domingo , 5 maio 2024
Ínicio Carreira Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia em 2021
CarreiraTecnologia

Cursos para quem quer entrar na área de tecnologia em 2021

1.4k

Novo ano, novas metas. Uma delas pode ser ampliar o currículo, desenvolvendo ou aperfeiçoando uma habilidade. É uma escolha estratégica, porque pode resultar em um avanço na carreira.

As linguagens de programação permitem esse diferencial. É importante estar atento sobre quais podem agregar mais valor. A profissão exige entender bem como é a própria atuação e quais os instrumentos que podem torná-la ainda mais relevante no mercado. Entender quais linguagens ainda estarão relevantes, com a evolução tecnológica e a demanda por parte dos clientes, é uma tarefa no desenvolvimento da carreira.

Especialistas indicam algumas opções de linguagens de programação que podem ser cursadas. Elas estão se destacando no mercado ou em nichos específicos, como desenvolvimento web, desenvolvimento móvel, blockchain, inteligência artificial e a ciência de dados, por exemplo.

JavaScript

JavaScript é uma linguagem interpretada por navegadores, sendo uma das mais usadas, com aplicação em dispositivos móveis, desenvolvimentos de jogos e web, internet das coisas, realidade virtual, etc.

Pode ser empregada no front-end para sites e no back-end no servidor. É importante entender a sintaxe, os comandos e a integração com outras linguagens. A JavaScript é executada normalmente em um navegador, oferecendo uma interface responsiva para aplicações web, sem a necessidade de compilação de código.

Python

De acordo com o Índice Tiobe de linguagens de programação, Python é a terceira mais popular no mundo, atrás apenas das linguagens C e Java. A sintaxe clara, organizada e a variedade de pacotes e bibliotecas abertas facilitam o aprendizado, o que atrai o interesse de iniciantes.

Por ser uma linguagem interpretada, é relativamente lenta em comparação com outras, o que não a torna ideal para aplicações como sistemas de tempo real.

No entanto, é uma das mais versáteis, sendo usada para desenvolvimento de aplicações em diferentes áreas, como ciência de dados, machine learning e automação em geral. Também pode ser utilizada para desenvolver aplicações web, desktop e para servidores de rede, além da internet das coisas, áreas que estão em expansão, o que a mantém relevante.

Java

Orientadas a objetos, aplicações escritas em Java rodam em qualquer plataforma que tenha alguma implementação de Máquina Virtual Java (JVM) instalada. É a linguagem mais usada em ambiente empresarial, em aplicativos de computação distribuída, e suporta multithreading, para execução de conjuntos de tarefas simultâneos.

A linguagem possui muitas bibliotecas abertas que facilitam a criação de aplicações com bancos de dados, conectividade a redes, manipulação de formatos variados de dados. Pode ser utilizada no desenvolvimento de aplicações desktop, web e mobile para Android e nas áreas de serviços financeiros e aplicações científicas, por ser capaz de criar programas e plataformas funcionais.

É facilmente gerenciável e tem boa segurança. Como desvantagens, o ambiente Java é relativamente pesado e, por ser interpretado, é mais lento que aplicações escritas em linguagens compiladas.

Go

Go é uma das mais novas linguagens e tem apresentado um crescimento relevante. Foi criada pelo Google para desenvolvimento web e de interfaces de programação de aplicativos. Multithreading, tornou-se uma opção para sistemas distribuídos de grande porte ou processamento pesado em paralelo.

A linguagem mistura os aspectos da programação funcional e da orientada a objetos, além de possuir conjunto de ferramentas de desenvolvimento embutidas. Possui aprendizado fácil por ter sintaxe clara e objetiva, é rápida, sendo compilada em código de máquina.

Alguns projetos como os sistemas Kubernetes e o Ethereum Cryptozoic Project já foram desenvolvidos baseados em Go. Diante da aplicabilidade e do bom suporte, tornou-se um diferencial na hora de contratar programadores.

Linguagem R

R é utilizada em um nicho mais específico. É uma linguagem de código aberto para análise de dados estatísticos, empregada na ciência de dados, computação estatística, big data e aprendizado de máquina. Possui variedade de pacotes, bibliotecas e ferramentas, incluindo bibliotecas para visualização gráfica de dados de alto padrão.

Esta linguagem permite a criação de algoritmos complexos e poderosos para aprendizado de máquina. Como desvantagens, o gerenciamento de memória não é tão eficiente e faltam padrões de segurança mais elevados.

C++

As linguagens C e C++ possuem pontos em comuns, mas a C++ tem um paradigma orientado a objetos mais simples, o que a torna uma das linguagens mais eficientes e flexíveis. Por meio dela, é possível criar aplicações de alta performance e confiabilidade.

Costuma ser usada em programação de sistemas, desenvolvimento de jogos, aplicações para web e desktop, inteligência artificial, mecanismos de pesquisa, sistemas de negociação e robótica. Atualmente vem se destacando como a base de sistemas embarcados ou autônomos e aplicações de tempo real. Também é uma das favoritas na área financeira, porque o código principal do Bitcoin é escrito em C++, assim como outros blockchains importantes.

Entre as desvantagens estão a dificuldade de aprendizado, devido à sintaxe complexa, e o sistema de orientação a objetos não tão claro quanto o de outras linguagens.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Novas tecnologias de monitoramento ajudam a aumentar segurança nas cidades

A sensação de insegurança no Brasil tem aumentado de forma alarmante, conforme...

Braço robótico com inteligência artificial ordena e coleta produtos como um humano

Por Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil As inovações tecnológicas e...

Mineiro de 21 anos desenvolve IA capaz de viralizar vídeos sem tráfego pago

Você já imaginou ter a oportunidade de viralizar um vídeo nas redes...

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...