segunda-feira , 6 maio 2024
Ínicio Noticias Destaque Conheça os principais tipos de fraudes bancárias e saiba como os bancos podem barrá-las antes que aconteçam
DestaqueNoticias

Conheça os principais tipos de fraudes bancárias e saiba como os bancos podem barrá-las antes que aconteçam

993

De acordo com um levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em 2021 as fraudes bancárias cresceram 165% com relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a instituição, o celular já é o principal responsável por mais da metade das transações bancárias realizadas pelos brasileiros. Em uma situação de furto ou roubo, por exemplo, identificar que a pessoa por trás da tela não é o dono do aparelho pode ser um pouco mais complicado do que se imagina sem o uso de tecnologia antifraude.

É exatamente esse o papel da Nethone, empresa de prevenção de fraudes financeiras fundada na Polônia em 2016 que chegou ao Brasil no final do ano passado com a missão de oferecer aos comerciantes, bancos e fintechs uma poderosa ferramenta de combate a crimes virtuais. Analisando em tempo real milhares de características do dispositivo,da rede e parâmetros de biometria comportamental – sem afetar a navegação do usuário ou criar etapas adicionais de verificação ativa, o sistema da Nethone  impede com sucesso 95.3% das tentativas de roubo de contas, também chamadas de ATO (account takeover).

Além do Account Takeover, que é essa ameaça digital de invasão de contas, outras fraudes que têm ocorrido com frequência em bancos e instituições financeiras estão relacionadas à prática de phishing e aos golpes de PIX. O phishing nada mais é do que mensagens falsas via email ou até mesmo SMS e Whatsapp. Geralmente, o remetente dessas mensagens se passa por bancos, administradoras de cartão de crédito ou outras instituições de pagamentos oferecendo algum crédito ou cobrando algum valor absurdo do cliente. O conteúdo desse golpe sempre tem o objetivo de ser uma isca, que leva o usuário a um site fraudulento ou uma origem de vírus que infecta seu dispositivo e rouba seus dados. A partir daí, a fraude está feita.

Outro tipo de fraude que tem preocupado os bancos são os golpes relacionados ao PIX, meio de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central em novembro de 2020. Justamente por ser tão rápido e fácil, o PIX abre brechas para que milhares de golpes surjam todos os dias e, mesmo tendo um mecanismo de devolução, solicitar ao seu banco um estorno de transferência via PIX não é tão simples quanto parece. Por fim, os outros tipos de fraudes mais convencionais continuam existindo, como é o caso de criação de perfis falsos para solicitação de crédito e até mesmo a força bruta – quando um fraudador tenta milhares de combinações de senhas até conseguir invadir uma conta. Por isso, é muito importante estar atento às soluções que existem no mercado para conseguir detectar movimentações estranhas em contas bancárias.

Além de impedir os golpes citados anteriormente, a Nethone também tem tido sucesso em combate à fraude em aplicativos financeiros e de pagamento, com uma precisão de detecção acima da média de mercado e abordagem proativa, ou seja: os engenheiros da Nethone observam o lançamento de ferramentas de fraudes e fazem engenharia reversa, preparando seu software para impedir ataques ainda não conhecidos, por exemplo, com base em pesquisas constantes na dark web.

“Com tantas possibilidades diferentes de fraudes, é preciso estar preparado para todo o tipo de situação e, principalmente, para não deixar que a fraude ocorra bloqueando e impedindo o acesso dos criminosos no momento da tentativa. Aqui na Nethone, oferecemos ao mercado uma solução que consegue identificar até mesmo as fraudes sintéticas, em que a tecnologia é usada para criar perfis aparentemente reais e altamente detalhados de consumidores”, explica Paulo Moura, VP de Business Development da Nethone no Brasil.

Após um escândalo de fraude, o banco tem muito mais a perder além do dinheiro da pessoa que foi envolvida no episódio. A reputação da marca, por exemplo, é um dos fatores que está em jogo quando a instituição é exposta como vulnerável a golpes fraudulentos. “Que os bancos precisam garantir mais segurança de dados para seus usuários, isso não é novidade. Para se preparar para uma fraude e conseguir identificar e impedir que ela aconteça, é preciso que, primeiro de tudo, o banco conheça seus clientes e tenha uma dimensão de como cada um deles se comporta. E, como você já deve ter imaginado, isso seria impossível sem o uso de tecnologia”, pontua Paulo.

A Nethone desenvolveu uma solução proprietária chamada “Know Your Users (Conheça Seus Usuários), que usa inteligência artificial e machine learning para analisar, em tempo real, mais de 5.500 características de hardware, biométricas e comportamentais dos usuários das plataformas onde são realizadas as transações financeiras. “Nossa plataforma também oferece recomendações para as empresas de empréstimo online na classificação de crédito, indicando quando aceitar, rejeitar e analisar transações, com base em uma longa lista de fatores, o que ajuda a otimizar as decisões comerciais. Dessa forma, os fraudadores e usuários suspeitos são detectados e denunciados antes mesmo de cometerem o crime“, reforça Paulo.

Quando se trata de operações bancárias fraudulentas, o banco é responsável por recuperar o prejuízo causado ao titular da conta. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, essas instituições devem informar ao consumidor assim que identificadas movimentações estranhas em sua conta e, caso esse aviso imediato não aconteça, é configurada como responsabilidade do banco reverter a situação.

“Por se tratar de uma obrigação dos bancos, é preciso que essas situações sejam minimizadas para que cada vez menos os fraudadores tenham sucesso no roubo de dados e valores. Para isso, é preciso que essas instituições estejam atentas às tecnologias que estão disponíveis no mercado e façam delas suas maiores aliadas. O ditado popular ‘é melhor prevenir do que remediar’ cai como uma luva para o combate à fraude e soluções como a Know Your Users são a prova disso”, finaliza Moura.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Confira 5 dicas para utilizar eletroeletrônicos e eletrodomésticos de forma econômica e sustentável

Ter uma casa econômica e sustentável não significa renunciar ao conforto e...

Com movimento de Dia das Mães histórico, Boticário tem crescimento previsto de 82%

O Boticário, a marca de beleza mais amada e lembrada espontaneamente pelos consumidores...

03 dicas valiosas para não cair em golpes deepfake

Os deepfakes invadiram a consciência dos consumidores e das empresas devido à...

Madonna – The Celebration Tour In Rio no Multishow: clientes da Claro tv+ podem assistir a transmissão do show da rainha do pop

Para aqueles que não conseguirão comparecer no show da Madonna, a Claro, líder...