assinatura. Acredito muito nessa modalidade e temos observado que ela tem crescido entre os consumidores que desejam otimizar a rotina, ao mesmo tempo em que cuidam da saúde”, afirma Anna Baptista, uma das idealizadoras e fundadoras da MadeReal.
Além de comercializar os produtos, a empresa ainda produz de forma artesanal tudo o que é oferecido na modalidade delivery. Atualmente, a MadeReal detém mais de 3 mil consumidores que realizam as suas compras através do site, WhatsApp e do clube de assinatura.