Considerando que hoje a tecnologia está cada vez mais presente nas rotinas estudantis, algumas escolas vêm implantando conceitos, periféricos e algumas atividades que envolvem processos tecnológicos nas salas de aula.
Para auxiliar professores, inspirar atividades ou até incentivar a conexão dos alunos de diferentes idades com soluções e processos digitais, listamos algumas das principais tecnologias que podem ser usadas em sala de aula. Confira a seguir.
G-Suite: a importância do pacote Google
Similar aos softwares da Microsoft, o G-Suite conta com um pack de aplicativos de diferentes funções, que podem ser usados para o desenvolvimento de atividades para o ensino fundamental e médio.
Entre os mais famosos, podemos citar o Google Docs, similar ao Microsoft Word, além do Google Planilhas, que faz as vezes do Excel. O principal diferencial dos softwares é sua possibilidade de funcionar offline (mesmo sendo uma ferramenta virtual) e sua gratuidade, o que o torna mais interessante e acessível.
Com auxílio do G-Suite, professores podem preparar apresentações, receber trabalhos digitais de alunos, criar salas de aula online, entre outras possibilidades.
Gamificação: atenção a este nome!
Extremamente amplo, o conceito de gamificação é uma das mais importantes ações atreladas ao aprendizado atualmente.
Inspirado no conceito de jogos, a gamificação segue o sugerido por seu nome e diz respeito à aplicação de jogos digitais ou de atividades com pequenas competições, estimulando alunos e tornando o aprendizado mais interessante.
Inserção de periféricos tecnológicos
Por último, é importante citarmos os periféricos e aparelhos tecnológicos que podem tornar a escola de ensino fundamental e médio de diversos alunos mais divertida e dinâmica.
Com seu apoio, além de aproximar alunos da tecnologia, professores podem ressignificar seu uso. Oferecendo aos pais uma alternativa para tornar o uso de tecnologia de forma mais proveitosa, e oferecendo aos filhos formatos mais dinâmicos e divertidos de aprendizagem.
A tecnologia é aliada dos estudos!
Expostas nossas dicas, fica evidente que a tecnologia é uma fortíssima aliada do aprendizado, e não só pode como deve ser aplicada nas rotinas educacionais e em todo ambiente escolar.
Caso algumas das plataformas ou sugestões expostas não sejam conhecidas, é válida a busca por dicas de como aplicá-las ou de atividades possíveis usando os recursos citados. O futuro é tecnológico, e a educação pode ser também!