Mais

    Conheça algumas tecnologias podem ser usadas em salas de aula

    Publicidade

    Considerando que hoje a tecnologia está cada vez mais presente nas rotinas estudantis, algumas escolas vêm implantando conceitos, periféricos e algumas atividades que envolvem processos tecnológicos nas salas de aula.

    Para auxiliar professores, inspirar atividades ou até incentivar a conexão dos alunos de diferentes idades com soluções e processos digitais, listamos algumas das principais tecnologias que podem ser usadas em sala de aula. Confira a seguir.

    Publicidade

    G-Suite: a importância do pacote Google
    Similar aos softwares da Microsoft, o G-Suite conta com um pack de aplicativos de diferentes funções, que podem ser usados para o desenvolvimento de atividades para o ensino fundamental e médio.

    Entre os mais famosos, podemos citar o Google Docs, similar ao Microsoft Word, além do Google Planilhas, que faz as vezes do Excel. O principal diferencial dos softwares é sua possibilidade de funcionar offline (mesmo sendo uma ferramenta virtual) e sua gratuidade, o que o torna mais interessante e acessível.

    Com auxílio do G-Suite, professores podem preparar apresentações, receber trabalhos digitais de alunos, criar salas de aula online, entre outras possibilidades.

    Gamificação: atenção a este nome!
    Extremamente amplo, o conceito de gamificação é uma das mais importantes ações atreladas ao aprendizado atualmente.

    Publicidade

    Inspirado no conceito de jogos, a gamificação segue o sugerido por seu nome e diz respeito à aplicação de jogos digitais ou de atividades com pequenas competições, estimulando alunos e tornando o aprendizado mais interessante.

    Inserção de periféricos tecnológicos

    Por último, é importante citarmos os periféricos e aparelhos tecnológicos que podem tornar a escola de ensino fundamental e médio de diversos alunos mais divertida e dinâmica.

    Com seu apoio, além de aproximar alunos da tecnologia, professores podem ressignificar seu uso. Oferecendo aos pais uma alternativa para tornar o uso de tecnologia de forma mais proveitosa, e oferecendo aos filhos formatos mais dinâmicos e divertidos de aprendizagem.

    A tecnologia é aliada dos estudos!

    Expostas nossas dicas, fica evidente que a tecnologia é uma fortíssima aliada do aprendizado, e não só pode como deve ser aplicada nas rotinas educacionais e em todo ambiente escolar.

    Caso algumas das plataformas ou sugestões expostas não sejam conhecidas, é válida a busca por dicas de como aplicá-las ou de atividades possíveis usando os recursos citados. O futuro é tecnológico, e a educação pode ser também!

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui